Escola suspende aulas de Educação Física por falta de funcionários

Os alunos da Escola Básica e Secundaria de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física devido à falta de funcionários.

Artur Vieira, diretor do agrupamento, explicou ao jornal Público que os 1342 alunos da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vão ficar sem aulas de Educação Física, já a partir desta segunda-feira. “A escola é muito grande e não posso pôr em causa a segurança dos alunos”, disse, sublinhando o problema da escassez de funcionários, que afeta a maioria dos agrupamentos escolares do país.

Dos 21 funcionários que estão ao serviço da escola, restam apenas 13. “Tenho oito funcionários de baixa ou atestado médico e a situação tende a agravar-se porque as pessoas já não são novas e começam a ficar muito cansadas”, explica Artur Vieira.

Desta forma, a falta de assistentes operacionais faz com que a escola seja obrigada a suspender as aulas de Educação Física e, ainda, a reduzir o funcionamento da biblioteca e da reprografia.

“Continuaremos a permitir que os alunos marquem as senhas de refeição, mas fotocopiar os testes, por exemplo, deixará de ser possível”, avisa Artur Vieira, para sublinhar que, “com a coordenadora dos assistentes operacionais prestes a ser internada também”, a prioridade foi “afetar o mínimo possível o normal funcionamento das aulas”.

No que diz respeito às aulas de Educação Física, os alunos desta escola “terão de ficar na sala, em aulas teóricas ou a ver um filme relacionado com desporto”.

O insuficiente número de assistentes operacionais nos 811 agrupamentos escolares do país é uma preocupação que se arrasta há já vários meses e até anos. Filinto Lima, diretor da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), diz-se muito preocupado com o facto de mais escolas terem de alterar o seu funcionamento normal devido a esta problemática.

Além disso, destaca o responsável, os problemas não se prendem apenas com a escassez de funcionários, como também com a demora na sua substituição. “Há funcionários que estão em casa meses e anos e que as escolas não conseguem substituir.”

Ao contrário do que acontece com os professores, no caso dos funcionários não existe qualquer mecanismo de substituição. A única coisa que os diretores das escolas podem fazer é requerer à tutela a respetiva substituição. No caso desta escola de Canelas, “o delegado regional está consciente do que se passa, mas, infelizmente, o seu poder de decisão está minimizado”, conclui Artur Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …