//

Nova tabela da ADSE publicada com erros e imprecisões

Tânia Rêgo / ABr

A nova tabela da ADSE já foi publicada e entra em vigor a 1 de abril. Os privados consideram que tem “erros e imprecisões” e esperam que seja corrigida.

A ADSE – sistema de saúde dos trabalhadores e reformados da função pública – já publicou as novas tabelas de preços e de regras. A nova tabela entra em vigor a 1 de abril.

Inicialmente prevista para entrar em vigor a 1 de março, a nova tabela de preços tem sido objeto de negociação entre a ADSE e os operadores privados, representados pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), depois de uma proposta inicial ter sido recusada pelos convencionados.

Com o objetivo de entrar em vigor no primeiro dia do mês de abril, a nova tabela foi agora divulgada no site institucional da ADSE. No entanto, ao tomar conhecimento desta divulgação, a APHP emitiu um comunicado no qual afirma que a mesma “contém erros e imprecisões que carecem de revisão nos próximos dias”.

Segundo o Dinheiro Vivo, este comunicado da APHP surge um dia depois de responsáveis da ADSE e da Associação terem estado reunidos. Nessa mesma reunião, foi reiterada “a necessidade de rever as temáticas que não foram objeto de negociação ou sobre as quais já havia sido manifestado um desacordo de princípio por parte dos hospitais privados”.

“Cumprindo-se os princípios estabelecidos, haverá condições para encerrar adequadamente este processo negocial”, lê-se no comunicado. Fonte da APHP disse à Lusa que não existe acordo em alguns atos praticados no âmbito da oftalmologia, cardiologia e no recurso ao médico especialista através da urgência.

Este novo preçário mantém a generalidade dos custos, mas reduz alguns dos preços pagos aos privados na prestação desses serviços.

De acordo com Carlos Liberato Batista, presidente da ADSE, o objetivo foi criar uma tabela que não colocasse em causa a sustentabilidade do sistema de assistência na doença nem a qualidade dos serviços prestados.

O responsável mostrou-se, ao longo do processo negocial, disponível para fazer alguns acertos aos valores da nova tabela.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.