Cientistas inventam tecnologia capaz de imprimir mensagem invisíveis

Uma equipa de cientistas criou uma tecnologia reutilizável que consegue imprimir mensagens invisíveis que apenas conseguem ser vistas com luz ultravioleta.

Não é magia. As mensagens são imprimidos com água num papel revestido com produtos químicos com manganésio. O conteúdo da mensagem fica invisível a olho nu, conseguindo apenas ser visto com recurso a uma luz ultravioleta. É também possível apagá-la, usando apenas um simples secador de cabelo durante 15 segundos.

Num ambiente natural, a mensagem aguenta três meses até desaparecer. “As fugas de informação tornaram-se um problema global com consequências terríveis, incluindo guerras e graves problemas económicos e sociais”, lê-se no estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Matter.

Na opinião dos investigadores chineses, é crucial encontrar novas maneiras de enviar com segurança mensagens imprimidas. “Embora os media eletrónicos se tenham tornado indispensáveis nas nossas vidas, o papel ainda é o meio mais difundido para o armazenamento de informações, e muitos documentos importantes ainda estão em papel”, explicam, citados pelo The Guardian.

Uma alternativa semelhante a esta invenção é imprimir mensagens com tinta fluorescente — que também só podem ser vistas com luz ultravioleta. Contudo, o único problema é que estas não podem ser apagadas e o papel não pode ser reutilizado da mesma forma que a tecnologia dos chineses permite.

Até ao momento, os cientistas conseguiram reutilizar o papel 30 vezes até que este se tornasse inutilizável. Os especialistas acreditam que se conseguirem encontrar um bom substituto para o papel de filtro, conseguem aumentar o número de reimpressões. O preço é também uma mais valia, já que cada impressão fica pelo preço de uns meros cêntimos.

A equipa foi mais longe ainda e desenvolveu uma abordagem ainda mais sofisticada que permite codificar mensagens. O processo envolve imprimir uma série de números com tintas diferentes de manganésio. Cada uma destas tintas emite luz durante um período distinto após ser iluminada. Isto permite codificar uma ordem de acordo com a altura em que o número é revelado pela luz.

“Este método de descriptografar informações possui um nível de segurança extremamente alto e pode ser promissor nos domínios militar e económico“, disse a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …