França evita novo atentado e faz sete detidos

O Ministro do Interior francês anunciou esta segunda-feira que foi evitado um novo atentado no país e que sete pessoas foram detidas durante o fim-de-semana. Os suspeitos planeavam atacar o mercado de Natal de Estrasburgo e uma esquadra da polícia.

Segundo o 20 minutes, o ministro do Interior Bernard Cazeneuve anunciou que sete pessoas foram detidas no fim-de-semana nas cidades de Estrasburgo e Marselha.

De acordo com o governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas. O mercado de Natal ocorre todos os anos e a edição de 2016 começará na próxima sexta-feira.

Além deste, outro possível alvo de atentado seria uma esquadra da polícia.

Os detidos são de origem francesa, marroquina e afegã e têm idades compreendidas entre os 29 e os 37 anos. Seis dos detidos eram desconhecidos dos serviços secretos franceses, enquanto um cidadão marroquino estava assinalado “por um país parceiro”.

A operação foi realizada no âmbito de uma investigação que durava há oito meses, no âmbito das investigações iniciadas antes da Euro 2016.  As autoridades francesas monitorizavam os suspeitos há semanas e constataram que estavam “nervosos” e “ansiosos” para receberem um “carregamento de armas”.

De acordo com o jornal Le Parisien, citado pela agência Ansa, os detidos em Estrasburgo conheciam um dos detidos em Marselha porque tinham voltado juntos da Síria. O grupo também tinha contacto com os terroristas que atacaram a casa de espetáculos Bataclan durante os atentados do Estado Islâmico em 13 de novembro de 2015, em Paris.

Segundo Bernard Cazeneuve, “nunca a ameaça terrorista foi tão elevada” no território francês. “O risco zero de atentados não pode ser garantido nunca. Quem garante isso mente aos franceses. Fazemos de tudo, a todo momento, para prevenir estas ameaças e proteger nossos cidadãos”, afirmou o ministro.

No passado dia 13, assinalou-se um ano dos atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas.

As últimas detenções fazem subir para 418 o número de indivíduos interpelados por relação com redes terroristas desde o início do ano, precisou Bernard Cazeneuve.

Apenas desde 1 de setembro, foram detidas 143 pessoas, 52 foram presas e 21 colocadas sob controlo judicial.

O governo anunciou recentemente que vai pedir um novo prolongamento do estado de emergência, em vigor em França desde novembro de 2015, pelo menos até às eleições presidenciais da primavera de 2017.

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …