Suspeito de terrorismo detido em França tinha residência em Aveiro

Um dos sete detidos este fim-de-semana em França, suspeitos de estarem a planear um atentado, tinha residência em Portugal e já estava referenciado pelas autoridades portuguesas.

O marroquino, detido este fim-de-semana em França, foi um dos sete suspeitos de planear um novo atentado terrorista.

Segundo o Diário de Notícias, Hicham el Hanaf recebeu no nosso país, no ano de 2014, o estatuto de asilado político e, como refugiado, foi-lhe concedida autorização de residência até 2018, carta de condução e liberdade para circular no espaço Shengen.

O mesmo jornal avança que o suspeito estava desde o ano passado a ser vigiado pela Unidade Nacional de Contraterrorismo por suspeita de estar a tentar recrutar pessoas para as fileiras do Daesh.

Fonte ligada às investigações confirmou ao DN que o suspeito estava referenciado pelas autoridades portuguesas mas garantiu que este não tinha residência permanente e que Portugal era apenas um “ponto de passagem”.

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, citado pelo Observador, o suspeito tem 26 anos e tinha residência em Aveiro.

Os sete detidos têm nacionalidades francesa, marroquina e afegã e foram detidos este fim-de-semana durante uma operação em Estrasburgo e Marselha.

A informação de que um “novo atentado foi evitado” foi anunciada esta segunda-feira de manhã pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

De acordo com o Governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas e que começa na próxima sexta-feira. Além deste, outro possível alvo de ataque seria uma esquadra da polícia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os franceses irão espremer-lhe o tutano,até que se descubra mais,connosco é diferente somos de brandos costumes.

  2. Este é um dos tais que para aqui veio apadrinhado pelo senhor Sampaio e restante claque de esquerda, é isto que desejam para o país assassinatos e insegurança total, franceses com quem falei este verão disseram-me que hoje quando saem à rua andam sempre a olhar para o lado e sobretudo desconfiados logo que se cruzam com um árabe e infelizmente têm por lá já milhões deles, venha a Marine Le Pen e outros do temperamento dela para dar a volta que esta Europa tanto precisa!.

  3. Este será um entre muitos que por aí andam ainda disfarçados de “asilados” ou ” refugiados”. Todos os governos tiveram culpa, sejam de esquerda ou direita.
    O mais lamentável é ver o oportunisto desta gente, que “cospe” em quem lhes deu a mão. Custa engolir que esta gente ponha em risco quem os ajudou. É duma canalhice pura.

RESPONDER

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …