Tanques insufláveis e insígnias falsas. O “Exército Fantasma” só tinha uma missão: enganar os nazis

The National WWII Museum

Na II Guerra Mundial, um batalhão ultrassecreto do Exército dos Estados Unidos não lutou com balas, mas sim com encenação, usando tanques insufláveis, insígnias falsas, paisagens sonoras e transmissões de rádio falsas para enganar os soldados alemães no campo de batalha.

O 23.º Quartel-General das Tropas Especiais, conhecido como “Exército Fantasma”, reunia artistas, militares e especialistas em áudio numa unidade dedicada à arte de enganar, sendo “a primeira unidade móvel, multimédia e de engano tático da história do Exército dos EUA”, de acordo com o Museu Nacional da II Guerra Mundial.

De acordo com o LiveScience, o Exército Fantasma realizou quase duas dezenas de missões entre maio de 1944 e 1945 com o único objetivo de enganar as tropas nazis sobre o paradeiro das forças aliadas na Europa. No processo, os seus esforços salvaram a vida de milhares de soldados aliados.

A existência do Exército Fantasma foi mantida em segredo durante mais de 40 anos após o fim da guerra, permanecendo oficialmente classificado até meados da década de 1990.

Oficiais do Exército dos Estados Unidos sediados em Londres, coronel Billy Harris e o major Ralph Ingersoll guiaram a formação do Exército Fantasma, inspirado pelo sucesso das táticas de engano britânicas no norte de África, disse Larry Decuers, curador do Museu Nacional da II Guerra Mundial, em declarações ao Live Science.

A Operação Bertram, encenada em 1942, usou camuflagem e mais de 2.000 veículos falsos para convencer os alemães de que os britânicos estavam a fortelecer uma posição a sul e para ocultar a mobilização britânica no norte, de acordo com o History of War.

O Exército Fantama foi liderado pelo coronel Harry L. Reeder, que supervisionou 82 oficiais do exército e 1.023 recrutas. Entre eles estavam estudantes de arte do Programa de Camuflagem Industrial do Pratt Institute, em Nova Iorque, o estilista Bill Blass, o fotógrafo Art Kane e o pintor Ellsworth Kelly.

Os estrategas criaram uma abordagem em quatro partes para o batalhão. O primeiro era batalhão de engenheiros de camuflagem, que lidavam com os veículos insufláveis. Os tanques podiam ser facilmente içados e colocados em posição por apenas alguns homens, mas à distância eram quase impossíveis de distinguir dos reais.

O segundo elemento era uma empresa de sinalização que planeava tráfego de rádio falso e faziam com que despachos falsos soassem autênticos.

Um terceiro elemento era o engano cénico. Os engenheiros de áudio pré-gravaram sons de exercícios de treino militar e da construção de trincheiras e pontes e, em seguida, editavam-nos em paisagens sonoras que poderiam ser reproduzidas em grandes altifalantes ao alcance das tropas alemãs para convencer os nazis de que unidades de combate inteiras se encontravam locais desprotegidos.

O quarto elemento foi fornecido pela empresa de engenharia de combate da unidade, que usaria as insígnias de outras unidades militares para confundir os alemães ou para enganar potenciais espiões.

A operação de maior sucesso foi a Operação Viersen, que aconteceu de 18 a 24 de março de 1945. O Exército Fantasma usou 600 veículos insufláveis; uniforme falsos para personificar soldados de outras unidades; e gravações da construção de pontes flutuantes, “tudo para enganar os alemães fazendo-os acreditar que a 30ª Divisão de Infantaria e a 79ª Divisão de Infantaria estavam a preparar-se para cruzar o Rio Reno”, disse Decuers.

E funcionou. Os alemães moveram a maior parte das suas defesas através do rio a partir do local suspeito das duas divisões, bombardeando um exército que não existia.

O Exército Fantasma foi uma das primeiras unidades militares especializadas conhecidas, criada especificamente para confundir e enganar o inimigo. “O engano desempenhou um papel importante na história da guerra”, disse Decueres. “A novidade é que esta unidade foi montada para enganar de todas as formas possíveis. Era a sua única missão.”

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Mais uma respostinha inocente. Toda a gente concordou que os americanos chegaram à lua MAIS DO QUE UMA VEZ.
      Mas , no advento da internet, um iluminado, para ganhar uns trocos, fez um vídeo no youtube, e zas, os conspiranoicos já são detentores da verdade absoluta.

  1. Zap, aqui parece-me mais adequado traduzir deception por engano ou artifício que se coadunará melhor com o espírito da “camuflagem”.

RESPONDER

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …