Dois dias depois do Suécia – Portugal que colocou a selecção nacional a caminho do Brasil, o efeito ‘boomerang’ das acções de marketing da Pepsi ganha força nas redes sociais.
O mais recente achado dos internautas portugueses é um ‘sketch’ do canal brasileiro ‘Porta dos Fundos‘, com Fábio Porchat, no qual o humorista responde à conhecida pergunta ‘Só há Pepsi, pode ser?‘ com um pitoresco “naaah“.
O sketch tem já alguns meses no Brasil, mas ganhou vida nos últimos dias em Portugal, depois da iniciativa da Pepsi sueca, que colocou no seu Facebook imagens controversas de Cristiano Ronaldo, ter despertado reacções negativas entre os adeptos da selecção das quinas.
Mas o sketch de Fábio Porchat é em si uma alusão a uma campanha da Pepsi Brasil, lançada em 2010 com o slogan ‘Pode Ser?‘, que pretendia formar a ideia de que às vezes a escolha única é a melhor.
Na altura, a campanha despertou sentimentos divididos entre os marketeers e publicitários brasileiros. Alguns defendem a campanha, mas a maioria considera-a um acto falhado da marca de refrigerantes, que parece desistir de lutar e contentar-se em consolidar o eterno segundo lugar no mercado das colas.
Além do sketch da Porta dos Fundos, a campanha ‘Pode Ser‘ foi pano para piadas, fotos e “memes” que correram as redes sociais no Brasil.
Do outro lado do Atlântico a piada já esfriou, mas em Portugal o spot parece ter vindo ‘mesmo a calhar’.