/

Colorado pede aos habitantes que criem “salas seguras” com filtragem de ar

Fully Handoko / EPA

As autoridades do estado norte-americano do Colorado estão a pedir aos habitantes que criem “salas seguras” equipadas com sistemas de purificação de ar nas suas casas, relata a imprensa local.

O pedido surge na sequência dos incêndios que têm lavrado naquele território e nas redondezas, enchendo as cidades de fumo e partículas potencialmente perigosas.

Estas salas com sistemas de filtragem do ar devem ser o espaço onde os residentes devem “passar mais tempo”, disse em declarações ao jornal Denver Post o meteorologista estadual para a qualidade do ar, Scott Landes.

Em entrevista ao diário Colorado Springs Gazette, Landes considerou que as condições atmosféricas adversas que o estado têm vivenciado estão relacionadas com as alterações climáticas, alertando ainda que apenas os mais riscos poderão comprar máscaras e sistemas de filtragem do ar eficazes.

“Os fatores socioeconómicos entram, definitivamente, em jogo (…) Muitas vezes, nos locais onde já existia muita poluição causada pelo Homem, encontramos mais pessoas com deficiências na vertente socioeconómica”, disse ainda.

Grande parte do fumo que está a assolar as cidades do Colorado é oriundo dos grandes incêndios da Califórnia, mas há também grandes incêndios no próprio estado a contribuir para a situação, tal como escreve o portal Futurism.

Landes espera que as condições melhorem lentamente nos próximos dias.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.