Temporal nos Açores destruiu “o bar mais bonito do mundo”

Cella Bar / Facebook

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a ondulação que esta segunda-feira danificou várias estruturas na Madalena e chegou a atingir os 13 metros, situação que “não estava prevista” e que foi “invulgar”.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Vítor Fraga, disse à agência Lusa que “os galgamentos neste porto são generalizados, ao longo de todo o molhe, chegando inclusive à casa de aprestos e à via de acesso ao porto”.

“Estamos a fazer o acompanhamento da situação, nomeadamente no porto da Madalena, onde os danos visíveis são no muro de cortina na cabeça do molhe, com o derrube de três módulos”, afirmou Vítor Fraga.

Uma testemunha ocular disse à Lusa que “a ondulação aumentou, de forma considerável” na Madalena. “Foi uma situação muito repentina, entre as 12:30 e as 13:30 [locais, mais uma hora em Lisboa], com uma frequência rápida de ondas e ondulação muito alta”, adiantou a mesma testemunha.

Nas redes sociais foram partilhadas várias fotos nas quais é possível observar os estragos provocados pelo temporal no Cella Bar, que é considerado por muitos como o bar mais bonito do mundo e foi galardoado pelo portal de arquitectura Archdaily com o Prémio Edifício do Ano 2016.

Em comunicado, o município da Madalena adiantou que o mar invadiu também o “Museu de Cachalotes e Lulas, provocando fortes estragos”, nomeadamente na exposição de lulas de Malcolm Clarke.

“A exposição está inutilizada”, declarou o presidente da câmara, José António Soares.

Esta segunda-feira, o comandante do porto da Horta, na ilha do Faial, determinou o fecho a toda a navegação do porto da Madalena, devido às condições meteorológicas, sobretudo o estado do mar.

“Temos informação da existência de alguns danos na orla costeira da Madalena, pelo que vamos fazer uma ronda pelo local”, adiantou Rafael da Silva, explicando que em causa não está a altura das ondas, mas a energia que transportam, conjugada com a hora da preia-mar, o que acabou por provocar estragos.

Depois desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo as cinco ilhas do grupo central dos Açores – Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa – devido à agitação marítima, que vigora até às 6h00 locais de quarta-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …