Suspeito de terrorismo detido em França tinha residência em Aveiro

Um dos sete detidos este fim-de-semana em França, suspeitos de estarem a planear um atentado, tinha residência em Portugal e já estava referenciado pelas autoridades portuguesas.

O marroquino, detido este fim-de-semana em França, foi um dos sete suspeitos de planear um novo atentado terrorista.

Segundo o Diário de Notícias, Hicham el Hanaf recebeu no nosso país, no ano de 2014, o estatuto de asilado político e, como refugiado, foi-lhe concedida autorização de residência até 2018, carta de condução e liberdade para circular no espaço Shengen.

O mesmo jornal avança que o suspeito estava desde o ano passado a ser vigiado pela Unidade Nacional de Contraterrorismo por suspeita de estar a tentar recrutar pessoas para as fileiras do Daesh.

Fonte ligada às investigações confirmou ao DN que o suspeito estava referenciado pelas autoridades portuguesas mas garantiu que este não tinha residência permanente e que Portugal era apenas um “ponto de passagem”.

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, citado pelo Observador, o suspeito tem 26 anos e tinha residência em Aveiro.

Os sete detidos têm nacionalidades francesa, marroquina e afegã e foram detidos este fim-de-semana durante uma operação em Estrasburgo e Marselha.

A informação de que um “novo atentado foi evitado” foi anunciada esta segunda-feira de manhã pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

De acordo com o Governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas e que começa na próxima sexta-feira. Além deste, outro possível alvo de ataque seria uma esquadra da polícia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os franceses irão espremer-lhe o tutano,até que se descubra mais,connosco é diferente somos de brandos costumes.

  2. Este é um dos tais que para aqui veio apadrinhado pelo senhor Sampaio e restante claque de esquerda, é isto que desejam para o país assassinatos e insegurança total, franceses com quem falei este verão disseram-me que hoje quando saem à rua andam sempre a olhar para o lado e sobretudo desconfiados logo que se cruzam com um árabe e infelizmente têm por lá já milhões deles, venha a Marine Le Pen e outros do temperamento dela para dar a volta que esta Europa tanto precisa!.

  3. Este será um entre muitos que por aí andam ainda disfarçados de “asilados” ou ” refugiados”. Todos os governos tiveram culpa, sejam de esquerda ou direita.
    O mais lamentável é ver o oportunisto desta gente, que “cospe” em quem lhes deu a mão. Custa engolir que esta gente ponha em risco quem os ajudou. É duma canalhice pura.

RESPONDER

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …