Suspeito de ataque à sede da Porta dos Fundos no Brasil detido na Rússia

Netflix

“A primeira tentação de Cristo”, Porta dos Fundos

O suspeito de participar no ataque à sede da Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi, foi detido pela Interpol em Moscovo, na Rússia.

O jornal O Globo avançou, esta sexta-feira, que o suspeitode participar no ataque à produtora do grupo humorístico brasileiro Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi, foi detido pela Interpol em Moscovo, na Rússia. O ministério brasileiro da Justiça já foi avisado sobre a detenção e começou os trâmites para a extradição de Fauzi para o Brasil.

No dia 3 de dezembro do ano passado, a produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos lançou um especial de Natal na Netflix, com o título “A primeira tentação de Cristo”, na qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizada pelos humoristas Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática.

Na madrugada de 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas. Eduardo Fauzi Richard Cerquise foi identificado pela Polícia Civil como um dos cinco homens que atiraram coquetéis molotov contra o edifício.

O suspeito saiu do Brasil na tarde de 29 de dezembro e embarcou para a Rússia, onde permaneceu com a família, que já vivia naquele país. O mandado de prisão contra ele foi expedido no dia seguinte.

Durante o período em que viveu na Rússia, Fauzi alegou que estava no país com visto de turista e que vivia com a ajuda da mãe do seu filho e com contribuições feitas por amigos. A sua defesa chegou a pedir asilo político, segundo o Globo. Em comunicado enviado à rede Globo, os advogados de Fauzi informaram que acompanham “os trâmites do procedimento” e negam que o suspeito tenha sido preso.

Segundo a defesa, foi realizada uma “apreensão” pelas autoridades russas, para verificar a situação do seu cliente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

Populações da Idade da Pedra Média ocuparam (repetidamente) a costa da África Ocidental

A ocupação das costas tropicais de África durante a Idade da Pedra é pouco conhecida. No entanto, estudos recentes na África oriental deram uma nova perspetiva, detalhando as mudanças comportamentais dinâmicas perto da costa do …

Novo apoio social de até 501 euros aprovado. Inclui sócios-gerentes, informais e estagiários

O Parlamento continua na maratona de votações no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade. Nesta quarta-feira, os parlamentares aprovaram o novo apoio social de até 501 euros, bem como …

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …