A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua “elite” ainda mais reduzida

Paulo Novais / Lusa

Jogadores do Beira-Mar celebram após eliminarem o Marítimo da terceira eliminatória da Taça de Portugal

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da “elite”.

A terceira eliminatória da Taça de Portugal foi marcada por algumas surpresas e, segundo O Jogo, irá prosseguir com mais equipas do Campeonato de Portugal do que da Primeira Liga.

O maior desastre teve como principal protagonista o Sporting, na passada quinta-feira, com os leões a perderem com o Alverca por duas bolas a zero — jogo que motivou novos protestos dos adeptos de Alvalade contra o plantel e o presidente.

No sábado, foi a vez de o Vitória de Guimarães ser eliminado da competição pelo Sintra Football, num jogo decidido nas grandes penalidades no Estádio Municipal Mário Wilson, em Oeiras, depois do 1-1 ao fim dos 120 minutos.

No mesmo dia, o Feirense fez cair o Tondela, no Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira, numa vitória por 3-0; o Desportivo das Aves foi eliminado pelo Farense, num jogo que terminou por 5-2, no Estádio de São Luís, em Faro; e o Portimonense foi afastado da Taça pela Académica, após a vitória por 2-1 no Estádio Cidade de Coimbra.

Este domingo, o Desportivo de Chaves eliminou o Boavista, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, ao vencer por 2-1 com um golo nos descontos do prolongamento.

O Marítimo, por sua vez, perdeu nas grandes penalidades com o Beira-Mar (5-4), num jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro, depois do empate (2-2) no tempo regulamentar e prolongamento.

Além destas sete surpresas, escreve o mesmo jornal desportivo, a Taça de Portugal deixa também de ter equipas dos Distritais, uma vez que a única formação sobrevivente (Águias do Moradal) foi goleada em casa pelo Vitória de Setúbal por 5-0.

Entre a “elite”, agora mais reduzida, estão onze clubes: o Benfica, que eliminou o Cova da Piedade depois de quatro golos, na última sexta-feira; o FC Porto, que goleou o Coimbrões, este sábado, por cinco bolas a zero; o Sporting de Braga, o Gil Vicente, o Paços de Ferreira, o Moreirense, o Belenenses SAD, o Rio Ave, o Vitória de Setúbal, o Famalicão e o Santa Clara.

Da Segunda Liga restam apenas sete clubes, entre eles o Académico de Viseu, o Feirense, o Farense, o Académica, o Varzim, o Mafra, o Desportivo de Chaves.

No entanto, são as 14 equipas do Campeonato de Portugal que continuam em vantagem: Alverca, Sintra Football, Sporting de Espinho, Sanjoanense, Vizela, Arouca, Pedras Salgadas, Marinhense, Anadia, Loures, Sertanense, Canelas, Beira-Mar e Leixões.

O sorteio da quarta eliminatória da competição, que se disputa a 24 de novembro, realiza-se no próximo dia 28, pelas 14h00.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …