Tancos. Ministério Público vai chamar deputado que recebeu SMS de Azeredo

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O Ministério Público (MP) pretende ouvir Tiago Barbosa Ribeiro, o deputado socialista que trocou mensagens com o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes aquando a “recuperação” das armas de Tancos, escreve o Expresso.

De acordo com o semanário, que avança com a notícia esta terça-feira, a troca de mensagens é o principal motivo para que os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) queiram ouvir o deputado.

O MP, que elencou uma lista com 112 testemunhas, considera que o depoimento de Tiago Barbosa Ribeiro é “essencial” para a “descoberta da verdade“.

Trata-se de uma “inquirição cuja autorização deve ser requerida ao Presidente da Assembleia da República, nos termos do artigo 21, nº1 e 3 do estatuto dos deputados”, sustentam os mesmos procuradores, citados pelo Expresso.

Até ao final da manhã desta segunda-feira o pedido formal não tinha ainda chegado aos serviços do Parlamento, segundo apurou o Expresso. Também nesta segunda-feira, e no decorrer de uma ação de campanha, Tiago Barbosa Ribeiro garantiu que não foi ouvido nem sequer contactado pelas autoridades.

A troca de mensagem em causa, parte importante da acusação a semana passada deduzida, segundo adianta a SIC Notícias, foi revelada pelo jornal Observador, que adiantou que estas comunicações terão sido encaradas como uma confissão escrita.

As mensagens são datadas de 18 de outubro de 2017, no mesmo dia em que grande parte do armamento furtado foi encontrado na Chamusca.

A troca de mensagens citada pelo Observador:

“De acordo com a acusação, Tiago Barbosa Ribeiro enviou um SMS para Azeredo Lopes às 15h51 do dia 18 de outubro de 2017: ‘Parabéns pela recuperação do armamento, grande alívio…! Não te quis chatear hoje’, escreveu o deputado socialista.

O então ministro da Defesa respondeu dois minutos depois: “Foi bom: pela primeira vez se recuperou [sic] armamento furtado. Eu sabia, mas tive de aguentar calado a porrada que levei. Mas, como é claro, não sabia que ia ser hoje”, assumiu Azeredo Lopes

Tiago Barbosa Ribeiro, que não faz parte da Comissão de Defesa Nacional mas foi coordenador do PS da Comissão de Trabalho e Segurança Social nesta legislatura, perguntou de imediato: ‘Vens à AR [Assembleia da República] explicar?’

Azeredo Lopes confirmou que iria ao Parlamento, apesar de não adiantar qualquer data. E assumiu: ‘Venho [sic] mas não poderei dizer o que te estou a contar. Ainda assim, foi uma bomba’, escreveu o então ministro da Defesa”.

O caso do roubo nos paióis de Tancos conta com 25 arguidos. O furto de material de guerra foi divulgado pelo Exército a 29 de junho de 2017. Quatro meses depois, a PJM revelou o aparecimento do material furtado, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração de elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …