Confirmada a nova Liga dos Campeões: o 24.º pode apurar-se, o 9.º pode ficar de fora

2

UEFA

Revolução no formato das competições europeias de clubes, confirmada pela UEFA. Os grupos desaparecem e há mudanças também no acesso.

As competições europeias de futebol vão mesmo mudar a partir do Verão de 2024. As alterações, comentadas ao longo dos últimos meses, foram confirmadas pelo Comité Executivo da UEFA, nesta terça-feira.

A Liga dos Campeões é, como sempre, a que merece mais atenções: acabará a fase de grupos, com oito grupos de quatro equipas cada.

A partir de 2024/25 começa a ser aplicado o denominado “sistema suíço”, com todas as equipas inseridas num só grupo, como se fosse um campeonato.

Serão 36 clubes e não 32, como agora. Cada equipa vai realizar oito jogos nesta fase (quatro em casa, quatro fora), ao contrário dos seis actuais. Ainda não se conhecem os critérios para definir esses oito adversários para cada participante.

As oito equipas com mais pontos, após essas oito jornadas, vão passar directamente para os oitavos-de-final. As 12 equipas com menos pontos ficam afastadas do torneio.

Pelo meio, o novo play-off: quem ficar entre os 9.º e 24.º lugares vai disputar uma eliminatória para definir as outras oito equipas que estarão nos oitavos-de-final. Ou seja, o 9.º classificado pode ficar fora da fase seguinte, enquanto o 24.º poderá entrar nas 16 equipas apuradas.

Há também alterações no acesso à fase principal da competição. As quatro equipas extra (para completar as 36) serão: o terceiro classificado no campeonato do quinto melhor país da UEFA (França, actualmente), um campeão nacional que passe por eliminatórias e uma equipa por cada um dos dois melhores países da época anterior, em torneios UEFA.

A Liga Europa e a Liga Conferência Europa vão seguir o formato da Liga dos Campeões – embora cada equipa da Liga Conferência realize apenas seis jogos no grupo, e não oito.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Aparentemente, acabam finalmente com essa injustiça das pré-eliminatórias, o que me parece muito bem. mas o que é isso de “um campeão nacional que passe por eliminatórias “?

    • Boa tarde, Yazalde.
      As eliminatórias antes do grupo vão continuar. Pelo menos, a UEFA nada disse sobre essa fase preliminar, por isso deverá manter-se.
      E, respondendo à pergunta, parte dessas eliminatórias é composta apenas por campeões nacionais (de países abaixo do top-10 da tabela UEFA). É o “caminho dos campeões”, que em 2024 passará a apurar cinco campeões nacionais para o grupo principal, em vez de quatro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.