Tempestades revelam tesouro da marinha espanhola perdido há mais de 400 anos

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

As fortes tempestades de Inverno dos últimos anos facilitaram a descoberta de artefactos de quase 500 anos de um navio espanhol naufragado na costa da Irlanda.

Canhões do navio mercante La Juliana foram encontrados na região costeira de Streedagh, no condado de Sligo. Pedaços de madeira do navio naufragado começaram a aparecer nas praias em Abril.

Os canhões do navio são de 1588 e estão em óptimo estado. Duas destas armas já foram retiradas do fundo do mar.

Num dos canhões é possível ver uma dedicatória à Santa Matrona, uma santa venerada pelas populações da Catalunha e de Barcelona.

A data na dedicatória é 1570, o ano em que o La Juliana foi construído, o que confirma a identidade do navio, segundo o governo irlandês.

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

Heather Humphreys, ministra das Artes, do Património e do Idioma Irlandês, visitou o local onde está o navio naufragado.

“Descobrimos um tesouro de materiais fascinantes e muito importantes, que têm mais de 425 anos de idade”, disse em declarações divulgadas pela BBC. “Este material é, obviamente, de muita importância histórica e arqueológica”, acrescentou.

Outros dois navios da Armada Espanhola (ou Invencível Armada) naufragaram na mesma época, em Setembro de 1588, devido a tempestades violentas. Mais de mil soldados e marinheiros morreram afogados quando o La Lavia e o Santa Maria de Visión afundaram.

O La Juliana fazia viagens comerciais entre Espanha e Itália, até ser cooptado pelo rei Felipe II para fazer parte de uma frota de 130 navios da então poderosa Marinha de Espanha, com a missão de invadir Inglaterra e derrubar a Rainha Elizabeth I.

O navio pesava 860 toneladas, levava 32 armas, 325 soldados e tinha uma tripulação de 70 pessoas.

O governo da Irlanda já iniciou uma operação para garantir a segurança dos artefactos. A operação para recuperar os objectos deve durar várias semanas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …