TAP em greve este sábado, passageiros contactados para reagendar viagens

Profilbesitzer / Flickr

-

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) pede desculpa aos cerca de 42 mil passageiros que voam diariamente na TAP pelos incómodos causados pela greve de sábado, mas defende que “não restava outra opção” para evitar outro verão “vergonhoso”.

“Quero deixar claro que estamos a fazer isto [greve] por uma TAP sólida e lamentamos afetar os nossos passageiros, mas compreendam que em função do que tem vindo a acontecer não nos restava outra opção “, afirmou à Lusa o presidente da SPAC, Jaime Prieto.

O porta-voz dos pilotos garante que não vai haver “guerras mediáticas sobre quanto é que a operação ficou afetada”, alertando que o recurso à greve é, antes, “uma guerra para que se acabe com a danificação da operação”.

“Lamentamos o impacto que vai ter nas suas vidas e esperamos que o resultado desta ação seja uma nova postura para uma TAP viável e sem verões como este a que assistimos, que é vergonhoso em toda a linha”, acrescentou.

Para minimizar o número de passageiros afetados pela greve de 24 horas, os trabalhadores do centro de atendimento da TAP têm feito horas extraordinárias no sentido de contactar os cerca de 42 mil passageiros que, em média, viajam por dia na transportadora portuguesa para reagendar a sua viagem.

“Desde que nos foi entregue o pré-aviso de greve, começámos a trabalhar para minimizar o impacto para os passageiros”, adiantou à Lusa fonte oficial da companhia liderada por Fernando Pinto.

Serviços mínimos

Ainda assim, em dia de greve, a companhia deverá assegurar metade da operação, considerados os voos abrangidos pelos serviços mínimos, os voos realizados pela Portugalia (PGA) e ainda pelos aviões que estão frestados a outras companhias (com a respetiva tripulação).

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social determinou como serviços mínimos para a greve dos pilotos a realização dos voos de regresso a Portugal (Continente ou regiões autónomas) e de onze ligações a países lusófonos ou com grandes comunidades emigrantes.

Irão realizar-se três ligações às ilhas dos Açores e Madeira: Lisboa/Horta/Lisboa, Lisboa/Funchal/Lisboa e Lisboa/Porto Santo/Lisboa.

Serão também efetuados voos para países lusófonos: um voo para o Brasil (Lisboa/Brasília/Lisboa), outro para Moçambique (Lisboa/Maputo/Lisboa) e um terceiro para Angola (Lisboa/Luanda).

Os pilotos da TAP terão também de cumprir serviços mínimos para destinos onde reside uma comunidade emigrante significativa, incluindo Estados Unidos (Lisboa/Newark/Lisboa), França (Lisboa/Paris/Lisboa), Suíça (Lisboa/Genebra/Lisboa), Reino Unido (Lisboa/Londres/Lisboa) e Bélgica (Lisboa/Bruxelas/Lisboa).

O SPAC considerou “excessivos” os serviços mínimos definidos, defendendo que afetam o efeito prático da paralisação. Já a TAP diz que são poucos, tendo em conta as obrigações de serviço público da companhia.

A 24 de julho, um dia antes de os pilotos terem decidido avançar para a greve, a TAP anunciou “medidas excecionais” para compensar os funcionários pelo trabalho extraordinário realizado desde 1 de junho para minimizar o impacto das perturbações na companhia junto dos passageiros, de acordo com uma circular a que a Lusa teve acesso.

A TAP cancelou 468 voos entre 1 de junho e 30 de julho, o que equivale a uma taxa de cancelamentos de 2,3% nos últimos dois meses, de acordo com os últimos números divulgados pela companhia aérea portuguesa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …