Ao serviço dos influencers e da criação de conteúdo. Nova tecnologia já permite clonar vozes

Apesar de todas as preocupações, há empresas decididas a promover a deepfake como um produto viável. É o caso da Veritone, uma empresa que lançou, recentemente, uma plataforma que produz clipes de voz sintética.

A Marvel.ai, nome da plataforma criada pela Veritone, baseia-se numa “voz sintética” que vai ajudar “as empresas de media, marcas e influenciadores a acelerar e a amplificar a criação de conteúdo”.

A ferramenta de áudio permite que os criadores de conteúdo licenciem as suas vozes para todos as possam usar, com o seu consentimento.

No fundo, figuras públicas vão conseguir produzir conteúdo de áudio monetizado e gerar receita sem precisarem de ir fisicamente a um estúdio. Está em causa o “controlo total” da voz de outra pessoa, escreve o Interesting Engineering.

O processo, também conhecido como clonagem de voz, usa Inteligência Artificial (IA) e algoritmos para replicar a voz de uma pessoa, com base numa série de amostras de áudio.

“Com controlo total sobre a sua voz e o seu uso, qualquer influenciador, personalidade ou celebridade pode literalmente estar em vários lugares ao mesmo tempo”, informa a empresa, em comunicado.

Ryan Steelberg, presidente da Veritone, disse recentemente que a nova plataforma poderia também analisar gravações arquivadas para “ressuscitar” as vozes dos mortos.

O sucesso da plataforma vai depender, obviamente, do quão convincentes conseguem ser os clones de voz. Na semana passada, Steelberg partilhou com o The Verge alguns exemplos e a tecnologia parece ser muito real.

Do ponto de vista tecnológico, esta inovação é impressionante. No entanto, do ponto de vista moral, traz à tona algumas preocupações relacionadas com o uso indevido de deepfakes.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …