Tensão crescente com a China leva EUA a vender propriedades em Hong Kong

Chavelli / Flickr

Shouson Hill

O Governo dos Estados Unidos (EUA) está a vender as instalações onde se encontra o consulado norte-americano em Hong Kong, estimadas em mais de 400 milhões de dólares (cerca de 360 milhões de euros), em meio aos protestos na região autónoma e à crescente tensão com a China.

Segundo noticiou esta segunda-feira a Bloomberg, o complexo está localizado em Shouson Hill, no lado sul de Hong Kong – onde moram algumas das pessoas mais ricos da cidade – e é composto por vários edifícios, espalhados por 8.825 metros quadrados.

De acordo com o South China Morning Post, citado pelo RT, o conjunto habitacional em Shouson Hill está a ser vendido pelo valor de 645 milhões de dólares. Dados do portal HK01 apontam para 1.300 milhões de dólares. O Governo dos EUA comprou a propriedade em 1948.

Esta decisão por parte do Governo norte-americano surge em meio aos protestos que abalam Hong Kong e à crescente tensão entre os EUA e a China sobre a nova legislação de segurança nacional na região autónoma.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse na sexta-feira que os EUA iniciariam o processo para retirar a Hong Kong parte do ‘status’ comercial privilegiado, sem detalhar a rapidez com que quaisquer mudanças entrariam em vigor.

“O Departamento de Operações de Edifícios Ultramarinos do Departamento de Estado revisa regularmente as propriedades do governo dos EUA no exterior como parte do seu programa global de reinvestimento”, disse um representante no domingo. “Como parte desse programa, o Departamento de Estado decidiu vender a propriedade em Shouson Hill”, continuou.

O departamento investirá na melhoria de outros ativos que são propriedade do Governo dos EUA em Hong Kong, incluindo o edifício onde se encontra o Consulado Geral.

Os preços dos imóveis em Hong Kong mais do que quadruplicaram desde 2004, tendo a cidade sido classificada como o mercado imobiliário menos acessível do mundo na última década.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.