Suspeito de terrorismo detido em França tinha residência em Aveiro

Um dos sete detidos este fim-de-semana em França, suspeitos de estarem a planear um atentado, tinha residência em Portugal e já estava referenciado pelas autoridades portuguesas.

O marroquino, detido este fim-de-semana em França, foi um dos sete suspeitos de planear um novo atentado terrorista.

Segundo o Diário de Notícias, Hicham el Hanaf recebeu no nosso país, no ano de 2014, o estatuto de asilado político e, como refugiado, foi-lhe concedida autorização de residência até 2018, carta de condução e liberdade para circular no espaço Shengen.

O mesmo jornal avança que o suspeito estava desde o ano passado a ser vigiado pela Unidade Nacional de Contraterrorismo por suspeita de estar a tentar recrutar pessoas para as fileiras do Daesh.

Fonte ligada às investigações confirmou ao DN que o suspeito estava referenciado pelas autoridades portuguesas mas garantiu que este não tinha residência permanente e que Portugal era apenas um “ponto de passagem”.

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, citado pelo Observador, o suspeito tem 26 anos e tinha residência em Aveiro.

Os sete detidos têm nacionalidades francesa, marroquina e afegã e foram detidos este fim-de-semana durante uma operação em Estrasburgo e Marselha.

A informação de que um “novo atentado foi evitado” foi anunciada esta segunda-feira de manhã pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

De acordo com o Governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas e que começa na próxima sexta-feira. Além deste, outro possível alvo de ataque seria uma esquadra da polícia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os franceses irão espremer-lhe o tutano,até que se descubra mais,connosco é diferente somos de brandos costumes.

  2. Este é um dos tais que para aqui veio apadrinhado pelo senhor Sampaio e restante claque de esquerda, é isto que desejam para o país assassinatos e insegurança total, franceses com quem falei este verão disseram-me que hoje quando saem à rua andam sempre a olhar para o lado e sobretudo desconfiados logo que se cruzam com um árabe e infelizmente têm por lá já milhões deles, venha a Marine Le Pen e outros do temperamento dela para dar a volta que esta Europa tanto precisa!.

  3. Este será um entre muitos que por aí andam ainda disfarçados de “asilados” ou ” refugiados”. Todos os governos tiveram culpa, sejam de esquerda ou direita.
    O mais lamentável é ver o oportunisto desta gente, que “cospe” em quem lhes deu a mão. Custa engolir que esta gente ponha em risco quem os ajudou. É duma canalhice pura.

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …