Desemprego sobe para 13,7%, mas é menor do que no ano passado

1

portugal.gov

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares

A taxa de desemprego no primeiro trimestre aumentou 0,2 pontos percentuais (p. p.) em cadeia e recuou 1,4 p.p. em termos homólogos, fixando-se nos 13,7%, segundo a estimativa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes dados indicam que o número de desempregados, entre Janeiro e Março deste ano, era de 712,9 mil pessoas, mais 14,6 mil pessoas do que no final de 2014, adianta o Dinheiro Vivo.

Todavia, “o número total de pessoas afastadas do mercado de trabalho é superior porque àquele grupo há ainda que somar as 23,6 mil que procuram emprego mas não estão disponíveis e os 256,8 mil inactivos disponíveis mas que não procuram trabalho“, conforme apurou a referida publicação.

O número total de desempregados em Portugal será, neste momento, de 993,3 mil pessoas, ainda segundo o Dinheiro Vivo.

Esta subida na taxa de desemprego fez-se sentir sobretudo nas pessoas com mais de 45 anos e com qualificações mais baixas, representando esta faixa etária “36,2% do total dos 712,9 mil desempregados oficiais”, segundo atesta o Dinheiro Vivo.

De notar ainda um agravamento no desemprego de longa duração que atingirá 459,9 mil pessoas sem trabalho há mais de um ano.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Este lambretas, arranja cada desculpa mais esfarrapada… Não deixa de ter uma mentalidade de criança. Esta de que o desemprego é menor que ano passado, faz-me lembrar aquela: Coitado… partiu uma perna. Bem no fundo teve sorte, podia ter sido as duas. Escuso-me de dizer alguma palavra feia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.