Tarantino diz que sabia há décadas de conduta imprópria de Weinstein

gageskidmore / Flickr

Quentin Tarantino

O realizador norte-americano Quentin Tarantino afirmou esta quinta-feira que tinha conhecimento de alguns casos de conduta imprópria do produtor Harvey Weinstein, e disse que está arrependido de não ter feito mais.

“Eu sabia o suficiente para reagir mais do que fiz. Foi mais do que os boatos normais ou rumores. Eu sabia que ele tinha feito muitas dessas coisas“, disse Tarantino, numa entrevista ao New York Times.

Tarantino referiu que “sabia há décadas” das práticas de Harvey Weinstein e salientou que tem remorsos por não ter assumido as responsabilidades na altura.

O realizador explicou que sabia da conduta de Weinstein em primeira mão através da atriz Mira Sorvino, que chegou a namorar com Tarantino e de uma outra atriz, de que recusou revelar o nome. O realizador acrescentou que também sabia do acordo alcançado com a atriz Rose McGowan.

Quentin Tarantino fez parceria com a Harvey  Weinstein em muitos filmes, como o icónico “Pulp Fiction”, e diz que era “impossível” que alguém que estivesse perto de Weinstein “não tivesse ouvido falar de pelo menos um incidente“.

Weinstein, um dos mais influentes produtores de Hollywood, foi afastado da The Weinstein Company, empresa que cofundou, poucos dias depois da publicação pelo New York Times de um artigo segundo o qual alcançou, durante décadas, acordos extrajudiciais para pôr termo a denúncias de assédio sexual, as quais remontam à década de 1990.

Também a Academia norte-americana de Cinema e Ciências Cinematográficas, que atribui os Óscares, anunciou a expulsão do produtor, decisão tomada “bastante para além da maioria necessária de dois terços”.

“Não apenas nos distanciamos de alguém que não merece o respeito dos colegas, mas enviamos uma mensagem clara de que o tempo da ignorância deliberada e a cumplicidade vergonhosa relativamente a comportamentos de agressão sexual e assédio no local de trabalho na nossa indústria acabou”, declarou a Academia.

Peter Foley / EPA

O produtor Harvey Weinstein esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino, Ashley Judd, Léa Seydoux e Asia Argento figuram entre as mulheres que denunciaram uma série de episódios diferentes que vão desde presumíveis comportamentos sexuais abusivos a supostas violações por parte do produtor, galardoado com um Óscar pela produção de “A Paixão de Shakespeare” (1998).

Weinstein, de 65 anos, é atualmente alvo de uma investigação policial em Nova Iorque e no Reino Unido.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Todos sabiam mas ninguém dizia nada para não perderem a vida glamorosa e privilégios…
    E esse não é o único p*rco. Se os atores/atrizes não tivessem medo de represálias e abrissem a boca e nomeassem os outros abusadores poderosos, nem imaginam as proporções que este escândalo tomava. Hollywood caía e nem sei se se levantava mais. E já nem falo da pedofilia que as crianças-atores sofrem! Isso então ainda é mais escândaloso e nojento! E não era só Hollywood a cair…
    As pessoas têm que se erguer e ter coragem para falar TUDO publicamente!!!! Só assim é possível combater esses crimes hediondos!

  2. Agora andam a chatear o Tarantino com esse assunto, se ele sabia ou não das devassidões do outro, como se ele tivesse alguma culpa. Ele sabia tanto como os outros sabiam. A coisa era do domínio público entre o pessoal do cinema e do espectáculo, e até era objecto de piadas em talk-shows, etc. E esse Weinstein não deve ser o único por certo…

    • Leia o post do produtor Scott Rosenberg sobre o caso Harvey que ele basicamente conta TUDO o que lá se passa. Acaba logo com a hipocrisia de muita gente.

  3. Se o escândalo não arrebenta agora ainda estavas calado, Tarantino. Hollywood precisa de uma limpeza profunda, isto pode ser o começo.

  4. Só para acrescentar o seguinte:
    Vamos deixar ser tão honestos quanto isto, porque encobrimos situações destas, de outras de menor e maior gravidade, só porque temos a ideia “não me incomodem”…
    Finalmente, senhor Tarantino, já agora existe formas de denúncia, que a Lei por portas e travessas vai investigar, porque aqui não se trata da invasão privada, mas sim de um “depravado inconsequente”. Porque só nos toca quando é nos familiar, o resto é paisagem… só quem passa por elas é que dá o valor, seja na vida privada, profissionalmente no que toca mesma a carreiras profissionais e outras…

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …