Com apenas 18 anos, Linda Caicedo é uma das melhores jogadoras de futebol do Mundo. Já sobreviveu a um cancro e está a brilhar no Mundial feminino.
Linda Caicedo está a ser uma das ‘sensações’ do Mundial feminino de futebol.
Tem apenas 18 anos, mas a colombiana não se inibe quando é chamada a demonstrar o que de melhor sabe fazer dentro das quatro linhas.
“Esta não engana”. Vai ser – ou já é – uma das melhores jogadoras do Mundo.
Nascida em Cali, na Colômbia, onde jogou até aos 17 anos, transferiu-se na época passada para o Real Madrid, onde, em 13 jogos, apontou três golos e fez cinco assistências.
Pela seleção colombiana, a jovem atacante já tem cinco golos – dois deles neste Mundial – em 21 internacionalizações.
O obra de arte de Linda Caicedo, no último domingo, na vitória cafetera frente à Alemanha (1-2), correu o Mundo. Controlou, driblou e meteu a bola na ‘gaveta’.
Mas que golo 🥵
Linda Caicedo a bailar 💃#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #FIFAWWC #ESCONLINE pic.twitter.com/lVYsJ0X5ZZ
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 30, 2023
Na primeira jornada – na sua estreia na competição -, Linda Caicedo já tinha feito o gosto ao pé, e ajudou a Colômbia a vencer a Coreia do Sul (2-0).
18 anos? 🤯⁰
Linda Caicedo não desiludiu e marcou o 2º golo da Colômbia frente à Coreia do Sul. ⁰#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #FIFAWWC #Filipinas #NovaZelândia #ESCONLINE pic.twitter.com/hdbEexx423— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 25, 2023
No jogo desta quinta-feira – na última jornada da fase de grupos -, a Colômbia perdeu diante Marrocos (1-0), mas não perdeu o primeiro lugar do Grupo H e a passagem à fase seguinte da competição, onde irá defrontar a Jamaica, na próxima terça-feira.
A seleção marroquina também passou para os oitavos-de-final, enquanto a favorita do grupo – a Alemanha – disse adeus à competição.
Habituada a grandes golos
Linda Caicedo estreou-se profissionalmente com apenas 14 anos, numa época em que, para além de ter sido campeã nacional pelo América de Cali, foi a melhor marcadora do campeonato colombiano.
Um ano depois, foi-lhe diagnosticado cancro do ovário que lhe permitiu fazer uma das jogadas mais ‘lindas’ – e, provavelmente, a mais importante – da sua vida, ao fintar e vencer a doença.
A craque cafetera não tardou em voltar aos relvados, e em 2021 sagrou-se novamente campeã colombiana, mas aí pelo rival do América – o Deportivo Cali.
Este é o terceiro Mundial em que Linda Caicedo está a participar, no espaço de um ano – depois de ter disputado o de sub17 e sub20, em 2022.
Além disso, também no ano passado, a número 18 da Colômbia jogou a Copa América, e foi a principal protagonista da seleção, que só perdeu diante o Brasil, na final do torneio.