O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva elétrica que se irá traduzir num total de seis novos modelos.

Este será o primeiro modelo de uma ofensiva elétrica que irá alcançar um total de seis novos modelos elétricos: BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4, BZ4X e BZ5 (o X serve para identificar as versões com tração integral).

O novo veículo foi desenvolvido em colaboração com a Subaru e é construído na plataforma e-TNGA para BEVs, permitindo uma longa distância entre eixos e saliência curta que tornam o espaço interior comparável a um sedan do segmento D.

O carro também possui um painel de instrumentos baixo para melhorar a visibilidade e dar uma maior sensação de espaço dentro do veículo.

O volante assume um formato retangular para uma visão mais moderna, destacando-se pela utilização de tecnologia steer-by-wire, ou seja, de forma totalmente eletrónica.

A Toyota refere que esta tecnologia permite oferecer maior controlo, removendo as interferências da superfície do piso e da travagem, dando assim uma maior precisão em linha com a velocidade e com o ângulo da direção.

A marca aponta que este SUV congrega mais de 20 anos de experiência em veículos elétricos, prometendo eficiência líder e autonomia competitiva. O perfil ambiental do bZ4X é reforçado com um carregador solar integrado, que incrementa a distância possível de percorrer.

Segundo o New Atlas, a bateria para este modelo é igualmente nova, sendo maior e mais potente.

A empresa japonesa planeia começar as vendas do bZ4X primeiro no Japão e na China, e depois globalmente em meados de 2022.

Para além dos BEVs em construção, a fabricante avança que o número de modelos eletrificados irá chegar aos 70 em 2025.

A Toyota refere que os seus modelos elétricos irão permitir às pessoas que “mudem dos seus automóveis atuais sem inconvenientes, enquanto se apercebem de todos os benefícios que um carro 100% elétrico pode oferecer”.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …