França evita novo atentado e faz sete detidos

O Ministro do Interior francês anunciou esta segunda-feira que foi evitado um novo atentado no país e que sete pessoas foram detidas durante o fim-de-semana. Os suspeitos planeavam atacar o mercado de Natal de Estrasburgo e uma esquadra da polícia.

Segundo o 20 minutes, o ministro do Interior Bernard Cazeneuve anunciou que sete pessoas foram detidas no fim-de-semana nas cidades de Estrasburgo e Marselha.

De acordo com o governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas. O mercado de Natal ocorre todos os anos e a edição de 2016 começará na próxima sexta-feira.

Além deste, outro possível alvo de atentado seria uma esquadra da polícia.

Os detidos são de origem francesa, marroquina e afegã e têm idades compreendidas entre os 29 e os 37 anos. Seis dos detidos eram desconhecidos dos serviços secretos franceses, enquanto um cidadão marroquino estava assinalado “por um país parceiro”.

A operação foi realizada no âmbito de uma investigação que durava há oito meses, no âmbito das investigações iniciadas antes da Euro 2016.  As autoridades francesas monitorizavam os suspeitos há semanas e constataram que estavam “nervosos” e “ansiosos” para receberem um “carregamento de armas”.

De acordo com o jornal Le Parisien, citado pela agência Ansa, os detidos em Estrasburgo conheciam um dos detidos em Marselha porque tinham voltado juntos da Síria. O grupo também tinha contacto com os terroristas que atacaram a casa de espetáculos Bataclan durante os atentados do Estado Islâmico em 13 de novembro de 2015, em Paris.

Segundo Bernard Cazeneuve, “nunca a ameaça terrorista foi tão elevada” no território francês. “O risco zero de atentados não pode ser garantido nunca. Quem garante isso mente aos franceses. Fazemos de tudo, a todo momento, para prevenir estas ameaças e proteger nossos cidadãos”, afirmou o ministro.

No passado dia 13, assinalou-se um ano dos atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas.

As últimas detenções fazem subir para 418 o número de indivíduos interpelados por relação com redes terroristas desde o início do ano, precisou Bernard Cazeneuve.

Apenas desde 1 de setembro, foram detidas 143 pessoas, 52 foram presas e 21 colocadas sob controlo judicial.

O governo anunciou recentemente que vai pedir um novo prolongamento do estado de emergência, em vigor em França desde novembro de 2015, pelo menos até às eleições presidenciais da primavera de 2017.

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …