TAP diz que incidentes com aviões “são normais” e garante segurança e manutenção

Aero Icarus / Wikimedia

-

Um porta-voz da TAP garantiu que os incidentes que têm ocorrido com aviões da companhia nas últimas semanas “são normais”, garantindo que não existem quaisquer problemas de segurança ou com o serviço de manutenção da empresa.

André Serpa Soares, que falava esta sexta-feira depois de mais um incidente com uma aeronave da companhia na quinta-feira, disse que as avarias nos aviões são normais na aviação e acontecem com frequência.

“Todos os dias há avarias em aviões, em todas as companhias e em todos os aeroportos. As avarias são normais na aviação, como também são normais nos carros que conduzimos”, sublinhou.

O jornal Correio da Manhã noticia hoje que um avião da TAP, que fazia ligação Porto-Nova Iorque sofreu um atraso de doze horas devido a uma fuga hidráulica que obrigou à substituição de um tubo.

André Serpa Soares confirmou à Lusa que o aparelho foi reparado, seguiu viagem e que os passageiros chegaram ao destino “sem problemas”.

O mesmo responsável defendeu que os incidentes com aviões da empresa que têm sido noticiados nos últimos dias são produto de uma atenção excessiva da comunicação social.

“O que se passa é um excesso de atenção mediática aos problemas que têm acontecido na TAP”, afirmou André Soares à Lusa, sublinhando que a situação relativa aos problemas técnicos “é a normal”.

De acordo com o responsável, a atenção mediática noticiosa anormal leva a que haja mais notícias sobre a companhia, criando uma ideia na opinião pública de que existe algo errado, o que não corresponde à verdade.

Está-se a criar uma imagem de que a TAP é só problemas. É óbvio que temos tido um aumento de reclamações, houve mais do que o normal este verão, mas a TAP já assumiu as irregularidades causadas por exemplo pela situação da compra e entrega de aviões”, contou, sublinhando que a situação está a prejudicar a imagem da transportadora.

Aquele porta-voz da TAP disse ainda que, apesar da “atenção mediática”, a taxa de ocupação dos aviões da TAP “é boa”.

Nas últimas semana, a TAP registou pelo menos quatro incidentes com aviões devido a problemas técnicos.

No início do mês de setembro, um problema no sistema hidráulico de um avião obrigou um voo de Lisboa para Angola a regressar ao aeroporto da Portela uma hora depois de ter descolado, e, dois dias depois, um outro voo que partiu do Brasil com destino a Lisboa aterrou, por precaução, no Sal, em Cabo Verde, devido a um sinal de aviso do sistema indicador de fumos na cabina.

Um outro incidente levou a TAP a cancelar uma ligação Milão/Porto e um voo Porto/Bruxelas foi atrasado por causa de um problema no radar de identificação do avião.

“Aviões são máquinas, e as máquinas, apesar de terem uma manutenção altamente rigorosa e cumprindo todas as regras internacionais e nacionais e indo além dessas regras e também daquelas que são impostas pelo fabricante, têm avarias”, explicou o porta-voz da companhia aérea.

“Isto passa-se com todas as companhias aéreas, em todo o mundo, e existem centenas de casos destes diariamente com todas as companhias. A TAP não é obviamente exceção”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …