TAP vai receber toda a compensação covid nos próximos dias e pode pedir mais

Aero Icarus / Wikimedia

A TAP vai receber o auxílio estatal intercalar no valor de 462 milhões de euros, para compensar prejuízos devido à pandemia de covid-19, de uma só vez e nos próximos dias.

A 23 de abril, a Comissão Europeia aprovou um auxílio estatal intercalar de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para compensar prejuízos devido à pandemia.

Em declarações ao jornal online ECO, fonte oficial do Ministério das Finanças explicou agora que a disponibilização desta verba, “nos termos constantes da decisão da Comissão Europeia, será feita na totalidade e ocorrerá nos próximos dias”.

A fim de garantir que não haverá sobrecompensação, a medida prevê que Portugal, até setembro de 2021, reveja e informe a Comissão Europeia sobre o montante dos danos efetivamente sofridos, após verificação independente com base nas contas auditadas da empresa. Segundo Bruxelas, qualquer apoio público recebido pela TAP que exceda os danos efetivamente sofridos terá de ser devolvido a Portugal.

Tal como recorda o jornal digital, esta compensação diz respeito apenas ao período entre 19 de março e 30 de junho de 2020, o que significa que a companhia aérea poderá ainda beneficiar de novas compensações referentes à segunda e terceiras vagas da pandemia.

Este empréstimo de 462 milhões sucede a um outro aprovado em junho passado, no valor de 1200 milhões de euros. O dinheiro destas compensações vem do montante total de ajuda à TAP até 2024, que pode ir até um máximo de 3700 milhões de euros.

Relativamente ao plano de reestruturação da TAP, que continua à espera da aprovação de Bruxelas, a mesma fonte do ministério explicou que, apesar de se estar na fase final do processo de discussão da proposta, não é ainda possível “indicar uma data de conclusão do mesmo, uma vez que não depende exclusivamente de uma das partes” e, por isso, mantém-se a “indicação da conclusão durante o primeiro semestre“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha! Eu tive a empresa parada por decreto (fecho de fronteiras) e não tenho compensação Covid. Vazio legal!
    Viva o arranjismo, viva a igualdade constitucional!

    • Idem

      Tive perdas superiores a 450mil euros, pelo fecho decretado e recebi “compensação” que nem cobre metade de 1 mês de renda que pago, do acumulado de 6 que me forçaram a parar, e que o senhorio não me vai perdoar nem a feijões, assim como a luz, agua, comunicações, impostos, ordenados.

      Sacrifícios é só para as pessoas das “castas” mais baixas (os sócios-gerentes PME).

      • Nós somos, em parte responsáveis por isto. Não temos voz no parlamento, nos sindicatos, nas associações empresariais. Permitimos que os políticos e a comunicação social confundam públicamente o estado com a administração do estado esquecendo que esta última burla o primeiro.

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …