Temer autoriza abate de aeronaves “hostis” na tomada de posse de Bolsonaro

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Michel Temer, autorizou o abate de aeronaves que violem a área de segurança do espaço aéreo delimitado durante a posse do novo chefe de Estado, Jair Bolsonaro, em 1 de janeiro.

Segundo decreto, a medida durará 24 horas e só será aplicada como último recurso e se uma aeronave “hostil” violar os regulamentos de defesa aeroespacial.

De acordo com a nota este sábado publicada em Diário Oficial, a norma passa a vigorar em Brasília, a partir das 00:00 locais (02:00 em Lisboa), de 1 de janeiro, e só será eficaz se uma aeronave violar a zona de segurança do espaço aéreo definido, tentar atacar e usar algum tipo de arma contra instalações militares ou civis.

A decisão de derrubar uma suposta aeronave que for considerada suspeita partirá do Comandante da Aeronáutica. O decreto indica que aviões considerados suspeitos devem ser submetidos a “medidas coercivas progressistas”, que envolve uma série de advertências anteriores que, se ignoradas, vão levar a tiros de advertência e um possível abate, se a ameaça se mantiver.

A medida também prevê que essas aeronaves, que demonstram algum tipo de ameaça, que estejam preparando-se “para atacar ou lançar artefactos militares” ou para promover lançamento de “paraquedistas ou tropas sem autorização”, podem ser imediatamente classificadas como hostis e serem derrubadas.

Para a posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil são esperados pelo menos uma dúzia de chefes de Estado e de governo, além de delegações de cerca de 60 países.

Entre os líderes confirmados estão o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e Presidentes latino-americanos como Evo Morales (Bolívia), Ivan Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile), Juan Orlando Hernández (Honduras), Mario Abdo Benitez (Paraguai), Martin Vizcarra (Peru), e Tabare Vazquez (Uruguai).

Estará presente também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o primeiro-ministro do Marrocos, Saadedine Othmani, e o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se não sabiam o que significava desfaçatez, despreparo, corrupção e boçalidade, terão em 2019 a grande chance. Meus pêsames, brasileiros.

  2. Todos sabem que esse político que já fora expulso das forças armadas de Brasil por TERRORISMO é incompetente, covarde e mentiroso. Em 30 anos, apenas estupidez, brutalidade e treta. Agora, tomará de assalto o cofre da nação brasileira, junto com o Paulo Guedes, acusado de roubar centenas de milhões de um fundo de previdência. O mesmo que ele quer impor aos servidores públicos do país. Triste sina, a dos nossos irmãos, brasileiros. Com o Lula da Silva preso político e esses aí a praticarem o crime livremente.

  3. Pois eu acho que Bolsonaro vai por o Brasil em ordem e progresso.
    Nao so o Brasil mas muitos outros paises destruidos pelo socialismo, precisam agora de uma mao de ferro para dar o murro em cima da mesa.
    Brevemente teremos oportunidade de constatar se o povo brasileiro errou ou acertou…!

    • Para um incomptente, louco e apalermado (que anda a parasitar na politica há 30 anos e nunca fez nada de jeito), conseguir fazer alguma coisa positiva pelo Brasil, só mesmo com um milagre!!
      E, se com tantas seitas/religiões nunca nenhum deus quis saber do Brasil, duvido que seja com um tosco como presidente que esse milagre vá acontecer!

    • ò maria não admira não veres nada de jeito deste mundo a gaita que constantemente te atafulha a boca não te deixa discernir convenientemente. sugiro-te que te dediques só à exploração da gaita que é nisso que tú és especialista e vais de certeza um grande futuro ou um grande no futuro como queiras e coze-te.

  4. Nunca foi preciso isso, mas, devido ao próprio discurso de ódio que o eleito pela minoria do povo brasileiro patrocina, ele tem mais é que se cuidar. Tristes trópicos.

  5. Desejo muitas felicidades aos Brasileiros, para a nova vida apos a monstruosa corrupcao em que o Brasil estava atolado, pena que aqui os corruptos continuem a passear impunemente

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …