Tempestade de neve em Nova Iorque provocou um morto, fechou escolas e cancelou voos

https://www.youtube.com/watch?v=VI5KGQELYPs

Um morto, acidentes de trânsito, escolas fechadas, atrasos nos transportes públicos, voos cancelados e ruas cheias de neve foi hoje o panorama em Nova Iorque e noutras cidades devido ao temporal na costa leste dos Estados Unidos.

A primeira vítima do nevão, segundo a agência espanhola Efe, foi um porteiro identificado como Miguel Ángel González, que enquanto limpava a neve do acesso a um edifício em Nova Iorque escorregou e caiu de costas, morrendo em consequência dos ferimentos.

Os residentes de Nova Iorque passaram de um dia quase de verão, com uns amenos 16 graus centígrados registados na quarta-feira, para amanhecer hoje com as ruas brancas de neve e sob ‘código azul’ que ativa os serviços de emergência das agências públicas.

Todas as escolas, assim como a universidade pública da cidade, cancelaram as aulas e alguns funcionários públicos de serviços não essenciais foram autorizados a ficar em casa.

“Quero apelar a todos os nova-iorquinos para que fiquem em casa se puderem. Não saiam se não tiverem que o fazer. Se tiverem, por favor não usem o automóvel, porque temos que permitir que o Departamento de Higiene possa limpar as ruas”, disse o ‘mayor’ de Nova Iorque, Bill de Blasio.

A estimativa era de que ao longo do dia a tempestade de neve provocasse uma acumulação entre os 25 e 45 centímetros de neve na costa noroeste, com Nova Iorque, Filadélfia e Boston a serem as cidades mais afetadas.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, pediu à população, por seu lado, para redobrar as precauções e evitar viagens desnecessárias enquanto durar o mau tempo.

Alguns condados do estado de Nova Iorque declararam estado de emergência, que proíbe a circulação rodoviária, excetuando os casos realmente necessários.

Na cidade, onde se espera uma acumulação de quase 30 centímetros de neve, foram mobilizados 2.400 trabalhadores do Departamento de Higiene e 1.600 máquinas limpa-neves para desobstruir as ruas, em particular os acessos aos hospitais.

Devido à pouca visibilidade, a polícia foi chamada a dezenas de acidentes de trânsito.

Ainda que a tempestade não tenha conseguido parar “a cidade que nunca dorme”, como é conhecida Nova Iorque, conseguiu, ainda assim, dificultar o acesso a algumas ruas e lugares de interesse turístico, como Times Square, que hoje esteve quase deserta. Foram cancelados mais de 3.800 voos devido à tempestade, afetando 50 milhões de pessoas.

Em Nova Jersey foram encerradas escolas e reportados dezenas de acidentes, um cenário muito semelhante ao vivido em Boston e Filadélfia, onde as aulas foram suspensas e se registaram também grandes acumulações de neve.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …