Nova tabela da ADSE publicada com erros e imprecisões

Tânia Rêgo / ABr

A nova tabela da ADSE já foi publicada e entra em vigor a 1 de abril. Os privados consideram que tem “erros e imprecisões” e esperam que seja corrigida.

A ADSE – sistema de saúde dos trabalhadores e reformados da função pública – já publicou as novas tabelas de preços e de regras. A nova tabela entra em vigor a 1 de abril.

Inicialmente prevista para entrar em vigor a 1 de março, a nova tabela de preços tem sido objeto de negociação entre a ADSE e os operadores privados, representados pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), depois de uma proposta inicial ter sido recusada pelos convencionados.

Com o objetivo de entrar em vigor no primeiro dia do mês de abril, a nova tabela foi agora divulgada no site institucional da ADSE. No entanto, ao tomar conhecimento desta divulgação, a APHP emitiu um comunicado no qual afirma que a mesma “contém erros e imprecisões que carecem de revisão nos próximos dias”.

Segundo o Dinheiro Vivo, este comunicado da APHP surge um dia depois de responsáveis da ADSE e da Associação terem estado reunidos. Nessa mesma reunião, foi reiterada “a necessidade de rever as temáticas que não foram objeto de negociação ou sobre as quais já havia sido manifestado um desacordo de princípio por parte dos hospitais privados”.

“Cumprindo-se os princípios estabelecidos, haverá condições para encerrar adequadamente este processo negocial”, lê-se no comunicado. Fonte da APHP disse à Lusa que não existe acordo em alguns atos praticados no âmbito da oftalmologia, cardiologia e no recurso ao médico especialista através da urgência.

Este novo preçário mantém a generalidade dos custos, mas reduz alguns dos preços pagos aos privados na prestação desses serviços.

De acordo com Carlos Liberato Batista, presidente da ADSE, o objetivo foi criar uma tabela que não colocasse em causa a sustentabilidade do sistema de assistência na doença nem a qualidade dos serviços prestados.

O responsável mostrou-se, ao longo do processo negocial, disponível para fazer alguns acertos aos valores da nova tabela.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento espanhol prolonga estado de emergência por mais seis meses

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021. A medida que já está em vigor, …

BCE avisa que recuperação económica "está a perder força mais rapidamente do que o previsto"

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira que a recuperação económica está a perder força mais rapidamente do que aquilo que era previsto devido à aceleração da pandemia em vários …

CP permite reembolso dos bilhetes entre sexta e terça-feira. Rede Expressos cancela viagens

A CP irá reembolsar os utentes que pedirem devolução de dinheiro por bilhetes de viagens entre 30 de outubro e 3 de novembro, tendo em conta as restrições de movimentações entre concelhos, adiantou fonte oficial …

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana. O presidente da República não descarta …

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …