O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva elétrica que se irá traduzir num total de seis novos modelos.

Este será o primeiro modelo de uma ofensiva elétrica que irá alcançar um total de seis novos modelos elétricos: BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4, BZ4X e BZ5 (o X serve para identificar as versões com tração integral).

O novo veículo foi desenvolvido em colaboração com a Subaru e é construído na plataforma e-TNGA para BEVs, permitindo uma longa distância entre eixos e saliência curta que tornam o espaço interior comparável a um sedan do segmento D.

O carro também possui um painel de instrumentos baixo para melhorar a visibilidade e dar uma maior sensação de espaço dentro do veículo.

O volante assume um formato retangular para uma visão mais moderna, destacando-se pela utilização de tecnologia steer-by-wire, ou seja, de forma totalmente eletrónica.

A Toyota refere que esta tecnologia permite oferecer maior controlo, removendo as interferências da superfície do piso e da travagem, dando assim uma maior precisão em linha com a velocidade e com o ângulo da direção.

A marca aponta que este SUV congrega mais de 20 anos de experiência em veículos elétricos, prometendo eficiência líder e autonomia competitiva. O perfil ambiental do bZ4X é reforçado com um carregador solar integrado, que incrementa a distância possível de percorrer.

Segundo o New Atlas, a bateria para este modelo é igualmente nova, sendo maior e mais potente.

A empresa japonesa planeia começar as vendas do bZ4X primeiro no Japão e na China, e depois globalmente em meados de 2022.

Para além dos BEVs em construção, a fabricante avança que o número de modelos eletrificados irá chegar aos 70 em 2025.

A Toyota refere que os seus modelos elétricos irão permitir às pessoas que “mudem dos seus automóveis atuais sem inconvenientes, enquanto se apercebem de todos os benefícios que um carro 100% elétrico pode oferecer”.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …