/

Tempestade tropical está a caminho de Moçambique

Tiago Petinga / Lusa

Uma tempestade tropical em formação no oceano Índico poderá chegar nos próximos dias ao norte de Moçambique, alertou esta segunda-feira o Instituto de Meteorologia do país.

“Formou-se um sistema de baixas pressões a norte de Madagáscar e as projeções indicam que poderá atravessar o Canal de Moçambique a partir de terça-feira”, lê-se em comunicado, citado pela Rádio Renascença.

A depressão atmosférica poderá chegar à fase de “tempestade tropical severa ao aproximar-se da costa norte de Moçambique, nos próximos dias, afetando a região norte de Cabo Delgado e o sul da Tanzânia”, conclui.

Serviços meteorológicos na Internet preveem a chegada de uma tempestade tropical ao norte de Moçambique na quinta-feira, com ventos fortes e chuva torrencial.

O temporal acontece um mês e meio depois do ciclone Idai. O ciclone, que devastou parte da costa do sudoeste africano a 14 e 15 de março, deixou mais de 900 mortos em Moçambique, no Zimbabué e no Malawi. Só em Moçambique, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), a passagem do ciclone Idai provocou pelo menos 598 mortos e 1.641 feridos.

O ciclone Idai provocou inundações extensas e as águas estagnadas, corpos em decomposição e a falta de higiene nas populações são propícias ao aparecimento de propagação da cólera, além de malária e surtos de diarreia.

A cólera é provocada pela bactéria Vibrio cholerae, transmite-se pelo consumo de água e comida contaminadas, manifesta-se sob a forma de diarreia infecciosa e pode matar em apenas algumas horas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.