Tempestades revelam tesouro da marinha espanhola perdido há mais de 400 anos

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

As fortes tempestades de Inverno dos últimos anos facilitaram a descoberta de artefactos de quase 500 anos de um navio espanhol naufragado na costa da Irlanda.

Canhões do navio mercante La Juliana foram encontrados na região costeira de Streedagh, no condado de Sligo. Pedaços de madeira do navio naufragado começaram a aparecer nas praias em Abril.

Os canhões do navio são de 1588 e estão em óptimo estado. Duas destas armas já foram retiradas do fundo do mar.

Num dos canhões é possível ver uma dedicatória à Santa Matrona, uma santa venerada pelas populações da Catalunha e de Barcelona.

A data na dedicatória é 1570, o ano em que o La Juliana foi construído, o que confirma a identidade do navio, segundo o governo irlandês.

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

Heather Humphreys, ministra das Artes, do Património e do Idioma Irlandês, visitou o local onde está o navio naufragado.

“Descobrimos um tesouro de materiais fascinantes e muito importantes, que têm mais de 425 anos de idade”, disse em declarações divulgadas pela BBC. “Este material é, obviamente, de muita importância histórica e arqueológica”, acrescentou.

Outros dois navios da Armada Espanhola (ou Invencível Armada) naufragaram na mesma época, em Setembro de 1588, devido a tempestades violentas. Mais de mil soldados e marinheiros morreram afogados quando o La Lavia e o Santa Maria de Visión afundaram.

O La Juliana fazia viagens comerciais entre Espanha e Itália, até ser cooptado pelo rei Felipe II para fazer parte de uma frota de 130 navios da então poderosa Marinha de Espanha, com a missão de invadir Inglaterra e derrubar a Rainha Elizabeth I.

O navio pesava 860 toneladas, levava 32 armas, 325 soldados e tinha uma tripulação de 70 pessoas.

O governo da Irlanda já iniciou uma operação para garantir a segurança dos artefactos. A operação para recuperar os objectos deve durar várias semanas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …