Tempestade Kai-Tak faz 41 mortos nas Filipinas

Francis R. Malasig / EPA

A tempestade Kai-Tak, que os filipinos denominam de Urduja, provocou 41 mortos e deixou 45 pessoas desaparecidas. O Governo destinou perto de 700 mil euros em assistência aos afetados.

A passagem da tempestade Kai-Tak pelas Filipinas provocou 41 mortos, 45 desaparecidos e afetou mais de um milhão de pessoas no país, de onde se estava esta terça-feira a afastar, de acordo com o mais recente balanço oficial.

A porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres, Romina Marasigan, indicou, em conferência de imprensa, citada pelo canal de televisão GMA, que a maioria das mortes foi registada na província de Biliran (28), seguindo-se Leyte (5) e Masbate (3).

A mesma responsável assinalou que o Governo destinou 41.185,423 milhões de pesos (691.830 euros) em assistência para os afetados. Do total de afetados, 57.691 encontram-se atualmente em abrigos, havendo ainda 47.791 pessoas a serem atendidas pelas autoridades fora desses centros.

Pelo menos duas pontes – metade face ao dia anterior – e 14 troços continuam cortados. O número de pessoas presas em diferentes portos do país, devido ao cancelamento das ligações marítimas, diminuiu para pouco mais de uma centena, dos cerca de 100 mil registados esta segunda-feira.

O Governo prometeu aos habitantes de Biliran, uma das províncias mais atingidas por inundações e deslizamentos de terras, que restabelecerá o fornecimento de energia elétrica antes do Natal.

As estimativas provisórias dão conta de que os danos na rede de infraestruturas causados pela tempestade Kai-Tak ascende a 543 milhões de pesos (9,1 milhões de euros), enquanto as perdas na agricultura são na ordem dos 3.758.043 milhões de pesos (63.135 euros).

As Filipinas são atingidas anualmente por entre 15 e 20 tufões durante a época das chuvas que, geralmente, começa em maio ou junho e termina em novembro ou dezembro.

O tufão Haiyan, um dos mais fortes de que há registo nas Filipinas, fustigou o país em novembro de 2013 com rajadas de até 315 quilómetros por hora e deixou 6.300 mortos, mais de mil desaparecidos e 14 milhões de afetados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …