Nem a taxa turística faz os turistas arredarem pé do Porto (e até rende mais de 10 milhões)

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Volvido um ano desde o início da cobrança da taxa turística, a Câmara Municipal do Porto faz um balanço muito positivo com mais 5,2 milhões de dormidas e 10,4 milhões de euros em receitas.

Desde o dia 1 de março de 2018 que são cobrados dois euros por dormida na cidade Invicta, mas nem isso afasta os turistas que visitam e se deixam encantar pelo Porto.

Segundo a TSF, no último ano, houve inclusive um aumento de 4,3% no número de turistas que passaram a noite na cidade nortenha, que registou mais de 5,2 milhões de dormidas. O vereador da economia, Ricardo Valente, adianta ainda que a autarquia angariou 10,4 milhões de euros com a taxa turística, garantindo que a cobrança de dois euros não afastou os hóspedes.

“O município do Porto não pode ter uma economia alicerçada numa atividade turística que desgasta os equipamentos da cidade e não usufruir de forma direta de nenhuma receita numa perspetiva fiscal. O Estado não entrega qualquer receita de IVA”, referiu o responsável.

Dos 10,4 milhões de euros, 2,5% é entregue aos empreendimentos turísticos e alojamentos locais, que fazem a cobrança desta taxa aos turistas.

A verba tem sido utilizada para melhorar os serviços que a cidade presta à população. “Aquilo que é ao aumento de serviços nas áreas de limpeza, recolha de lixo, aquisição de equipamentos para a PSP, o reforço de equipamento da policia municipal. Tudo isto tem sido feito porque temo um acréscimo de receita adicional que melhora os serviços da cidade”, explica Ricardo Valente.

Apesar de não aceitar diferenciar o valor cobrado aos hostels e a hotéis 5 estrelas, a Câmara Municipal do Porto admite rever o regime de isenções, pensando nos jovens e estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …