Já é possível “sussurrar” mensagens secretas com lasers

Uma equipa de cientistas descobriram uma forma de comunicar secretamente através de de mensagens enviadas por lasers diretamente para a área em redor do ouvido da pessoa.

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e, muitas vezes, fazem-no de maneiras que impedem os intrusos de escutar o que está a ser dito. Este novo método poderia ter aplicações militares.

“A habilidade de comunicar com um sujeito específico num local onde não existe equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes“, escreveram os autores num artigo publicado na revista Optics Letters.

Como funcionaria este tal dispositivo? Para perceber, pode ajudar a entender primeiro o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para dentro dos tímpanos, que, então, vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito foto-acústico. Os investigadores ajustam a luz do laser para um comprimento de onda específico que sabem que fará as moléculas de água no ar vibrarem, mas não causará danos aos nossos olhos.

Mas o laser só faz as moléculas vibrarem. Por isso, os investigadores precisaram de introduzir outro elemento para dar às moléculas de água do ambiente mais som do que apenas um único pulso.

Experiências anteriores usaram um instrumento chamado “modulador acústico-ótico” para alterar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas neste artigo, os cientistas também desenvolveram um novo método, no qual o laser passa primeiro por um espelho que gira e espalha o feixe de laser.

O novo método produzia sons mais altos do que um método antigo. Os sons foram amplificados para 60 decibéis, sobre o volume da música de fundo.

“O mais divertido foi ouvir o sistema foto-acústico dinâmico. Tínhamos a posição dos nossos ouvidos no sítio correto para ouvir o áudio. Se não, não se ouvia nada. Foi um efeito um pouco estranho, mas satisfatório”, disse Charles Wynn, do Laboratório Lincoln.

Este trabalho foi apenas uma prova de conceito; o som só podia ser transmitido para recetores a uma curta distância – 2,5 metros. Mas os investigadores estão a trabalhar na expansão do seu método para longas distâncias.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …