Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

Octavio Passos / Lusa

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu.

Alex Apolinário, aos 10 minutos, e Luan, aos 55, foram os ‘heróis’ do Alverca, ao apontarem os golos que deram uma vitória histórica ao clube ribatejano, que continua sem perder nesta temporada e que não conhece o sabor da derrota, no seu estádio, desde dezembro de 2018.

O treinador ‘leonino’ Silas optou por mexer em sete peças do ‘onze’ sportinguista, em comparação com o último jogo, diante do LASK Linz (vitória por 2-1), na Liga Europa, enquanto o treinador do Alverca, Vasco Matos, trocou dois elementos em relação ao jogo com o Loures (1-1), para o Campeonato de Portugal.

A primeira ocasião de perigo pertenceu à equipa da casa, aos dois minutos, num remate de Erik Mendes por cima da baliza de Luís Maximiano, mas o Sporting ripostou de seguida, num livre direto cobrado por Vietto, que encontrou Luiz Phellype ao primeiro poste, mas a bola saiu ao lado.

Numa jogada efetuada pelo corredor central, o Alverca chegou à vantagem, graças a um remate rasteiro e colocado de Alex Apolinário, de longe, para o canto inferior direito da baliza de Luís Maximiano, que bem se esticou, mas não foi a tempo de impedir o golo.

Depois do golo que abriu a contagem, o Alverca encostou-se à sua área e entregou o controlo do jogo ao Sporting, mas os ‘leões’ estiveram sempre desinspirados na tentativa de ‘furar’ o muro defensivo composto, muitas vezes, por 10 unidades do Alverca.

Aos 31 minutos, Vietto tentou novamente a sua sorte de fora da área, ao desferir um remate forte que obrigou João Victor a uma defesa incompleta, que Ronaldo concluiu ao afastar para longe, mas foi o Alverca quem esteve muito perto de apontar o segundo golo, não fosse a grande defesa de Luís Maximiano, em resposta a um pontapé de bicicleta de Erik Mendes.

Bruno Fernandes foi aposta de Silas na entrada para o segundo tempo, em detrimento de Eduardo Henrique, numa tentativa de dar maior profundidade ao ataque ‘leonino’, mas a formação ‘verde e branca’ nunca foi capaz de impor o seu jogo diante de um adversário muito solidário defensivamente.

A surpresa não tinha ainda terminado, pois o Alverca chegou mesmo à vantagem de dois golos aos 55 minutos, com Luan a aproveitar uma saída em falso de Luís Maximiano e a atirar para a baliza deserta, o que provocou a segunda grande explosão de euforia no estádio.

Silas respondeu rápido ao golo sofrido e esgotou as substituições, colocando em campo Acuña e Bolasie, para os lugares de Jesé e Borja.

Foi de bola parada que o Sporting esteve perto de marcar, aos 65, mas o livre direto de Bruno Fernandes acertou na trave, para desespero dos ‘leões’, que viram o Alverca, minutos depois, dispor de um livre, por Jorge Bernardo, que obrigou Luís Maximiano a uma defesa apertada e vendo a bola, na recarga, a bater na malha lateral.

Os jogadores sportinguistas chegaram aos últimos 20 minutos já desesperados pelo resultado negativo, com um par de ocasiões a falhar o alvo, primeiro por Luiz Phellype, num cabeceamento por cima, aos 72 minutos, e depois por Bolasie, aos 78, num remate que teve o mesmo destino.

A melhor oportunidade em jogo corrido do Sporting surgiu aos 81 minutos, mas João Victor, com uma enorme defesa, negou o golo a Bolasie, antes de Vietto, já na entrada para o tempo de compensação, rematar para mais uma boa intervenção do guarda-redes brasileiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …