Tempo quente vai continuar com temperaturas acima dos 35 graus

O tempo quente vai continuar neste início de semana, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e temperaturas em quase todo o território acima dos 35ºC, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Vamos continuar com tempo quente, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo a apresentar maiores períodos de nebulosidade no barlavento algarvio e no litoral oeste até ao final da manhã. Esta nebulosidade pode persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso”, afirmou à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA.

De acordo com o especialista, durante a tarde, vamos ter aumento temporário de nebulosidade no interior da região norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No que diz respeito ao vento, o meteorologista salientou que vai soprar fraco, sendo moderado de sueste no Algarve até meio da tarde, e moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas da região sul.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima na região sul.

Para terça-feira a previsão mantém-se igual, exceto no que diz respeito à nebulosidade, prevendo-se uma intensificação de nevoeiros”, disse.

Ricardo Tavares adiantou que as temperaturas máximas vão estar hoje e amanhã acima dos 35ºC nas regiões do interior, em especial no Alentejo.

De acordo com o meteorologista, a tendência para o final da semana é para uma pequena descida da máxima.

“Hoje e amanhã vamos ter 14 distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente”, disse.

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão sob ‘Avio Amarelo’ desde as 03:23 de hoje e até às 21:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

No que diz respeito às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 32ºC, no Porto entre 16 e 26, em Braga entre 17 e 35, em Viana do Castelo entre 15 e 24, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 35, em Bragança entre 18 e 38, na Guarda entre 23 e 32, em Coimbra entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 22 e 37, em Santarém entre 17 e 37, em Portalegre entre 21 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 19 e 35, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 25, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 23.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Casa do Cinema Manoel de Oliveira "faz justiça" ao cineasta, ao cinema e ao Porto

O Presidente da República afirmou que a inauguração da Casa do Cinema Manoel de Oliveira "faz justiça" ao "maior e mais reconhecido cineasta" português, ao cinema nacional e à cidade do Porto. "Faz-se enfim justiça com …

Abrantes. Escolas deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

Não há notas: a avaliação passa a ser contínua. Este é o novo modelo de avaliação que o Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou esta segunda-feira. O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, …

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …