Tarantino diz que sabia há décadas de conduta imprópria de Weinstein

gageskidmore / Flickr

Quentin Tarantino

O realizador norte-americano Quentin Tarantino afirmou esta quinta-feira que tinha conhecimento de alguns casos de conduta imprópria do produtor Harvey Weinstein, e disse que está arrependido de não ter feito mais.

“Eu sabia o suficiente para reagir mais do que fiz. Foi mais do que os boatos normais ou rumores. Eu sabia que ele tinha feito muitas dessas coisas“, disse Tarantino, numa entrevista ao New York Times.

Tarantino referiu que “sabia há décadas” das práticas de Harvey Weinstein e salientou que tem remorsos por não ter assumido as responsabilidades na altura.

O realizador explicou que sabia da conduta de Weinstein em primeira mão através da atriz Mira Sorvino, que chegou a namorar com Tarantino e de uma outra atriz, de que recusou revelar o nome. O realizador acrescentou que também sabia do acordo alcançado com a atriz Rose McGowan.

Quentin Tarantino fez parceria com a Harvey  Weinstein em muitos filmes, como o icónico “Pulp Fiction”, e diz que era “impossível” que alguém que estivesse perto de Weinstein “não tivesse ouvido falar de pelo menos um incidente“.

Weinstein, um dos mais influentes produtores de Hollywood, foi afastado da The Weinstein Company, empresa que cofundou, poucos dias depois da publicação pelo New York Times de um artigo segundo o qual alcançou, durante décadas, acordos extrajudiciais para pôr termo a denúncias de assédio sexual, as quais remontam à década de 1990.

Também a Academia norte-americana de Cinema e Ciências Cinematográficas, que atribui os Óscares, anunciou a expulsão do produtor, decisão tomada “bastante para além da maioria necessária de dois terços”.

“Não apenas nos distanciamos de alguém que não merece o respeito dos colegas, mas enviamos uma mensagem clara de que o tempo da ignorância deliberada e a cumplicidade vergonhosa relativamente a comportamentos de agressão sexual e assédio no local de trabalho na nossa indústria acabou”, declarou a Academia.

Peter Foley / EPA

O produtor Harvey Weinstein esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino, Ashley Judd, Léa Seydoux e Asia Argento figuram entre as mulheres que denunciaram uma série de episódios diferentes que vão desde presumíveis comportamentos sexuais abusivos a supostas violações por parte do produtor, galardoado com um Óscar pela produção de “A Paixão de Shakespeare” (1998).

Weinstein, de 65 anos, é atualmente alvo de uma investigação policial em Nova Iorque e no Reino Unido.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Todos sabiam mas ninguém dizia nada para não perderem a vida glamorosa e privilégios…
    E esse não é o único p*rco. Se os atores/atrizes não tivessem medo de represálias e abrissem a boca e nomeassem os outros abusadores poderosos, nem imaginam as proporções que este escândalo tomava. Hollywood caía e nem sei se se levantava mais. E já nem falo da pedofilia que as crianças-atores sofrem! Isso então ainda é mais escândaloso e nojento! E não era só Hollywood a cair…
    As pessoas têm que se erguer e ter coragem para falar TUDO publicamente!!!! Só assim é possível combater esses crimes hediondos!

  2. Agora andam a chatear o Tarantino com esse assunto, se ele sabia ou não das devassidões do outro, como se ele tivesse alguma culpa. Ele sabia tanto como os outros sabiam. A coisa era do domínio público entre o pessoal do cinema e do espectáculo, e até era objecto de piadas em talk-shows, etc. E esse Weinstein não deve ser o único por certo…

    • Leia o post do produtor Scott Rosenberg sobre o caso Harvey que ele basicamente conta TUDO o que lá se passa. Acaba logo com a hipocrisia de muita gente.

  3. Se o escândalo não arrebenta agora ainda estavas calado, Tarantino. Hollywood precisa de uma limpeza profunda, isto pode ser o começo.

  4. Só para acrescentar o seguinte:
    Vamos deixar ser tão honestos quanto isto, porque encobrimos situações destas, de outras de menor e maior gravidade, só porque temos a ideia “não me incomodem”…
    Finalmente, senhor Tarantino, já agora existe formas de denúncia, que a Lei por portas e travessas vai investigar, porque aqui não se trata da invasão privada, mas sim de um “depravado inconsequente”. Porque só nos toca quando é nos familiar, o resto é paisagem… só quem passa por elas é que dá o valor, seja na vida privada, profissionalmente no que toca mesma a carreiras profissionais e outras…

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …