Apesar da recuperação no número de passageiros, o aumento dos custos operacionais também aumentaram de forma significativa.
A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) encerrou o primeiro semestre de 2022 com prejuízos de 202,1 milhões de euros o que constitui uma melhoria face ao mesmo semestre do ano passado, quando os prejuízos se fixaram nos 492,1 milhões de euros. Os resultados foram anunciados esta terça-feira, após serem comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
De acordo com a empresa, as receitas subiram 245% (para 1.321 milhões), no entanto, também os custos operacionais aumentaram de forma significativa (1.316,8 milhões, o equivalente a 73%). Após serem excluídos os itens não recorrentes, o saldo positivo de 1,4 milhões foi, no entanto, transformado em prejuízo como função dos “juros líquidos e a evolução cambial desconfortável, particularmente no segundo trimestre”.
Quando ao trimestre, “o resultado líquido é claramente negativo“, explicou a transportadora, que registou um prejuízo de 80,4 milhões — uma subida, ainda assim, de 37,2% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Ainda assim, é de denotar uma tendência de recuperação, com mais passageiros e mais partidas.
Tal como destaca o Jornal de Negócios, o número de passageiros quadruplicou em comparação com o segundo trimestre de 2021, representando 82% dos níveis de 2019, pré-pandemia. Uma tendência semelhante verificou-se nas receitas operacionais, quatro vezes superiores em termos anuais e representando 99% das do segundo trimestre de 2019.
No entanto, os custos operacionais também subiram, atingindo 782,7 milhões, mais 92,5% em comparação com o segundo trimestre de 2021, justificando pelo “maior nível de atividade”.
Um dos problemas da TAP (entre outros que certamente terão), é, em geral, não saber, poder, ou querer, lidar com a concorrência. Experimentem comparar os custos, e entenderão o que estou afirmando. Poucos viajantes estrão dispostos a pagar mais pelo mesmo serviço, só por preferirem uma companhia de bandeira. A TAP é uma pescadinha de rabo na boca, e é mais um encargo tipo novo Banco para os portugueses.
A TAP que não se preocupe ! …os contribuintes Portugueses vão ( TAPar )o buraco da TAP !…..como de hábito!.
Não há comentario possivel. Os portugueses não são parvos
Será???????????