/

Já é possível “sussurrar” mensagens secretas com lasers

Uma equipa de cientistas descobriram uma forma de comunicar secretamente através de de mensagens enviadas por lasers diretamente para a área em redor do ouvido da pessoa.

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e, muitas vezes, fazem-no de maneiras que impedem os intrusos de escutar o que está a ser dito. Este novo método poderia ter aplicações militares.

“A habilidade de comunicar com um sujeito específico num local onde não existe equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes“, escreveram os autores num artigo publicado na revista Optics Letters.

Como funcionaria este tal dispositivo? Para perceber, pode ajudar a entender primeiro o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para dentro dos tímpanos, que, então, vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito foto-acústico. Os investigadores ajustam a luz do laser para um comprimento de onda específico que sabem que fará as moléculas de água no ar vibrarem, mas não causará danos aos nossos olhos.

Mas o laser só faz as moléculas vibrarem. Por isso, os investigadores precisaram de introduzir outro elemento para dar às moléculas de água do ambiente mais som do que apenas um único pulso.

Experiências anteriores usaram um instrumento chamado “modulador acústico-ótico” para alterar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas neste artigo, os cientistas também desenvolveram um novo método, no qual o laser passa primeiro por um espelho que gira e espalha o feixe de laser.

O novo método produzia sons mais altos do que um método antigo. Os sons foram amplificados para 60 decibéis, sobre o volume da música de fundo.

“O mais divertido foi ouvir o sistema foto-acústico dinâmico. Tínhamos a posição dos nossos ouvidos no sítio correto para ouvir o áudio. Se não, não se ouvia nada. Foi um efeito um pouco estranho, mas satisfatório”, disse Charles Wynn, do Laboratório Lincoln.

Este trabalho foi apenas uma prova de conceito; o som só podia ser transmitido para recetores a uma curta distância – 2,5 metros. Mas os investigadores estão a trabalhar na expansão do seu método para longas distâncias.

ZAP // Gizmodo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.