/

Do fitness aos videojogos. Tapete inteligente deteta movimentos e posição do corpo (sem a ajuda de câmaras)

Uma equipa de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu, recentemente, um tapete inteligente que estima com precisão os movimentos ou a posição do corpo de uma pessoa. Tudo isto sem o auxílio de câmaras.

Com cerca de 3,3 metros quadrados e mais de 9.000 sensores compostos por uma película sensível à pressão e uma rosca condutora, este tapete inteligente consegue adivinhar os movimentos ou a posição do corpo de uma pessoa sem “ver”.

Na prática, explica o New Atlas, quando o peso é colocado em diferentes partes do tapete, são enviados sinais elétricos com base na quantidade de pressão.

Num primeiro momento, o sistema foi treinado com uma combinação sincronizada de entrada tátil e vídeo. As pessoas realizaram diferentes ações, como andar, sentar, deitar, rebolar, fazer flexões, posições de yoga, ficar em pé ou na pontas dos pés.

Depois, os mapas de pressão de cada uma das ações foram atribuídos a modelos virtuais de uma pessoa que as executava, permitindo assim que o sistema estimasse a posição corporal com base nos dados de pressão.

O portal detalha que até os movimentos da parte superior do corpo podem ser inferidos com bastante precisão.

“Podia-se prever o uso do tapete para fins de treino“, disse Yunzhu Li, co-autor do estudo, publicado recentemente Proceedings of the IEEE/CVF Conference on Computer Vision and Pattern Recognition. “Com base em informações táteis, pode reconhecer a atividade, contar o número de repetições e calcular a quantidade de calorias queimadas.”

Mas as aplicações vão muito além do exercício físico. Este tapete pode ser usado para monitorizar idosos em caso de quedas ou para rastrear os movimentos de um jogador que esteja a jogar um videojogo em realidade virtual.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.