Nem a taxa turística faz os turistas arredarem pé do Porto (e até rende mais de 10 milhões)

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Volvido um ano desde o início da cobrança da taxa turística, a Câmara Municipal do Porto faz um balanço muito positivo com mais 5,2 milhões de dormidas e 10,4 milhões de euros em receitas.

Desde o dia 1 de março de 2018 que são cobrados dois euros por dormida na cidade Invicta, mas nem isso afasta os turistas que visitam e se deixam encantar pelo Porto.

Segundo a TSF, no último ano, houve inclusive um aumento de 4,3% no número de turistas que passaram a noite na cidade nortenha, que registou mais de 5,2 milhões de dormidas. O vereador da economia, Ricardo Valente, adianta ainda que a autarquia angariou 10,4 milhões de euros com a taxa turística, garantindo que a cobrança de dois euros não afastou os hóspedes.

“O município do Porto não pode ter uma economia alicerçada numa atividade turística que desgasta os equipamentos da cidade e não usufruir de forma direta de nenhuma receita numa perspetiva fiscal. O Estado não entrega qualquer receita de IVA”, referiu o responsável.

Dos 10,4 milhões de euros, 2,5% é entregue aos empreendimentos turísticos e alojamentos locais, que fazem a cobrança desta taxa aos turistas.

A verba tem sido utilizada para melhorar os serviços que a cidade presta à população. “Aquilo que é ao aumento de serviços nas áreas de limpeza, recolha de lixo, aquisição de equipamentos para a PSP, o reforço de equipamento da policia municipal. Tudo isto tem sido feito porque temo um acréscimo de receita adicional que melhora os serviços da cidade”, explica Ricardo Valente.

Apesar de não aceitar diferenciar o valor cobrado aos hostels e a hotéis 5 estrelas, a Câmara Municipal do Porto admite rever o regime de isenções, pensando nos jovens e estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …