Já é possível “sussurrar” mensagens secretas com lasers

Uma equipa de cientistas descobriram uma forma de comunicar secretamente através de de mensagens enviadas por lasers diretamente para a área em redor do ouvido da pessoa.

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e, muitas vezes, fazem-no de maneiras que impedem os intrusos de escutar o que está a ser dito. Este novo método poderia ter aplicações militares.

“A habilidade de comunicar com um sujeito específico num local onde não existe equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes“, escreveram os autores num artigo publicado na revista Optics Letters.

Como funcionaria este tal dispositivo? Para perceber, pode ajudar a entender primeiro o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para dentro dos tímpanos, que, então, vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito foto-acústico. Os investigadores ajustam a luz do laser para um comprimento de onda específico que sabem que fará as moléculas de água no ar vibrarem, mas não causará danos aos nossos olhos.

Mas o laser só faz as moléculas vibrarem. Por isso, os investigadores precisaram de introduzir outro elemento para dar às moléculas de água do ambiente mais som do que apenas um único pulso.

Experiências anteriores usaram um instrumento chamado “modulador acústico-ótico” para alterar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas neste artigo, os cientistas também desenvolveram um novo método, no qual o laser passa primeiro por um espelho que gira e espalha o feixe de laser.

O novo método produzia sons mais altos do que um método antigo. Os sons foram amplificados para 60 decibéis, sobre o volume da música de fundo.

“O mais divertido foi ouvir o sistema foto-acústico dinâmico. Tínhamos a posição dos nossos ouvidos no sítio correto para ouvir o áudio. Se não, não se ouvia nada. Foi um efeito um pouco estranho, mas satisfatório”, disse Charles Wynn, do Laboratório Lincoln.

Este trabalho foi apenas uma prova de conceito; o som só podia ser transmitido para recetores a uma curta distância – 2,5 metros. Mas os investigadores estão a trabalhar na expansão do seu método para longas distâncias.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …