Taça de Portugal e Taça da Liga vão mudar

Pedro Granadeiro/LUSA

Cimeira de Presidentes 2022

2024/25 será época de mudanças em Portugal. Número de jogos na Taça de Portugal vai descer, tal como o número de equipas na Taça da Liga.

O ano 2024 vai marcar uma diferença no futebol europeu.

A Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência Europa vão mudar, com mais jogos – sobretudo na Liga dos Campeões – e isso, como se esperava, também vai afectar os calendários nacionais.

Em Portugal os dois principais campeonatos, I Liga e II Liga, vão manter o respectivo formato mas a Taça de Portugal e a Taça da Liga vão sofrer alterações.

Essa foi uma das conclusões da primeira Cimeira de Presidentes desta temporada, que se realizou nesta sexta-feira no Porto.

Contou com a presença de quase todos os clubes profissionais (só faltou o Sporting da Covilhã) e com os presidentes Rui Costa, Pinto da Costa e Frederico Varandas, entre outros.

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, falou com os jornalistas depois da reunião e anunciou que a mudança mais significativa vai acontecer na Taça da Liga.

O torneio tem passado por diferentes formatos, desde a sua criação há 15 anos. O formato desta época colocou todas as equipas das I e II Ligas (exceptuando as equipas B) numa fase de grupos, antes dos quartos-de-final, das meias-finais e da final.

Isso vai mudar daqui a dois anos. A ideia, ainda por confirmar, é encurtar (muito) a competição e realizar apenas as meias-finais e a final, com as quatro equipas mais bem classificadas da I Liga anterior. E esses três jogos poderão ser realizados noutro país.

A estrutura da Taça de Portugal também vai ser alterada mas, pelo menos para já, a redução prevista é mínima: as meias-finais voltam a ser disputadas apenas num jogo, não em duas “mãos”.

A centralização dos direitos televisivos será implementada em 2028 (ou antes) e terá três vertentes: valor fixo e igual para todos, valor que corresponderá à classificação da equipa em causa e ainda uma parte que vai corresponder à implementação das marcas a nível nacional.

O valor dos seguros a pagar pelos clubes vai baixar e a Liga Portugal terá um sistema para impedir os clubes de gastarem mais do que devem.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.