O adeus dos campeões. Alverca provoca hecatombe “leonina” na Taça de Portugal

Tiago Petinga / Lusa

O Sporting deixou-se surpreender pelo Alverca na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos bateram os ‘leões’ por 2-0, num jogo em que Varandas admitiu ter ficado envergonhado.

A caminhada do Sporting na Taça de Portugal não podia ter corrido pior. Detentores do troféu, os ‘leões’ viajaram até Vila Franca de Xira para defrontar o Alverca, segundo classificado da Série D do Campeonato de Portugal. Em teoria, os alverquenses estavam uns furos abaixo da qualidade sportinguista, mas em prática, a realidade foi bem diferente.

O Alverca não estava para brincadeiras e, logo aos dez minutos de jogo, adiantou-se no marcador. Sem aviso prévio, Alex Apolinário armou o pé e desferiu um remate rasteiro, fora da área, que só parou no fundo da baliza. O jovem guarda-redes Luís Maximiano tentou reagir atempadamente, mas a ‘redondinha’ levava fogo.

A resposta do Sporting foi inconsequente, com os comandados de Silas a ameaçar apenas à distância. Ainda antes da primeira parte, o Alverca esteve próximo de fazer o segundo. Por pouco Erik Mendes não fez um golo de levantar o estádio, após o seu remate de pontapé de bicicleta ter sido travado por uma grande intervenção do guarda-redes sportinguista.

As equipas regressaram ao balneário com a diferença mínima no marcador, mas Silas percebeu que precisava de mexer na equipa. Bruno Fernandes rendeu Eduardo Henrique no centro do meio-campo, numa tentativa de que a estrela de Alvalade fizesse uma das suas.

A tentativa de reação dos ‘verdes e brancos’ saiu furada, já que aos 55 minutos de jogo, o Alverca voltou a marcar. Após uma saída desenquadrada de Maximiano, o central Luan Silva aproveitou para atirar para o fundo da baliza. Os ribatejanos fizeram por isso e dilataram a vantagem.

Até ao fim dos 90 minutos, o resultado não voltou a sofrer alterações. O Sporting caiu com estrondo logo na terceira eliminatória da Taça de Portugal, depois de terem vencido a edição anterior.

A vergonha e os insultos

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, disse sentir-se envergonhado com a derrota que ditou a eliminação da equipa da competição. O líder sportinguista tem sido um dos mais visados por parte dos adeptos, recebendo várias críticas pela forma como tem gerido o clube.

“Estamos envergonhados com o que se passou aqui. Não há a mínima desculpa. Estamos envergonhados e este grupo tem de reagir, tem a obrigação de reagir”, disse Varandas, em declarações à imprensa. O presidente do Sporting recusou-se a responder se tinha condições para continuar no cargo.

O treinador sportinguista, Silas, também se mostrou descontente com a eliminação e com a exibição da sua equipa.

A eficácia foi importante, mas não foi só isso. Fizemos 22 remates e nenhum golo, isso não é muito normal. Mas há outra parte que tem a ver com o facto de alguns jogadores não terem estado connosco durante a semana e não terem trabalhado aquilo que queremos trabalhar. A segunda parte foi pior do que a primeira, porque houve alguns posicionamentos que não foram cumpridos”, disse.

“Nós não precisamos de heróis, precisamos de construir uma equipa. Uma equipa demora a construir, mas queremos resolver os problemas como equipa, e não com individualidades. Vamos conseguir implementar isso de certeza absoluta. Vai demorar, mas vamos conseguir”, acrescentou.

Silas reconheceu alguns pontos positivos da partida desta quinta-feira, nomeadamente a forma como saíram a jogar de trás. Contudo, realça que, em geral, a exibição foi insatisfatória e que os adeptos têm razões para estar desapontados.

Os adeptos estão desiludidos e com razão. Temos de aceitar a crítica quando ela é merecida e é merecida. Mas não vamos deixar influenciar-nos. Vamos alterar detalhes mais pequenos do que as pessoas pensam”, explicou.

Dezenas de adeptos esperaram a equipa na chegada a Alvalade, obrigando um forte contingente policial a mantê-los à distância. Ouviram-se vários insultos aos jogadores e, principalmente, apelos à demissão de Frederico Varandas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não existe lugar a desculpas, andaram na primeira parte praticamente a jogar no meio campo adversário, no entanto com um jogo atrapalhado, pouco convicto e com botas de chumbo, a segunda parte não vi porque gosto pouco de ver dar pancada em mortos. Mudem o disco porque este já não serve e parece-me que o salário que recebem exige mais responsabilidade e qualidade.

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …