/

Passos quer privatizar a TAP – custe o que custar

2

eppofficial / Flickr

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que a privatização da TAP é importante para a companhia e para Portugal, independentemente dos valores, afirmando que a motivação do Governo é salvar a empresa e não fazer um encaixe financeiro.

À margem de uma cerimónia na Direção-Geral das Autarquias Locais, em Lisboa, questionado se o Governo admite desistir desta venda caso as propostas sejam demasiado baixas, Pedro Passos Coelho começou por afirmar que “a TAP precisa de ser capitalizada: este é o aspeto de fundo que convém não ignorar. A empresa tem de ser capitalizada, e o Estado não o pode fazer”.

Passos Coelho sustentou que “o sucesso da privatização é importante para a companhia e para o país” e recusou que esteja em causa “uma teimosia” do executivo PSD/CDS-PP. Interrogado se defende essa posição independentemente dos valores, respondeu: “Independentemente dos valores, no sentido em que, se nós não tivermos uma solução de privatização, a companhia, tal como está, não pode continuar. Não continuará”.

O primeiro-ministro referiu que outras privatizações, como as da EDP e da REN, tinham como motivação conseguir encaixes financeiros.

Não é essa, nesta altura, a motivação relativamente à TAP. A motivação em relação à TAP é salvar a empresa, não é o Estado fazer um encaixe financeiro. Não estou com isto a dizer que o Estado pagará para que alguém fique com a empresa, não é isso que eu estou a dizer. Mas não é essa a motivação da operação de privatização”, acrescentou.

Antes, Passos Coelho voltou a argumentar que “o único enquadramento em que o Estado pode meter mais dinheiro na empresa é fazendo uma reestruturação ampla da empresa, que depende da aprovação da Comissão Europeia”.

Essa opção, alegou, “seguramente implicará, como implicou noutros países que seguiram esse caminho, um despedimento muito elevado, uma diminuição das rotas que hoje existem na companhia, uma diminuição do número de equipamentos utilizados e por aí fora”.

“Não creio que isso nos interesse. Não interessa à companhia, não interessa a Portugal, nem à economia portuguesa, nem aos portugueses. Portanto, o sucesso da privatização é importante para a companhia e para o país. Não é digamos uma teimosia nossa, não é porque nós simplesmente tivéssemos decidido que queríamos concluir este processo porque o iniciámos”, concluiu.

/Lusa

2 Comments

    • Exactamente, só quem não quiser é que não vê aqui mão deste executivo, que nos tem habituado a sua forma de agir à boa maneira siciliana.
      Condeno o procedimento, mas penso que a empresa deve ser privatizada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.