Os telemóveis não estão a conseguir tirar fotografias do “céu apocalíptico” dos Estados Unidos

Na costa oeste dos Estados Unidos, nomeadamente nas regiões de São Francisco e Califórnia, os incêndios que estão a assolar as florestas desde agosto estão a dar aos céus ganharam um sombrio tom alaranjado e avermelhado.

Enormes nuvens de fumo, causadas por dezenas de incêndios florestais descontrolados, transformaram as principais cidades da Califórnia e do Oregon em algo que lembra uma paisagem marciana.

Apesar de ser um fenómeno altamente preocupante e desolador, as pessoas estão a tentar registar o momento. No entanto, a maioria das tentativas está a ser em vão, uma vez que smartphones parecem incapazes de reproduzir o vermelho dos céus.

Muitos internautas usaram as redes sociais para “reclamar” que as suas fotografias saem em tons de cinzento ou amarelo claro em vez dos tons fortes de laranja e vermelho que o céu ganhou nos últimos dias.

De acordo com o Axios, há uma explicação científica para este fenómeno. Todos os smartphones modernos disponíveis atualmente no mercado saem de fábrica já com uma série de tecnologias e algoritmos que aprimoram as suas fotografias e aplicam correções automáticas de cor, levando em consideração o cenário a ser registado.

Como os softwares não foram preparados para lidar com o “céu apocalíptico”, uma vez que a tecnologia espera que p céu seja azul, nublado ou escuro, os algoritmos tentam torná-lo mais normal possível.

Segundo o CNET, para obter uma imagem do céu laranja da Califórnia, a correção de cor deve ser substituída manualmente. Aplicações como o Halide ou o Lightroom da Adobe proporcionarão resultados muito mais precisos imediatamente graças aos seus controlos manuais.

Desligar o equilíbrio de branco automático na aplicação da câmera principal também obterá resultados muito melhores.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que não conseguem captar os tons avermelhados do céu, visto que geralmente os telemóveis estão a fotografar em modo automático e o próprio automatismo corrige o vermelho do céu através do balanço de brancos.

RESPONDER

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …