Escola suspende aulas de Educação Física por falta de funcionários

Os alunos da Escola Básica e Secundaria de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física devido à falta de funcionários.

Artur Vieira, diretor do agrupamento, explicou ao jornal Público que os 1342 alunos da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física, já a partir desta segunda-feira. “A escola é muito grande e não posso pôr em causa a segurança dos alunos”, disse, sublinhando o problema da escassez de funcionários, que afeta a maioria dos agrupamentos escolares do país.

Dos 21 funcionários que estão ao serviço da escola, restam apenas 13. “Tenho oito funcionários de baixa ou atestado médico e a situação tende a agravar-se porque as pessoas já não são novas e começam a ficar muito cansadas”, explica Artur Vieira.

Desta forma, a falta de assistentes operacionais faz com que a escola seja obrigada a suspender as aulas de Educação Física e, ainda, a reduzir o funcionamento da biblioteca e da reprografia.

“Continuaremos a permitir que os alunos marquem as senhas de refeição, mas fotocopiar os testes, por exemplo, deixará de ser possível”, avisa Artur Vieira, para sublinhar que, “com a coordenadora dos assistentes operacionais prestes a ser internada também”, a prioridade foi “afetar o mínimo possível o normal funcionamento das aulas”.

No que diz respeito às aulas de Educação Física, os alunos desta escola “terão de ficar na sala, em aulas teóricas ou a ver um filme relacionado com desporto”.

O insuficiente número de assistentes operacionais nos 811 agrupamentos escolares do país é uma preocupação que se arrasta há já vários meses e até anos. Filinto Lima, diretor da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), diz-se muito preocupado com o facto de mais escolas terem de alterar o seu funcionamento normal devido a esta problemática.

Além disso, destaca o responsável, os problemas não se prendem apenas com a escassez de funcionários, como também com a demora na sua substituição. “Há funcionários que estão em casa meses e anos e que as escolas não conseguem substituir.”

Ao contrário do que acontece com os professores, no caso dos funcionários não existe qualquer mecanismo de substituição. A única coisa que os diretores das escolas podem fazer é requerer à tutela a respetiva substituição. No caso desta escola de Canelas, “o delegado regional está consciente do que se passa, mas, infelizmente, o seu poder de decisão está minimizado”, conclui Artur Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …