Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

Stringer / EPA

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão.

O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de euros em dinheiro e ouro dos antigos funcionários do Governo afegão.

Em comunicado, citado pelo Público, o banco afirma que o dinheiro e o ouro estavam guardados nas casas dos funcionários. Num outro comunicado, o banco apelou ainda aos afegãos para usarem a moeda do país.

O Banco Central já tinha enviado uma nota aos bancos, na semana passada, pedindo que congelassem as contas dos responsáveis do Governo afegão.

Há uma crescente preocupação relativamente à escassez de dinheiro nos bancos e nas empresas afegãs devido à falta de dólares. À Reuters, fontes próximas do mercado financeiro do Afeganistão mencionaram o risco de os bancos fecharem caso o novo Governo não disponibilize fundos brevemente.

Como solução temporária, os bancos já reduziram os serviços e impuseram limites semanais de levantamentos de 200 dólares. Particulares e empresas queixam-se que 200 dólares não são suficientes para cobrir despesas ou pagar aos funcionários.

O próprio Banco Internacional do Afeganistão, o maior banco do país em ativos, parou as transferências internacionais a pedido do banco central.

Alfândega e tributação, drogas, mineração, o apoio de países não ocidentais e a ajuda ocidental são possíveis fontes de financiamento do novo Governo talibã.

Aproximadamente 9,4 mil milhões de dólares em reservas internacionais do Afeganistão foram congelados imediatamente depois de os talibãs conquistarem Cabul. O Fundo Monetário Internacional suspendeu mais de 400 milhões em reservas de emergência e a União Europeia suspendeu os planos de dispersar 1,4 mil milhões em ajuda ao Afeganistão até 2025.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mulher de Rendeiro tem cinco dias para entregar obras de arte em falta

A mulher do ex-banqueiro será interrogada pelo tribunal na próxima sexta-feira e tem até quarta-feira para entregar à Polícia Judiciária (PJ) 15 obras de arte apreendidas em 2010 e que em recente diligência não foram …

Vacinação simultânea contra gripe e covid-19 arranca na segunda-feira

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou à agência Lusa a diretora-geral da Saúde. "A norma vai …

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …