Ted Cruz não declara apoio e estraga a festa de Trump

John Pemble / iprimages / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz, senador republicano do Texas

O senador norte-americano Ted Cruz, rival de Donald Trump nas primárias do Partido Republicano, felicitou o magnata pela sua nomeação como candidato à Casa Branca, mas sem lhe oferecer um apoio claro e direto.

Na sua intervenção esta quarta-feira perante a Convenção Nacional Republicana de Cleveland, Ohio, Ted Cruz felicitou Donald Trump por ter conseguido a nomeação na terça-feira, mas ao mesmo tempo pediu aos votantes para pensarem no futuro do partido.

“Se amam o vosso país e amam os vossos filhos tanto como eu os amo, levantem-se e falem e votem segundo a vossa consciência”, disse, num longo discurso na terceira noite da convenção.

Votem nos candidatos em que confiam para defender as vossas liberdades e respeitar a Constituição”, acrescentou.

A única referência a Donald Trump foi feita por Ted Cruz logo no início da sua intervenção: “Felicito Donald Trump pela nomeação, ontem à noite”.

A TSF relata que nem as vaias nem os gritos de “endorse Trump” (apoia Trump) alteraram o discurso de Ted Cruz, que chegou a agradecer ironicamente “o entusiasmo” dos delegados mais exaltados, de Nova Iorque, terra de Trump.

Ted Cruz saiu vaiado, enquanto Donald Trump entrava na sala quase no fim da intervenção, motivando vivas.

Esta terça-feira, o milionário Donald Trump foi nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 8 de novembro nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados das primárias, o empresário, de 70 anos de idade, recebeu o número suficiente de votos, 1.237, para ser considerado o candidato oficial do partido.

Donald Trump deve aceitar oficialmente a sua nomeação esta quinta-feira, no discurso na sessão de encerramento da convenção republicana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.