/

Teodora Cardoso propõe taxar levantamentos de dinheiro

45

RTP / Flickr

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, propôs esta segunda-feira, nas jornadas parlamentares do PSD, a criação de uma taxa a incidir nos levantamentos de dinheiro de contas onde os cidadãos recebam salários e pensões.

Admitindo que tal imposto “não existe em lado nenhum” e é apenas uma ideia, que está a ser discutida por exemplo em Inglaterra, Teodora Cardoso apresentou a proposta aos parlamentares do PSD no primeiro dia das jornadas parlamentares do partido, a decorrer em Viseu.

À margem da sua intervenção na sessão com os parlamentares, Teodora Cardoso desenvolveu perante os jornalistas a ideia apresentada na sala.

Este imposto consistiria nos rendimentos das pessoas, seja trabalho ou capital, quaisquer rendimentos, serem pagos a uma conta bancária de poupança. Seria sobre os levantamentos dessa conta que indiciaria o imposto, com o pressuposto que só levantaríamos dinheiro dessa conta para gastar”, declarou a presidente do CFP.

O imposto, sublinhou, “seria progressivo sobre o valor da despesa e não sobre o rendimento” e teria como vantagem ser um imposto de incentivo à poupança, “a maneira de financiar o investimento”.

// Lusa

45 Comments

  1. Esta senhora que dava uma enorme poupança ao país se o nosso senhor se lembrasse dela voltou ao delírio coelhoso de inventar mais mil e uma maneira de continuar a esmifrar os que lhe garantem o ainda valioso tacho de mais de 10 mil euros por mês.
    Por acaso os portugueses que sustentam este sistema financeiro é que são muito pouco inteligentes senão faziam como eu tirava todo o dinheiro dos bancos e ou o guardava no “colchão” ou depositava em bancos noutros paises.
    É urgente fazer falir estes bancos de banqueiros corruptos e gatunos!

  2. Ah pois é!! A ladroagem ainda não está contente. Sugiro que não haja reformas acima dos 5000€ nem para pessoas abaixo dos 65 anos (que tenham feito “carreira” na função pública). Quanto às comissões, vamos é deixar de usar o multibanco e exigir sermos pagos em dinheiro ou levantar todo o dinheiro assim que for depositado no banco!!
    Continuem a votar nestes e nos rosas, eles têm feito um excelente trabalho!!

  3. Felizmente que a velha mais dia menos dia quina e já ninguém se lembra de tamanho brilhantismo!!!!
    Não há um que se aproveite! Até mete nojo!

    • Alzheimer? Não, Sr José! Ela lembra-se muito bem do paraíso do Passos Portas… A nostalgia da austeridade desenfrada e cega. A mulher lembra-se, e bem, que as pessoas (para ela) são apenas números e estatísticas – algo que é apanágio dos partidos de direita.

  4. É por causa de ideias iluminadas como as desta senhora que cada vez há menos dinheiro nos bancos, pois ninguém gosta de ser roubado e há que retirar de lá o dinheiro enquanto é tempo. Porque é que esta senhora não se lembra de pedir para reduzir os salários obscenos dos gestores do novo Banco de Fomento, que vão ser pagos por todos nós que temos remunerações miseráveis?

  5. Esta gente senil é perigosa! Retiremos o que temos nos bancos e, já! As reformas e prestações sociais que voltem a ser pagas em vales para descontar no merceeiro. Ao menos a guita fica à nossa guarda e não temos que pagar para que no-la entreguem. Estamos entregues a um bando de gente senil. E, punham antes que seja tarde, porque influencia os “craques da sua equipa”, esta Velha num Lar de Idosos.

  6. Que moral tem esta vetusta economista que tem um tacho público e ainda recebe umas reformas milionárias para incutir nos bancos portugueses esta ideia de nos reduzirem ainda mais os magros salários e reformas miseráveis?

  7. Esta senhora é a cabeça pensante da nova ideologia que se chama empreendedorismo-neoliberal.Segundo o que vi na tv,pelas declarações dela,a senhora preconiza,se seria obrigatório,as empresas pagarem por banco…….mas então onde está a tal liberdade de escolha que toda esta gente apregoava tanta antigamente???Estes senhores já se esqueceram o que antes diziam dos tais totalitários???

  8. Faço meus os comentários anteriores efetuados. Apenas gente com salários e rendimentos abusivos é capaz de apresentar tais ideias. Esta senhora está a dever à reforma. Deveria deixar o lugar para outros.

  9. É este tipo de imbecis que continua a conduzir o país para o desastre e para a
    ruína total. Que tristeza para quem esperava pelo menos um mínimo de decência e respeito destas figuras iluminadamente tenebrosas que arrastam o povo para um incomensurável abismo.

  10. A velha passou-se da cabeça. Com estas e outras o PSD deve levar um pontapé na bunda nas próximas eleições, onde apenas os seus lacaios votarão. NUNCA PENSEI NA MINHA VIDA ASSISTIR A ISTO. PORRRRRRRRRRRRRRRRRA CHEGA! FARTO DE NAZISMO!

  11. Esta velha está senil. Exigia que a entidade patronal me pagasse em dinheiro. Tal medida não tem pés nem cabeça. É preciso haver muitos iluminados como esta senhora do partido, com estas ideias brilhantes, para o PSD desaparecer nas próximas eleições

  12. Esperava algo mais sensato desta senhora, devido à idade e ao facto dos portugueses estarem a ser roubados, de há três anos para cá, por aqueles que tinham obrigação de os proteger. Na ausência de ideias com pés e cabeça destinadas a acabar com o saque a que a nação portuguesa está a ser vítima, esta senhora quer fazer parte de um circo, onde as feras são espectadores e as pessoas são enjauladas quase sem espaço e tempo para respirar pelos domadores que estão a levar grande parte da sociedade portuguesa para o desespero e para a miséria, favorecendo e protegendo aqueles que ao longo de décadas usurparam ilegalmente recursos do País assim como, com as suas ações a nível do poder, minaram a credibilidade do regime ferindo “irrevogavelmente” os alicerces de uma sociedade responsável, justa, evoluída para engrandecer Portugal .

  13. Por mim, estão à vontade. Taxem o que quiserem porque no dia em que o meu banco me cobrar o que quer que seja, pura e simplesmente saco de lá o dinheiro todinho.

    Obrigo a minha entidade empregadora a pagar-me em dinheiro e passo a fazer como faziam os meus pais: pago com trocados. Gasto menos, e não há abusos.

    Força com isso que eu agradeço

    • Essa ideia não é má, mas não muito exequível (pelo menos para a maioria). Para já porque os bancos arranjam sempre forma de nos sacar dinheiro sem nós nos apercebermos e; nem toda a gente se pode dar ao luxo de “obrigar” o patrão a pagar em dinheiro (vivo). Por mim não estão á vontade. mas para já não penso que haja problema. Enquanto tivermos um Governo de esquerda, pouca gente dá atenção ao qu a velhota diz…

  14. Tenho pena que este Meu Lindo País seja governado por pessoas gravemente doentes, alem de doentes Cegos que ainda não viram que não é com impostos atrás de Impostos que se levanta a economia, em quanto essa cambada de doentes não governarem para uma economia social este país não vai a lado nenhum. e a prova esta a vista passaram a divida de 94% para 130%, além de me terem passado o meus descontos para o IRS de 10% para 17,5%, mais a taxa CES total 21% de uma reforma de 1497, 65, ainda passou de 100% de aumento e ainda diz essa senhor mais uma taxa. no dia que isso acontecer dinheiro nenhum meu vai para os bancos.

    • Sr Manuel. Tem a noção que a senhora Teodora não é Governo, pois não? Que não é ela que “faz” os impostos? E ainda bem!

  15. Esta velha caquetica e sem moral apenas comparada com camarao que tem o intestino grosso ligado ao cerebro
    era bom que se fosse ontem Ninguem devia depositar um pennie nos bancos , meu so la esta para pagar as contas mensais felizmente e por honra da “firma” vivo la 3 semanas por ano e quero vbender tudo quanto la tenho ja comecei. Para todos os que emigraram nao mandem nem um chavelho para aqueles parasitas que os empurraram
    de la para fora. Diz o :clawn” o povo esta melhor? por este andar acaba-lhe com o sofrimento nao tarda muito
    FORA FORA FORA COM ESTA ESCUMALHA

  16. Esta senhora está tal e qual como a história da austeridade – velha e caduca. Porque é que não cria um imposto sobre a chuva ou sobre a entrada nas praias? Claro que estou a ser irónico. O discurso desta senhora está gasto e ainda por cima, fala de barriga cheia. Quando é que deixa o cargo ao qual preside? Os portugueses merecem mais respeito.

  17. Grande ideia Dr.ª Teodora!
    Assim pagariam taxa os idiotas que forem por cá tendo alguns trocos, ao invés dos que o mandam milhões para offshores.
    Aliás, os offshores querem lá saber dos trocados, daqueles a quem não lhes chega o dinheiro até ao fim do mês …
    Assim, compras 1 litro de leite 1 kg de batatas? Paga a taxa, idiota e jejua!
    Bem, o PSD deve ter achado a ideia … (brilhante?)
    Esta grande senhora, é mais uma a quem Portugal deve muito…

  18. Tenho uma proposta: Que tal criar um imposto a velhas senis, chamadas Teodora e que fossem presidente do Conselho de Finanças Públicas? Se forem também Cardoso, pagariam uma taxa extra (só por uma questão de coerência… ou será de parvoíce?).

    Nota: Um imposto que seria, no mínimo de 200% sobre o rendimento bruto total, incluindo tooooodas as reformas. Talvez no fim, tivesse direito a uma pensãozinha para poder pagar as “despesas”…

  19. Para levantar o que nos pertence para pagar as despesas correntes, Arrange-se um imposto ainda por cima progressivo, Mas para mandar muita massa para o Panamá é só por e vê-lo ir. Não paga taxa. Grande ideia da Tia Tiadora. É o que este país tem . Aturem-nos ou mandem-nos todos também para o Panamá. Isto não tem solução.

  20. Fala-se no imposto mas não esquecer que os bancos cobram taxas pelos serviços admnistrativos e com o dinheiro que seria poupado (não levantado) a baixos juros o banco gerava mais dinheiro para si próprio… Parece-me que aqui há interesses camuflados contra o povo.

  21. É preciso que apareça alguém capaz de meter esta gente toda na ordem, então assim é fácil dirigir o que quer que seja cria-se impostos e taxas a troto e a direito e quem se doer que se troça, nós precisamos de gente mais inteligente mais sábia para nos dirigir

  22. Até acho uma boa ideia… e até bem alta a taxa! Mas UNICAMENTE para todos os deputados e políticos que enchem .. os bolsos à custa do povo!! Isso sim seria solidariedade !!

  23. Como se todo o dinheiro já não fosse taxado.
    Quando levanto dinheiro na Cx Multibanco é para as despesas do dia a dia em que todas as compras são taxadas com o IVA.
    Teodora burra e sem ideias prestáveis, valia mais se ficasse calada.

  24. Isto deve servir para calar a boquinha porca que muitos têm a propósito da teoria do “milagre” desta senhora. Andou a dizer que o governo conseguiu baixar o défice á conta de impostos, de cativações, etc, etc, enfim um “milagre”.
    Esta senhora, que vem sempre com profecias da desgraça (quando são governos de esquerda claro), dizendo que importante é cortar na despesa ( concordo ) e ganhar produtividade em vez de se obter receita com mais impostos (como fez Vitor Gaspar e o seu, palavras dele, brutal aumento de impostos), sugere aqui a aplicação duma taxa sobre levantamentos. Que lata! Que falta de vergonha! Que insensatez!
    A que propósito temos de pagar uma taxa para levantar o que é nosso? Já bem basta tudo o que pagamos para essa escumalha oportunista dos Bancos (fotocopia de um cheque 5€, módulo de cheques upa, upa, manutenção de conta, etc, etc, ao que se junta uma ridicula taxa de juro “remuneratória” do dinheiro que lá temos que, se o saldo for inferior a 1000€ perdemos dinheiro), só faltava mais uma taxazinha destas. No anterior governo recordo-me de ler um artigo que dizia que as empresas de cofres estavam a facturar como nunca, pois as pessoas estavam a comprar muitos cofres. Porque seria não é?

  25. Que imbecil que é esta criatura…..devia estar sossegadinha a usufruir da choruda reforma e a viver os últimos anos de vida.
    Como é possível que alguém ouse ter uma ideia destas ……só pode estar à beira da loucura…

  26. Acho que o ideal seria nem ir levantar ao banco! já lá ficava para a salvação nacional! bronca mais bronca eu nunca vi!!!

  27. A proposta é simplesmente idiota MAS perceberam que se destina a SUBSTITUIR a tributação em IRS???
    Não é mais um imposto…

  28. Claro que eu sou contra o pagar seja que taxa fôr para levantar aquilo que é meu. Isso está fora de causa. Mas ninguém critica uma coisa que os bancos fazem. Cobrar uma mensalidade, por ter lá uma conta. Reparem neste pormenor. Se tiverem lá por exemplo, um depósito a prazo de dez ou quinze mil euros. ao fim de um ano, os juros recebidos, não lhe chegam para pagar as mensalidades da conta, uma vez que o Estado, a esse ninguém crítica claro, porque este Governo é “excepcional”, o anterior é que era ladrão, cobra á volta de 30% de imposto nesses juros. Seria bom atentar para que servem os idosos terem andado a poupar para na velhice com os jurinhos melhorarem o seu nível de vida. Enfim. É o País que somos.

  29. Eu por mim proponho que se guarde o pouco dinheiro que vamos tendo, dentro do colchão, ou então quando os valores forem para guardar a prazo, guardem-se em panelas de barro, metidas em paredes de taipa,
    como faziam antigamente.
    Eu quando reconstruí uma casa dos meus avós, encontrei uma panela de barro com moedas de cinco reis, metida numa parede de taipa. Pelos vistos funcionou, sem manutenções de conta e sem taxas…
    Fica a sugestão…
    Temos é que começar a mudar o tipo de construção…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.