Escola suspende aulas de Educação Física por falta de funcionários

Os alunos da Escola Básica e Secundaria de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física devido à falta de funcionários.

Artur Vieira, diretor do agrupamento, explicou ao jornal Público que os 1342 alunos da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física, já a partir desta segunda-feira. “A escola é muito grande e não posso pôr em causa a segurança dos alunos”, disse, sublinhando o problema da escassez de funcionários, que afeta a maioria dos agrupamentos escolares do país.

Dos 21 funcionários que estão ao serviço da escola, restam apenas 13. “Tenho oito funcionários de baixa ou atestado médico e a situação tende a agravar-se porque as pessoas já não são novas e começam a ficar muito cansadas”, explica Artur Vieira.

Desta forma, a falta de assistentes operacionais faz com que a escola seja obrigada a suspender as aulas de Educação Física e, ainda, a reduzir o funcionamento da biblioteca e da reprografia.

“Continuaremos a permitir que os alunos marquem as senhas de refeição, mas fotocopiar os testes, por exemplo, deixará de ser possível”, avisa Artur Vieira, para sublinhar que, “com a coordenadora dos assistentes operacionais prestes a ser internada também”, a prioridade foi “afetar o mínimo possível o normal funcionamento das aulas”.

No que diz respeito às aulas de Educação Física, os alunos desta escola “terão de ficar na sala, em aulas teóricas ou a ver um filme relacionado com desporto”.

O insuficiente número de assistentes operacionais nos 811 agrupamentos escolares do país é uma preocupação que se arrasta há já vários meses e até anos. Filinto Lima, diretor da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), diz-se muito preocupado com o facto de mais escolas terem de alterar o seu funcionamento normal devido a esta problemática.

Além disso, destaca o responsável, os problemas não se prendem apenas com a escassez de funcionários, como também com a demora na sua substituição. “Há funcionários que estão em casa meses e anos e que as escolas não conseguem substituir.”

Ao contrário do que acontece com os professores, no caso dos funcionários não existe qualquer mecanismo de substituição. A única coisa que os diretores das escolas podem fazer é requerer à tutela a respetiva substituição. No caso desta escola de Canelas, “o delegado regional está consciente do que se passa, mas, infelizmente, o seu poder de decisão está minimizado”, conclui Artur Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …