Reembolsos aos passageiros com voos cancelados ou atrasados nos EUA já foram feitos a todos os clientes.
A TAP foi condenada nos Estados Unidos da América a pagar reembolsos obrigatórios, mas assegura que esses reembolsos já foram pagos.
Nesta segunda-feira o Departamento dos Transportes dos EUA condenou a empresa portuguesa de aviação a pagar reembolsos de 122 milhões de euros e uma multa de cerca de 1 milhão de euros.
Em causa está o elevado número de voos atrasados ou mesmo cancelados desde o início da pandemia COVID-19.
A TAP não foi a única companhia aérea condenada: seis empresas no total, 602 milhões de euros em reembolsos obrigatórios, mais de 7 milhões de euros em coimas.
A empresa mais castigada é a Frontier Airlines: mais de 2 milhões de euros de multa e mais de 215 milhões de euros em reembolsos. Avianca, Air India, El Al e Aeromexico foram as outras empresas alvo no processo.
Este valor acumulado surge agora porque, na maioria dos casos, os passageiros afectados pediram um reembolso imediato mas nunca receberam o dinheiro.
No entanto, a TAP assegurou ao Jornal de Negócios que os reembolsos já foram todos pagos.
“A TAP foi condenada à multa de 1.06 milhões de euros e não ao pagamento dos reembolsos, que já se encontram pagos” – sem indicar quando foram pagos.
A empresa portuguesa acrescenta que “fez todos os esforços para processar reembolsos de clientes tão prontamente quanto possível durante as circunstâncias extraordinariamente desafiantes causadas pela COVID-19”.
Os reembolsos foram pagos com atraso porque o processo é manual, na maioria dos casos, e porque “mão de obra foi reduzida em 90%”. Para isso, contratou mais pessoas e investiu em “soluções automatizadas para facilitar os reembolsos, que já foram entretanto, todos pagos e contabilizados”.
Coronavírus / Covid-19
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