Já é possível “sussurrar” mensagens secretas com lasers

Uma equipa de cientistas descobriram uma forma de comunicar secretamente através de de mensagens enviadas por lasers diretamente para a área em redor do ouvido da pessoa.

Os humanos gostam de conversar uns com os outros e, muitas vezes, fazem-no de maneiras que impedem os intrusos de escutar o que está a ser dito. Este novo método poderia ter aplicações militares.

“A habilidade de comunicar com um sujeito específico num local onde não existe equipamento de comunicação abre muitas possibilidades intrigantes“, escreveram os autores num artigo publicado na revista Optics Letters.

Como funcionaria este tal dispositivo? Para perceber, pode ajudar a entender primeiro o que é realmente o som: pulsos ou vibrações que viajam através de moléculas de ar para dentro dos tímpanos, que, então, vibram, tornando-se a entrada analógica que os nossos cérebros interpretam como sons específicos.

O dispositivo gera sons no ar usando um processo chamado efeito foto-acústico. Os investigadores ajustam a luz do laser para um comprimento de onda específico que sabem que fará as moléculas de água no ar vibrarem, mas não causará danos aos nossos olhos.

Mas o laser só faz as moléculas vibrarem. Por isso, os investigadores precisaram de introduzir outro elemento para dar às moléculas de água do ambiente mais som do que apenas um único pulso.

Experiências anteriores usaram um instrumento chamado “modulador acústico-ótico” para alterar a força do pulso do laser e, por sua vez, o comportamento das moléculas de água. Mas neste artigo, os cientistas também desenvolveram um novo método, no qual o laser passa primeiro por um espelho que gira e espalha o feixe de laser.

O novo método produzia sons mais altos do que um método antigo. Os sons foram amplificados para 60 decibéis, sobre o volume da música de fundo.

“O mais divertido foi ouvir o sistema foto-acústico dinâmico. Tínhamos a posição dos nossos ouvidos no sítio correto para ouvir o áudio. Se não, não se ouvia nada. Foi um efeito um pouco estranho, mas satisfatório”, disse Charles Wynn, do Laboratório Lincoln.

Este trabalho foi apenas uma prova de conceito; o som só podia ser transmitido para recetores a uma curta distância – 2,5 metros. Mas os investigadores estão a trabalhar na expansão do seu método para longas distâncias.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …