Temperaturas sobem aos 38 graus. Quatro distritos sob aviso amarelo

Paulo Cunha / Lusa

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA).

O IPMA colocou também sob aviso amarelo o distrito de Faro, mas por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com dois metros até às 9h de sexta-feira. Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 22 e os 35 graus Celsius, em Setúbal entre os 19 e os 38, em Leiria entre os 14 e os 35 e em Braga entre os 15 e os 34.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.  O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu limpo e subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental a norte de Sines durante a tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Lisboa) e as máximas entre os 27 (na Guarda) e os 38 (em Setúbal).

Risco de exposição à radiação UV

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam também um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todos os distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, com exceção do Faial (grupo central) e Flores (grupo ocidental) que estão com níveis elevados, apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o instituto recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.