/

Os telemóveis não estão a conseguir tirar fotografias do “céu apocalíptico” dos Estados Unidos

3

Na costa oeste dos Estados Unidos, nomeadamente nas regiões de São Francisco e Califórnia, os incêndios que estão a assolar as florestas desde agosto estão a dar aos céus ganharam um sombrio tom alaranjado e avermelhado.

Enormes nuvens de fumo, causadas por dezenas de incêndios florestais descontrolados, transformaram as principais cidades da Califórnia e do Oregon em algo que lembra uma paisagem marciana.

Apesar de ser um fenómeno altamente preocupante e desolador, as pessoas estão a tentar registar o momento. No entanto, a maioria das tentativas está a ser em vão, uma vez que smartphones parecem incapazes de reproduzir o vermelho dos céus.

Muitos internautas usaram as redes sociais para “reclamar” que as suas fotografias saem em tons de cinzento ou amarelo claro em vez dos tons fortes de laranja e vermelho que o céu ganhou nos últimos dias.

De acordo com o Axios, há uma explicação científica para este fenómeno. Todos os smartphones modernos disponíveis atualmente no mercado saem de fábrica já com uma série de tecnologias e algoritmos que aprimoram as suas fotografias e aplicam correções automáticas de cor, levando em consideração o cenário a ser registado.

Como os softwares não foram preparados para lidar com o “céu apocalíptico”, uma vez que a tecnologia espera que p céu seja azul, nublado ou escuro, os algoritmos tentam torná-lo mais normal possível.

Segundo o CNET, para obter uma imagem do céu laranja da Califórnia, a correção de cor deve ser substituída manualmente. Aplicações como o Halide ou o Lightroom da Adobe proporcionarão resultados muito mais precisos imediatamente graças aos seus controlos manuais.

Desligar o equilíbrio de branco automático na aplicação da câmera principal também obterá resultados muito melhores.

ZAP //

3 Comments

  1. Obviamente que não conseguem captar os tons avermelhados do céu, visto que geralmente os telemóveis estão a fotografar em modo automático e o próprio automatismo corrige o vermelho do céu através do balanço de brancos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.