“Só me dá vontade de rir”: Temido reage a comentário de Cavaco

19

Paulo Novais / LUSA

Marta Temido em comício do PS em Aveiro

Cavaco Silva disse que Luís Montenegro tem uma dimensão ética igual ou superior aos outros líderes partidários. Pedro Nuno fala sobre o “maior problema” de Montenegro.

O secretário-geral do PS disse nesta sexta-feira, em Aveiro, que o primeiro-ministro demissionário Luís Montenegro esgotou o seu projeto para o país, depois de ter esgotado a credibilidade.

“Depois de distribuído o excedente herdado dos governos do PS não resta nada deste governo. Nós não sabemos qual é o projeto para o país. Não há estratégia, não há uma visão para Portugal”, disse, Pedro Nuno Santos.

O líder dos socialistas falava em Aveiro, distrito por onde é cabeça de lista, num comício de pré-arranque da campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, que só começa oficialmente no domingo.

Perante uma plateia de cerca de quatro centenas de apoiantes, Pedro Nuno Santos começou por lembrar que o país vai a votos no dia 18 de maio porque o primeiro-ministro, quando se sentiu apertado, decidiu atirar o país para eleições.

“Quando o país, os partidos políticos, a comunicação social, aquilo que exigiam eram esclarecimentos, Luís Montenegro preferiu chantagear o Parlamento e preferiu eleições antecipadas a dar os esclarecimentos que são devidos e que são devidamente exigidos pelo povo português”, afirmou.

Pedro Nuno acusou ainda o primeiro-ministro de ter feito tudo o que estava ao seu alcance para não dar toda a informação que a Entidade para a Transparência exigiu, entregando “tarde o suficiente” para tentar, dessa forma, garantir que a lista de clientes da Spinumviva só era conhecida já depois das eleições terem acontecido.

“Aquilo que Luís Montenegro fez foi sempre tentar ocultar, enganar, fugir e só foge quem teme (…) O maior problema de Luís Montenegro não é ser primeiro-ministro. O maior problema é, perante tudo aquilo que nós sabemos, tudo aquilo que continuamos a saber todas as semanas, ser ainda candidato a primeiro-ministro”, observou.

O líder do PS acusou ainda a AD de ter uma agenda escondida na Segurança Social para privatizar “parte das nossas pensões”, garantindo que o PS não irá permitir que “ninguém meta as mãos nas pensões dos portugueses”, e defendeu um pacto nacional para valorizar quem trabalha nas creches e nos lares.

“Um país decente é um país que cuida de quem cuida. E é por isso que nós queremos um grande consenso nacional, um pacto nacional, para nós todos assumirmos que temos de valorizar, remunerar, quem se dedica a cuidar das crianças, quem se dedica a cuidar das pessoas com deficiência, quem se dedica a cuidar dos mais velhos”, disse.

Temido ri-se de Cavaco

Na mesma ocasião, a eurodeputada socialista e ex-ministra da saúde Marta Temido, que estava sentada na primeira fila, também discursou, realçando que estas eleições legislativas “são talvez das mais importantes nos últimos anos”.

“Hoje mais do que nunca, precisamos de lideranças que sejam corajosas, que não se escondam ao primeiro apagar de luzes (…) precisamos de gente frontal, de lideranças transparentes, de lideranças inteiramente dedicadas ao serviço publico e não preocupadas com qualquer outro negócio”, disse Marta Temido.

A eurodeputada comentou ainda as declarações do ex-presidente da República Cavaco Silva que disse que Luís Montenegro tem uma dimensão ética igual ou superior aos outros líderes partidários.

“A mim só me dá vontade de rir”, referiu, perante os apupos da plateia.

// Lusa

19 Comments

    • Sim. Tomara muitos, mais jovens, nomeadamente da área da Esquerda, com o peso positivo de Cavaco.
      Esqueceu-se de falar dos pesos-pesadoa do BE. De tão pesados serem, estão a levar o BE ao fundo. Juntamente com a Mariana e a mana, sem esquecer o Fabien. Força nisso.

      2
      2
    • Os delírios deste “O Tolo! já ultrapassaram o limiar do ridículo. É um arremedo de si mesmo, uma caricatura que revela apenas a sua miséria intelectual.

  1. Estes sujeitinhos e sujeitinhas do PS não têm vergonha na cara. Apontam que LM não tem projecto para o país, depois de 8 anos de governo, incluindo maioria absoluta, e o desastre é o que se vê, em toda a linha, em todas as áreas.

    6
    2
    • Não sabes quem é? Tens estado no estrangeiro? Cavaco é só o melhor primeiro ministro em 50 anos de democracia. Se pretenderes eu falo-te da sua obra imensa que transformou Portugal.

      6
      4
      • Eu tenho estado sempre em Portugal, mas não estou a ver essa tal obra imensa!
        Pode me explicar qual foi essa obra?
        Será que foi a destruição das pescas?
        Será que foi a destruição da agricultura?
        Ou será que foi a distribuição de fundos para comprar jeeps, casas de férias no Algarve, etc. Quero dizer para desenvolver a agricultura e outras industrias?
        Se calhar não estive em Portugal!…

        5
        5
        • Principais obras e legados infraestruturais dos governos de Aníbal Cavaco Silva (1985–1995), que marcaram a modernização de Portugal:

          1. Rede de Autoestradas
          Conclusão da A1 (Lisboa-Porto) e início da A2 (Lisboa-Algarve).

          Expansão da rede viária nacional, conectando regiões e impulsionando a economia.

          2. Ponte Vasco da Gama
          Planeamento e lançamento durante seu governo.

          Objetivo: Aliviar o tráfego da Ponte 25 de Abril e melhorar a ligação Lisboa-Sul.

          3. Modernização Ferroviária
          Reabilitação da Linha do Norte e aquisição de material circulante moderno.

          Preparação para projetos de alta velocidade.

          4. Infraestruturas Económicas
          Criação de parques industriais e modernização de portos (ex: Sines).

          Incentivos à indústria e logística para atrair investimento.

          5. Saúde e Educação
          Hospitais novos/renovados: São Teotónio (Viseu), Faro, Santo André (Leiria), Hospital São Sebastião (Santa Maria da Feira).

          Rede de centros de saúde em zonas rurais.

          Expansão da rede escolar básica e secundária.

          6. Água e Saneamento
          Avanço no acesso a água potável e saneamento básico, especialmente fora das cidades.

          7. Telecomunicações e Energia
          Modernização da rede elétrica e das telecomunicações (base para a era digital).

          8. Ponte S.João (Porto)
          9. Expo 98 (Planeamento Inicial)
          Decisão política, escolha do tema (“Oceanos”) e local (Parque das Nações).

          Obras preliminares: Estação do Oriente e infraestruturas viárias.

          Impacto
          As obras de Cavaco Silva, foram pilares do “milagre económico dos anos 90”, modernizando o país e aproximando-o dos padrões da UE. O seu governo focou em:

          Interconexões (autoestradas, pontes, ferrovias).

          Serviços públicos (saúde, educação, saneamento).

          Preparação para o futuro (telecomunicações, energia, Expo 98).

      • O Caveira da Selva é a prova da canalhada que está por detrás do PSD´s-
        O ordinario assinou Decreto a violar directamente os Tratados EUropeus, sem qualquer escrupulos, sem qualquer vergonha.
        PSD´s é um chiqueiro de Porcos, feios e maus.
        Cuidado com eles, são animais selvagens, com uma postura de civilizados, como os ciganos.

        1
        4
      • Por acaso vivo no estrageiro, mas durante as visitas que fazia á minha povoação de origem no Algarve, lembro-me do incentivo perverso para o abate das embarcaçoes de pesca artesanal, sustento da maioria dos pescadores locais. Ah… e também me lembro que incentivou os portugueses a confiarem no BES e a perderem as suas economias enquanto o banco desabava, e quando a poeira dos escombros clareou ainda teve o desplante de afirmar “Para serem mais honesto do que eu têm de nascer duas vezes”. Honestos foram também colaboradores próximos, como Dias Loureiro, Duarte Lima e Arlindo Carvalho enleados em processos-crime relacionados com a Sociedade Lusa de Negócios, onde o sr. presidente e a filha tinha acções que conseguiram valorizar de uma maneira estranha, engendrada por Oliveira Costa (na época secretário de estado dos assuntos fiscais), um amigalhaço de rigem modesta como o sr. presidente, mas tão cafona como ele. Usava exclusivamente peugos brancos e a unha do dedo mindinho comprida, para coçar sabe-se lá o quê, ou siplesmente porque achava fino. Enfim, este sujeito vendeu ao homem “mais honesto aind nascido”, e a sua filha, acções por um preço de amigalhaço, que em seguidas foram vendidos com um presumivel, mas quase certo, lucro especulativo e desonesto. Por coincidencia, este Oliveira e Costa, era vizinho de Cavaco na casa da Coelha em Albufeira sem qualquer registo na conservatória…ou tinha? Mas o sr. presidente não se lembrava onde. Um jornalista do Públicp, tentou na época ter acesso á avaliação desta casa, mas foi, certamente por coincidencia, impedido, tanto pelas Finanças, como pelo Supremo Tribunal Administrativo. Ora bem,, para terminar esta história, que já vai longa, não resisto mencionar outro artista do governo do sr. Silva, foi um tal Duarte Lima, líder parlamentar do PSD, acusado de extorção, roubo e assassinato de Rosalina Ribeiro no Brasil. Tudo isto é oque eu sei (mas há muito mais) mesmo não estando no país. Imagina, querida Ana Campos, o que eu não saberia se estivesse.

        1
        1
  2. Aníbal Cavaco Silva, foi um dos líderes mais marcantes da história política democrática do país. Durante o seu mandato, Portugal experimentou

    um período significativo de crescimento económico, modernização e integração na União Europeia.

    Principais Realizações de Cavaco Silva:
    . Crescimento Económico – A sua governação coincidiu com um período de expansão económica, muitas vezes referido como os “Anos Cavaco”, caracterizado por investimento estrangeiro, desenvolvimento industrial e redução do desemprego.
    . Estabilidade Política – O seu partido, o PSD, obteve maiorias absolutas em 1987 e 1991, algo raro na democracia portuguesa, permitindo reformas estruturais.
    . Integração Europeia – Cavaco Silva desempenhou um papel crucial na consolidação de Portugal na então CEE (Comunidade Económica Europeia), aproveitando fundos comunitários para modernizar infraestruturas.
    . Reformas Liberalizantes – Promoveu políticas de desregulamentação e privatizações, alinhando Portugal com as tendências económicas globais da época.
    Legado:
    Cavaco Silva foi uma figura central na política portuguesa. Muitos consideram-no um dos primeiros-ministros mais eficazes de Portugal, especialmente pela transformação económica do país nos anos 1980-90

    5
    3
  3. Estes políticos do PS não tem vergonha na cara mesmo, começando por esta ex ministra ela em conjunto com os esquerdistas do bloco e pcp, deram cabo do hospital de vila franca de xira , Loures só um pequeno exemplo, esse PNS foi outro falhado como ministro espero que não chegue a 1 se chegar é um desastre total, em 8 anos só empobreceram o pais, e ainda vem com conversa fiada O cabrita foi outro que não descansou enquanto não acabou com o SEF, para se proteger a ele próprio o motorista dele fez o que fez e tudo passou ao lado, esta classe de politico era todos um pessegueiro olh

    4
    1
  4. A campanha eleitoral vai começar, no dia 4. Até agora, só tem sido luta de candidatos a poleiro, comparando-se, escondendo o que realmente pensam, salientando erros dos outros, afirmando-se isentos e incólumes. Mostrando que conhecem as reais necessidades dos portugueses e apresentando propostas de as minimizar, das de saúde e sociais, às educacionais e culturais, somente em termos de crítica e comparação, sem apresentarem planos credíveis e exequíveis a curto prazo.
    Nós, os mudos trabalhadores que não param de alimentar o aparelho estatal, que custeiam a formação de talentos que, por não haver investimento empresarial que lhes garanta um bem remunerado futuro profissional, aqui, vão elevar o potencial científico e económico dos países que, neles, não investiram, estamos a ficar cansados de políticos que muito falam, pouco dizem, nada fazem e têm mordomias que não merecem.
    Deixo uma sugestão para a alteração da Lei Eleitoral: na Assembleia da República, somente cidadãos que tenham mais de 35 anos, mais de 10 anos de experiência profissional, qualquer que ela seja, e representem, efectivamente, todas as regiões do País.

    • Eu diria 45 Anos minimo, e TODOS os que vao para a esfera publica fazerem um Exame Psicologico.
      Se são uns atrasados que procuram Dinheiro e a protecçaõ do Estatuto de FUncionario ou Politico, que vá pra Africa.
      Se é Politico Burro mas é uma raposa esperta escondida numa capara de aparecias, que vá pra o Gulag.

  5. Esta borboletazita não se riu quando morreu aquela muher à porta do hospital e que levou à sua fuga do governo. Deram-lhe o cartão socialista não há muito, o que prova a sua confrangedora falta de pedalada política.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.