As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados.

O país, onde as temperaturas podem chegar aos 46°C no verão, está a instalar aparelhos de ar condicionado nos estádios de futebol para o Campeonato do Mundo de novembro, informou esta sexta-feira o Independent. O receio de que o número de torcedores visitantes pudesse diminuir, levou à decisão de adiar o campeonato por cinco meses.

Frigoríficos gigantes foram também instalados ao longo dos passeios e em lojas de rua. Contudo, a utilização desses equipamentos faz parte de um círculo vicioso e acelerado, visto que a eletricidade que os alimenta provém de combustíveis fósseis, emitindo ainda mais dióxido de carbono para a atmosfera e agravando a emergência climática.

O Qatar, o país com maior emissão de gases de efeito estufa per capita, segundo o Banco Mundial – emite quase três vezes mais que os Estados Unidos e quase seis vezes mais que a China -, utiliza cerca de 60% de sua eletricidade na refrigeração.

Na China ou na Índia, por exemplo, os equipamentos de ar condicionado são responsável por menos de 10% do uso de eletricidade.

De acordo com a Conferência Distrital de Aquecimento e Resfriamento, a capacidade total de refrigeração do país – e as emissões – deverão duplicar até 2030, tendo em consideração os níveis de 2016.

“Se desligarmos os aparelhos de ar condicionado, será insuportável. Não funcionamos de forma efetiva”, disse ao Washington Post o fundador da Organização do Golfo para Pesquisa e Desenvolvimento, Yousef al-Horr.

Nas áreas urbanas em rápido crescimento no Oriente Médio, algumas cidades previstas podem se tornar inabitáveis, disse diretor sénior de pesquisa do Instituto de Pesquisa em Meio Ambiente e Energia do Catar, Mohammed Ayoub. “Estamos a falar de um aumento de 4 a 6 graus Celsius numa área que já tem altas temperaturas”, explicou.

O perigo é grande por causa da humidade. Quando esta é muito alta, a evaporação da pele abranda ou pára. Se estiver quente e húmido, e a humidade relativa perto dos 100%, é possível “morrer pelo calor produzido pelo próprio corpo”, indicou Jos Lelieveld, do Instituto Max Planck de Química, na Alemanha.

As temperaturas do Qatar já subiram mais de 2ºC, ultrapassando o objetivo internacional para limitar um desastre. Segundo os especialistas, isso acontece devido à natureza desigual das mudanças climáticas e ao aumento da construção, que afeta o clima em Doha, a capital. O ideal seria que a temperatura não aumentasse mais que 1,5 graus.

No verão, as temperaturas durante a noite raramente ficam abaixo dos 32°C. Numa onda de calor, em julho de 2010, as temperaturas atingiram a máxima histórica de 50,4°C.

No mercado Souq Waqif, nas lojas, nos restaurantes e nos pequenos hotéis, aparelhos de ar condicionado refrescam aos clientes. Mas o problema está no exterior. Uma reportagem de uma televisão alemã apontou para centenas de mortes de trabalhadores estrangeiros no Qatar nos últimos anos, levando a que tenham sido estabelecidos novos limites para o trabalho ao ar livre.

O governo disse que o Campeonato do Mundo de Futebol será neutro no que toca à emissão de carbono, tendo recentemente divulgado um projeto para plantar um milhão de árvores, ideia essa que pelo menos um especialista condenou como “irrealista”.

No novo estádio ao ar livre de Al Janoub, grades construídas sob os 40 mil assentos expelem o ar fresco. Como o ar frio desce, este chega até ao campo.

No mês passado, quando Doha sediou o Campeonato do Mundo de Atletismo, a maratona feminina foi alterada para a meia-noite e esponjas embebidas em água gelada eram entregues às atletas. Os socorristas superaram os participantes em número, mas mesmo assim alguns concorrentes tiveram que ser retirados em cadeiras de rodas.

“O Qatar é uma das áreas de aquecimento mais rápido do mundo, pelo menos fora do Ártico. As mudanças que lá ocorrem podem nos ajudar a ter uma noção do que o resto do mundo pode esperar se não tomarmos medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, afirmou o especialista em dados climáticos Zeke Hausfather.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O limite de 2 graus são relativos à média global… Ver as emissões de dióxido de carbono per capita pode ser enganoso. Os países que mais emitem no global é a China e a Índia. Porém, como a população é enorme (mais de mil milhões) o resultado acaba por ser baixo per capita.
    Ar condicionado na rua é inútil. Não por ser ao ar livre mas pela forma como funciona. O ar-condicionado comum baseia-se em gás comprimido. Ao descomprimir, o gás absorve energia térmica arrefecendo outro líquido que serve para esfriar o ar a circular. Mas para comprimir o ar é necessário energia, muita energia. E esta energia é gasta ao comprimir o ar e é libertado essa energia sob forma de calor. Logo, os ar condicionados todos têm a componente de compressão fora da casa…

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …