Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

Octavio Passos / Lusa

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu.

Alex Apolinário, aos 10 minutos, e Luan, aos 55, foram os ‘heróis’ do Alverca, ao apontarem os golos que deram uma vitória histórica ao clube ribatejano, que continua sem perder nesta temporada e que não conhece o sabor da derrota, no seu estádio, desde dezembro de 2018.

O treinador ‘leonino’ Silas optou por mexer em sete peças do ‘onze’ sportinguista, em comparação com o último jogo, diante do LASK Linz (vitória por 2-1), na Liga Europa, enquanto o treinador do Alverca, Vasco Matos, trocou dois elementos em relação ao jogo com o Loures (1-1), para o Campeonato de Portugal.

A primeira ocasião de perigo pertenceu à equipa da casa, aos dois minutos, num remate de Erik Mendes por cima da baliza de Luís Maximiano, mas o Sporting ripostou de seguida, num livre direto cobrado por Vietto, que encontrou Luiz Phellype ao primeiro poste, mas a bola saiu ao lado.

Numa jogada efetuada pelo corredor central, o Alverca chegou à vantagem, graças a um remate rasteiro e colocado de Alex Apolinário, de longe, para o canto inferior direito da baliza de Luís Maximiano, que bem se esticou, mas não foi a tempo de impedir o golo.

Depois do golo que abriu a contagem, o Alverca encostou-se à sua área e entregou o controlo do jogo ao Sporting, mas os ‘leões’ estiveram sempre desinspirados na tentativa de ‘furar’ o muro defensivo composto, muitas vezes, por 10 unidades do Alverca.

Aos 31 minutos, Vietto tentou novamente a sua sorte de fora da área, ao desferir um remate forte que obrigou João Victor a uma defesa incompleta, que Ronaldo concluiu ao afastar para longe, mas foi o Alverca quem esteve muito perto de apontar o segundo golo, não fosse a grande defesa de Luís Maximiano, em resposta a um pontapé de bicicleta de Erik Mendes.

Bruno Fernandes foi aposta de Silas na entrada para o segundo tempo, em detrimento de Eduardo Henrique, numa tentativa de dar maior profundidade ao ataque ‘leonino’, mas a formação ‘verde e branca’ nunca foi capaz de impor o seu jogo diante de um adversário muito solidário defensivamente.

A surpresa não tinha ainda terminado, pois o Alverca chegou mesmo à vantagem de dois golos aos 55 minutos, com Luan a aproveitar uma saída em falso de Luís Maximiano e a atirar para a baliza deserta, o que provocou a segunda grande explosão de euforia no estádio.

Silas respondeu rápido ao golo sofrido e esgotou as substituições, colocando em campo Acuña e Bolasie, para os lugares de Jesé e Borja.

Foi de bola parada que o Sporting esteve perto de marcar, aos 65, mas o livre direto de Bruno Fernandes acertou na trave, para desespero dos ‘leões’, que viram o Alverca, minutos depois, dispor de um livre, por Jorge Bernardo, que obrigou Luís Maximiano a uma defesa apertada e vendo a bola, na recarga, a bater na malha lateral.

Os jogadores sportinguistas chegaram aos últimos 20 minutos já desesperados pelo resultado negativo, com um par de ocasiões a falhar o alvo, primeiro por Luiz Phellype, num cabeceamento por cima, aos 72 minutos, e depois por Bolasie, aos 78, num remate que teve o mesmo destino.

A melhor oportunidade em jogo corrido do Sporting surgiu aos 81 minutos, mas João Victor, com uma enorme defesa, negou o golo a Bolasie, antes de Vietto, já na entrada para o tempo de compensação, rematar para mais uma boa intervenção do guarda-redes brasileiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …