Suspeito de ataque à sede da Porta dos Fundos no Brasil detido na Rússia

Netflix

“A primeira tentação de Cristo”, Porta dos Fundos

O suspeito de participar no ataque à sede da Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi, foi detido pela Interpol em Moscovo, na Rússia.

O jornal O Globo avançou, esta sexta-feira, que o suspeitode participar no ataque à produtora do grupo humorístico brasileiro Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi, foi detido pela Interpol em Moscovo, na Rússia. O ministério brasileiro da Justiça já foi avisado sobre a detenção e começou os trâmites para a extradição de Fauzi para o Brasil.

No dia 3 de dezembro do ano passado, a produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos lançou um especial de Natal na Netflix, com o título “A primeira tentação de Cristo”, na qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.



A sátira, de 46 minutos, protagonizada pelos humoristas Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática.

Na madrugada de 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas. Eduardo Fauzi Richard Cerquise foi identificado pela Polícia Civil como um dos cinco homens que atiraram coquetéis molotov contra o edifício.

O suspeito saiu do Brasil na tarde de 29 de dezembro e embarcou para a Rússia, onde permaneceu com a família, que já vivia naquele país. O mandado de prisão contra ele foi expedido no dia seguinte.

Durante o período em que viveu na Rússia, Fauzi alegou que estava no país com visto de turista e que vivia com a ajuda da mãe do seu filho e com contribuições feitas por amigos. A sua defesa chegou a pedir asilo político, segundo o Globo. Em comunicado enviado à rede Globo, os advogados de Fauzi informaram que acompanham “os trâmites do procedimento” e negam que o suspeito tenha sido preso.

Segundo a defesa, foi realizada uma “apreensão” pelas autoridades russas, para verificar a situação do seu cliente.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

15% dos americanos acreditam que os EUA são controlados por "pedófilos adoradores do Satanás"

Uma nova pesquisa mostrou que 15% dos norte-americanos acredita na teoria, criada pelo QAnon, de que o governo, os media e o mundo financeiro dos Estados Unidos (EUA) "são controlados por um grupo de pedófilos …

Inês Sousa Real eleita porta-voz do PAN

O VIII Congresso do PAN elegeu hoje a nova Comissão Política Nacional do partido, órgão máximo de direção política entre congressos, e Inês Sousa Real, que encabeça a lista, como a nova porta-voz. A única lista …

Elvis Presley, rei do Rock 'n' Roll, convenceu os norte-americanos a tomar a vacina contra a poliomielite

Elvis Presley usou o seu estrelato para normalizar a vacinação contra a poliomielite e ajudou os Estados Unidos a vencer a epidemia. Em 1956, Elvis Presley foi vacinado contra a poliomielite em direto no The …

Juiz revoga proibição de espingardas de assalto na Califórnia em vigor há 30 anos

Um juiz americano revogou esta sexta-feira uma proibição do uso de espingardas de assalto na Califórnia, em vigor há três décadas, numa decisão rapidamente condenada pelo governador do estado, Gavin Newsom, e que coincide com …

Greve na CP até terça-feira pode causar "fortes perturbações" na circulação de comboios

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciam hoje uma greve nacional de três dias, até terça-feira, que a empresa admite que possa causar "fortes perturbações" na circulação de comboios a nível nacional. A adesão …

FDA avisa: não coma cigarras se for alérgico a frutos do mar

As cigarras surgiram este ano em todo o leste dos Estados Unidos, mas se tem alergia a frutos do mar, é melhor evitar comer os insetos. À medida que as cigarras começam a surgir nos Estados …

Guarda-redes deixou o jogo para ajudar um adepto

Episódio pouco habitual aconteceu em Travanca. Luís Rodrigues viu um cartão branco mostrado pelo árbitro. Nesta quinta-feira, 3 de junho, realizou-se a quinta jornada da segunda fase (apuramento de campeão) da zona Norte da 1.ª divisão …

Sinais Wi-Fi "desperdiçados" podem alimentar pequenos dispositivos eletrónicos

Uma equipa de cientistas quer aproveitar a energia não utilizada dos sinais Wi-Fi para carregar pequenos dispositivos eletrónicos. O objetivo é captar e converter o excesso de frequências de rádio em eletricidade, evitando assim o …

Japão quer lançar robô transformável para explorar a Lua

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) anunciou na semana passada que quer colocar um Robô Lunar Transformável na Lua. Sessenta anos depois do presidente Kennedy virar os olhares para a Lua, a ideia de voltar a pisar …

O mais pequeno porco do mundo, considerado extinto, regressou à natureza

O porco-pigmeu, "redescoberto" em 1971, está a aumentar em número a sua população devido à criação em cativeiro na Índia. O porco-pigmeu, com cerca de 25 centímetros de altura, já vagueou pelos Himalaias e regiões fronteiriças …