A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Doug Mills / EPA

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião.

De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de opinião FiveThirtyEight, Donald Trump alcançou a pior taxa de desaprovação de um Presidente dos Estados Unidos durante o seu primeiro mandato – mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a sua liderança.

A pesquisa comparou os 1230 primeiros dias de Governo de cada chefe de Estado. Apenas o Presidente George H. W. Bush e Jimmy Carter ficaram próximos desta percentagem, com 51,5% e 52%, respetivamente.

A seis meses das eleições Presidenciais, embora Trump mantenha uma base fervorosa de apoiantes, já se começam a verificar algumas brechas no tradicional bloco de votação republicano, escreve o jornal britânico.

Cidadãos com mais de 65 anos e pessoas que vivem nos subúrbios parecem estar cada vez mais inclinados a votar em Joe Biden, o candidato do Partido Democrata, acrescenta.

Tal como a maioria dos países, os Estados Unidos veem-se a braços com a pandemia de covid-19, sendo a nação mais afetada pela chegada do novo coronavírus (mais de 100 mil mortos e quase dois milhões de infetados).

A juntar-se a esta situação estão os maus resultados económicos – o Independent fala no pior momento do país desde a Grande Depressão – e os recentes protestos contra a violência policial, que deixaram os EUA a ferro e fogo.

O Presidente republicano tem sido alvo de muitas críticas pela forma como está a gerir os protestos, sobretudo desde que ameaçou mobilizar o Exército para as ruas, o que foi visto como um “atiçar das chamas”, quando a violência já está no seu auge.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.