Cientistas inventam tecnologia capaz de imprimir mensagem invisíveis

Uma equipa de cientistas criou uma tecnologia reutilizável que consegue imprimir mensagens invisíveis que apenas conseguem ser vistas com luz ultravioleta.

Não é magia. As mensagens são imprimidos com água num papel revestido com produtos químicos com manganésio. O conteúdo da mensagem fica invisível a olho nu, conseguindo apenas ser visto com recurso a uma luz ultravioleta. É também possível apagá-la, usando apenas um simples secador de cabelo durante 15 segundos.

Num ambiente natural, a mensagem aguenta três meses até desaparecer. “As fugas de informação tornaram-se um problema global com consequências terríveis, incluindo guerras e graves problemas económicos e sociais”, lê-se no estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Matter.

Na opinião dos investigadores chineses, é crucial encontrar novas maneiras de enviar com segurança mensagens imprimidas. “Embora os media eletrónicos se tenham tornado indispensáveis nas nossas vidas, o papel ainda é o meio mais difundido para o armazenamento de informações, e muitos documentos importantes ainda estão em papel”, explicam, citados pelo The Guardian.

Uma alternativa semelhante a esta invenção é imprimir mensagens com tinta fluorescente — que também só podem ser vistas com luz ultravioleta. Contudo, o único problema é que estas não podem ser apagadas e o papel não pode ser reutilizado da mesma forma que a tecnologia dos chineses permite.

Até ao momento, os cientistas conseguiram reutilizar o papel 30 vezes até que este se tornasse inutilizável. Os especialistas acreditam que se conseguirem encontrar um bom substituto para o papel de filtro, conseguem aumentar o número de reimpressões. O preço é também uma mais valia, já que cada impressão fica pelo preço de uns meros cêntimos.

A equipa foi mais longe ainda e desenvolveu uma abordagem ainda mais sofisticada que permite codificar mensagens. O processo envolve imprimir uma série de números com tintas diferentes de manganésio. Cada uma destas tintas emite luz durante um período distinto após ser iluminada. Isto permite codificar uma ordem de acordo com a altura em que o número é revelado pela luz.

“Este método de descriptografar informações possui um nível de segurança extremamente alto e pode ser promissor nos domínios militar e económico“, disse a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …