Tempestades revelam tesouro da marinha espanhola perdido há mais de 400 anos

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

As fortes tempestades de Inverno dos últimos anos facilitaram a descoberta de artefactos de quase 500 anos de um navio espanhol naufragado na costa da Irlanda.

Canhões do navio mercante La Juliana foram encontrados na região costeira de Streedagh, no condado de Sligo. Pedaços de madeira do navio naufragado começaram a aparecer nas praias em Abril.

Os canhões do navio são de 1588 e estão em óptimo estado. Duas destas armas já foram retiradas do fundo do mar.

Num dos canhões é possível ver uma dedicatória à Santa Matrona, uma santa venerada pelas populações da Catalunha e de Barcelona.

A data na dedicatória é 1570, o ano em que o La Juliana foi construído, o que confirma a identidade do navio, segundo o governo irlandês.

Ministério das Artes, do Património e do Idioma Irlandês

Canhões do navio mercante La Juliana, da Invencível Armada Espanhola, datados de 1588 foram encontrados em Sligo, Irlanda.

Heather Humphreys, ministra das Artes, do Património e do Idioma Irlandês, visitou o local onde está o navio naufragado.

“Descobrimos um tesouro de materiais fascinantes e muito importantes, que têm mais de 425 anos de idade”, disse em declarações divulgadas pela BBC. “Este material é, obviamente, de muita importância histórica e arqueológica”, acrescentou.

Outros dois navios da Armada Espanhola (ou Invencível Armada) naufragaram na mesma época, em Setembro de 1588, devido a tempestades violentas. Mais de mil soldados e marinheiros morreram afogados quando o La Lavia e o Santa Maria de Visión afundaram.

O La Juliana fazia viagens comerciais entre Espanha e Itália, até ser cooptado pelo rei Felipe II para fazer parte de uma frota de 130 navios da então poderosa Marinha de Espanha, com a missão de invadir Inglaterra e derrubar a Rainha Elizabeth I.

O navio pesava 860 toneladas, levava 32 armas, 325 soldados e tinha uma tripulação de 70 pessoas.

O governo da Irlanda já iniciou uma operação para garantir a segurança dos artefactos. A operação para recuperar os objectos deve durar várias semanas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …