Só uma taxa de 6% de IVA coloca a gasolina nos preços antes da guerra (e nem este corte chega para o gasóleo)

Nem a redução do IVA para a taxa mínima é suficiente para trazer o preço do gasóleo aos valores antes da guerra na Ucrânia. A decisão da redução da taxa do imposto cabe à União Europeia.

O preço da gasolina só volta aos níveis antes da guerra na Ucrânia caso haja uma descida do IVA para 6%. Desde 24 de Fevereiro, o custo subiu 21 cêntimos por litro e uma descida para a taxa intermédia de 13% do IVA apenas o reduz em 17 cêntimos. No caso do gasóleo, nem a descida para a taxa mínima é suficiente.

Os cálculos foram feitos pelo secretário-geral da Apetro, António Comprido, que sublinha ao JN que este imposto tem “um impacto muito grande” nos preços dos combustíveis. De momento, um litro de gasolina custa 2,028 euros e um de gasóleo fica por 1,979 euros, tendo estes já subido 21,2 e 31,9 cêntimos, respectivamente.

Esta escalada nos preços está a acontecer ao mesmo tempo que o preço de um barril de petróleo tem vindo a descer. Depois de já ter rondado os 130 dólares, o custo baixou na quarta-feira para 96 dólares, uma situação “volátil”, nas palavras de António Comprido. O responsável da Apetro acredita, no entanto, que os últimos dias têm sido promissores e que os preços devem baixar já na próxima segunda-feira.

“O que interessa como referência é o preço médio da semana. Continuamos a ter um valor mais baixo do preço do petróleo e dos produtos refinados e, com certeza, que isso irá refletir-se nos preços da próxima semana”, refere.

Já uma eventual nova subida do barril de petróleo depende da evolução da guerra, visto que as notícias influenciam as oscilações nos mercados financeiros, com António Comprido a acreditar que o conflito não deve terminar em breve.

No entanto, as revisões do crescimento das economias em baixa pode fazer baixar os preços, pois retira “alguma pressão do lado da procura, o que contribuirá para não aumentar o preço do petróleo”.

António Costa tem repetido que a descida do IVA dos combustíveis é uma decisão tomada a nível europeu e tem tentado pressionar as autoridades europeias nesse sentido. A decisão será conhecida entre os dias 24 e 25 de Março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.