Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

Octavio Passos / Lusa

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu.

Alex Apolinário, aos 10 minutos, e Luan, aos 55, foram os ‘heróis’ do Alverca, ao apontarem os golos que deram uma vitória histórica ao clube ribatejano, que continua sem perder nesta temporada e que não conhece o sabor da derrota, no seu estádio, desde dezembro de 2018.

O treinador ‘leonino’ Silas optou por mexer em sete peças do ‘onze’ sportinguista, em comparação com o último jogo, diante do LASK Linz (vitória por 2-1), na Liga Europa, enquanto o treinador do Alverca, Vasco Matos, trocou dois elementos em relação ao jogo com o Loures (1-1), para o Campeonato de Portugal.

A primeira ocasião de perigo pertenceu à equipa da casa, aos dois minutos, num remate de Erik Mendes por cima da baliza de Luís Maximiano, mas o Sporting ripostou de seguida, num livre direto cobrado por Vietto, que encontrou Luiz Phellype ao primeiro poste, mas a bola saiu ao lado.

Numa jogada efetuada pelo corredor central, o Alverca chegou à vantagem, graças a um remate rasteiro e colocado de Alex Apolinário, de longe, para o canto inferior direito da baliza de Luís Maximiano, que bem se esticou, mas não foi a tempo de impedir o golo.

Depois do golo que abriu a contagem, o Alverca encostou-se à sua área e entregou o controlo do jogo ao Sporting, mas os ‘leões’ estiveram sempre desinspirados na tentativa de ‘furar’ o muro defensivo composto, muitas vezes, por 10 unidades do Alverca.

Aos 31 minutos, Vietto tentou novamente a sua sorte de fora da área, ao desferir um remate forte que obrigou João Victor a uma defesa incompleta, que Ronaldo concluiu ao afastar para longe, mas foi o Alverca quem esteve muito perto de apontar o segundo golo, não fosse a grande defesa de Luís Maximiano, em resposta a um pontapé de bicicleta de Erik Mendes.

Bruno Fernandes foi aposta de Silas na entrada para o segundo tempo, em detrimento de Eduardo Henrique, numa tentativa de dar maior profundidade ao ataque ‘leonino’, mas a formação ‘verde e branca’ nunca foi capaz de impor o seu jogo diante de um adversário muito solidário defensivamente.

A surpresa não tinha ainda terminado, pois o Alverca chegou mesmo à vantagem de dois golos aos 55 minutos, com Luan a aproveitar uma saída em falso de Luís Maximiano e a atirar para a baliza deserta, o que provocou a segunda grande explosão de euforia no estádio.

Silas respondeu rápido ao golo sofrido e esgotou as substituições, colocando em campo Acuña e Bolasie, para os lugares de Jesé e Borja.

Foi de bola parada que o Sporting esteve perto de marcar, aos 65, mas o livre direto de Bruno Fernandes acertou na trave, para desespero dos ‘leões’, que viram o Alverca, minutos depois, dispor de um livre, por Jorge Bernardo, que obrigou Luís Maximiano a uma defesa apertada e vendo a bola, na recarga, a bater na malha lateral.

Os jogadores sportinguistas chegaram aos últimos 20 minutos já desesperados pelo resultado negativo, com um par de ocasiões a falhar o alvo, primeiro por Luiz Phellype, num cabeceamento por cima, aos 72 minutos, e depois por Bolasie, aos 78, num remate que teve o mesmo destino.

A melhor oportunidade em jogo corrido do Sporting surgiu aos 81 minutos, mas João Victor, com uma enorme defesa, negou o golo a Bolasie, antes de Vietto, já na entrada para o tempo de compensação, rematar para mais uma boa intervenção do guarda-redes brasileiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …