Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

Fernando Veludo / EPA

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais.

Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação que milita no Campeonato de Portugal, Luís Diáz marcou aos seis, Soares aos oito e Mbemba aos 12, encaminhando o triunfo portista, dilatado, na segunda metade, por Luís Diáz (68) e Fábio Silva (81).

O técnico da equipa da I Liga, Sérgio Conceição, aproveitou a partida para fazer alinhar alguns dos jogadores menos utilizados no plantel, com destaque para a estreia do médio Loum, numa aposta que se revelou suficiente para ‘atropelar’ o Coimbrões logo no arranque do desafio.

A equipa de Vila Nova de Gaia não disfarçou as debilidades defensivas, e algum nervosismo, desde os instantes iniciais, ‘estendendo o tapete’ para Luís Diáz, aos seis minutos, inaugurar o marcador, assistido por Soares.

O tento destabilizou ainda mais o Coimbrões, que, volvidos dois minutos, sofreu o segundo golo, com inversão nos protagonistas: Diáz assistiu, após uma recuperação de bola, e Soares fez o remate final, tendo a entrada de rompante do FC Porto ficado frisada aos 12 minutos, através de Mbemba.

Com um pecúlio alargado, os ‘dragões’ tiraram o ‘pé do acelerador’, permitindo ao adversário ‘respirar’ e organizar-se um pouco mais.

O segundo tempo começou bem mais ‘morno’, embora com o FC Porto novamente mais pressionante, mas sem tanta intensidade, permitindo ao Coimbrões, aos 60, esboçar o seu primeiro remate do desafio, numa jogada individual de Alex Gomes, que o guarda-redes do FC Porto pôs cobro.

Ao atrevimento contrário, os ‘dragões’ responderam de forma letal, com Luís Diáz a assinar o ‘bis’ na partida, aos 68, pelo que, com o jogo controlado, Sérgio Conceição deu oportunidade para que Sérgio Oliveira e Aboubakar ganhassem ritmo de jogo, após ausências prolongadas por lesão.

Os dois regressados ainda viram a equipa alicerçar a goleada, aos 81, com Fábio Silva, na recarga a um primeiro remate de Diogo Leite, a assinar o 5-0 e a tornar-se no mais jovem de sempre a marcar pelo FC Porto, com 17 anos e três meses, superando Ruben Neves, que se estreou a marcar com 17 anos, cinco meses e três dias.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …