Nem a taxa turística faz os turistas arredarem pé do Porto (e até rende mais de 10 milhões)

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Volvido um ano desde o início da cobrança da taxa turística, a Câmara Municipal do Porto faz um balanço muito positivo com mais 5,2 milhões de dormidas e 10,4 milhões de euros em receitas.

Desde o dia 1 de março de 2018 que são cobrados dois euros por dormida na cidade Invicta, mas nem isso afasta os turistas que visitam e se deixam encantar pelo Porto.

Segundo a TSF, no último ano, houve inclusive um aumento de 4,3% no número de turistas que passaram a noite na cidade nortenha, que registou mais de 5,2 milhões de dormidas. O vereador da economia, Ricardo Valente, adianta ainda que a autarquia angariou 10,4 milhões de euros com a taxa turística, garantindo que a cobrança de dois euros não afastou os hóspedes.

“O município do Porto não pode ter uma economia alicerçada numa atividade turística que desgasta os equipamentos da cidade e não usufruir de forma direta de nenhuma receita numa perspetiva fiscal. O Estado não entrega qualquer receita de IVA”, referiu o responsável.

Dos 10,4 milhões de euros, 2,5% é entregue aos empreendimentos turísticos e alojamentos locais, que fazem a cobrança desta taxa aos turistas.

A verba tem sido utilizada para melhorar os serviços que a cidade presta à população. “Aquilo que é ao aumento de serviços nas áreas de limpeza, recolha de lixo, aquisição de equipamentos para a PSP, o reforço de equipamento da policia municipal. Tudo isto tem sido feito porque temo um acréscimo de receita adicional que melhora os serviços da cidade”, explica Ricardo Valente.

Apesar de não aceitar diferenciar o valor cobrado aos hostels e a hotéis 5 estrelas, a Câmara Municipal do Porto admite rever o regime de isenções, pensando nos jovens e estudantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …