Cientistas inventam tecnologia capaz de imprimir mensagem invisíveis

Uma equipa de cientistas criou uma tecnologia reutilizável que consegue imprimir mensagens invisíveis que apenas conseguem ser vistas com luz ultravioleta.

Não é magia. As mensagens são imprimidos com água num papel revestido com produtos químicos com manganésio. O conteúdo da mensagem fica invisível a olho nu, conseguindo apenas ser visto com recurso a uma luz ultravioleta. É também possível apagá-la, usando apenas um simples secador de cabelo durante 15 segundos.

Num ambiente natural, a mensagem aguenta três meses até desaparecer. “As fugas de informação tornaram-se um problema global com consequências terríveis, incluindo guerras e graves problemas económicos e sociais”, lê-se no estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Matter.

Na opinião dos investigadores chineses, é crucial encontrar novas maneiras de enviar com segurança mensagens imprimidas. “Embora os media eletrónicos se tenham tornado indispensáveis nas nossas vidas, o papel ainda é o meio mais difundido para o armazenamento de informações, e muitos documentos importantes ainda estão em papel”, explicam, citados pelo The Guardian.

Uma alternativa semelhante a esta invenção é imprimir mensagens com tinta fluorescente — que também só podem ser vistas com luz ultravioleta. Contudo, o único problema é que estas não podem ser apagadas e o papel não pode ser reutilizado da mesma forma que a tecnologia dos chineses permite.

Até ao momento, os cientistas conseguiram reutilizar o papel 30 vezes até que este se tornasse inutilizável. Os especialistas acreditam que se conseguirem encontrar um bom substituto para o papel de filtro, conseguem aumentar o número de reimpressões. O preço é também uma mais valia, já que cada impressão fica pelo preço de uns meros cêntimos.

A equipa foi mais longe ainda e desenvolveu uma abordagem ainda mais sofisticada que permite codificar mensagens. O processo envolve imprimir uma série de números com tintas diferentes de manganésio. Cada uma destas tintas emite luz durante um período distinto após ser iluminada. Isto permite codificar uma ordem de acordo com a altura em que o número é revelado pela luz.

“Este método de descriptografar informações possui um nível de segurança extremamente alto e pode ser promissor nos domínios militar e económico“, disse a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …