Já é possível “sussurrar” mensagens secretas com lasers

Uma equipa de cientistas descobriram uma forma de comunicar secretamente através de de mensagens enviadas por lasers diretamente para a área em redor do ouvido da pessoa.

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e, muitas vezes, fazem-no de maneiras que impedem os intrusos de escutar o que está a ser dito. Este novo método poderia ter aplicações militares.

“A habilidade de comunicar com um sujeito específico num local onde não existe equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes“, escreveram os autores num artigo publicado na revista Optics Letters.

Como funcionaria este tal dispositivo? Para perceber, pode ajudar a entender primeiro o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para dentro dos tímpanos, que, então, vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito foto-acústico. Os investigadores ajustam a luz do laser para um comprimento de onda específico que sabem que fará as moléculas de água no ar vibrarem, mas não causará danos aos nossos olhos.

Mas o laser só faz as moléculas vibrarem. Por isso, os investigadores precisaram de introduzir outro elemento para dar às moléculas de água do ambiente mais som do que apenas um único pulso.

Experiências anteriores usaram um instrumento chamado “modulador acústico-ótico” para alterar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas neste artigo, os cientistas também desenvolveram um novo método, no qual o laser passa primeiro por um espelho que gira e espalha o feixe de laser.

O novo método produzia sons mais altos do que um método antigo. Os sons foram amplificados para 60 decibéis, sobre o volume da música de fundo.

“O mais divertido foi ouvir o sistema foto-acústico dinâmico. Tínhamos a posição dos nossos ouvidos no sítio correto para ouvir o áudio. Se não, não se ouvia nada. Foi um efeito um pouco estranho, mas satisfatório”, disse Charles Wynn, do Laboratório Lincoln.

Este trabalho foi apenas uma prova de conceito; o som só podia ser transmitido para recetores a uma curta distância – 2,5 metros. Mas os investigadores estão a trabalhar na expansão do seu método para longas distâncias.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …