/

Susan Sarandon e mais de 570 mulheres detidas em protesto contra Trump

John G. Mabanglo / EPA

Mais de 570 manifestantes foram detidas, na quinta-feira, em Washington, durante um protesto contra as políticas de tolerância zero de imigração do Presidente norte-americano.

Susan Sarandon foi uma das mais de 570 mulheres detidas durante um protesto, na quinta-feira, contra as políticas de “tolerância zero” de imigração do Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington.

Segundo o The Guardian, a atriz de 71 anos e o resto das manifestantes foram vestidas de branco – e algumas embrulhadas em mantas térmicas aluminizadas – em direção ao Senado Hart Senate Office, próximo do Capitólio.

No local do protesto, as mulheres entoaram cânticos como “O que queremos? Famílias livres!” e mostraram mensagens como “We Care” (“nós preocupamo-nos” em tradução para português), numa alusão ao casaco usado pela Primeira-Dama, Melania Trump, que usou um casaco com a mensagem “I really don’t care. Do u?” (“Eu não quero saber. E tu?”) durante uma visita aos centros de detenção de filhos de imigrantes.

De acordo com o Diário de Notícias, entre as manifestantes detidas está também a congressista democrata Pramila Jayapal, de 52 anos. A senadora do mesmo partido Kirsten Gillibrand também participou no protesto, mas não se sabe se foi presa.

Durante todo o dia, a atriz vencedora de um Óscar recorreu às redes sociais para documentar os protestos até que, num deles, anunciou a prisão, adianta o Expresso.

“Fui presa. Mantenham-se fortes. Continuem a luta. #AsMulheresDesobedecem”, escreveu a atriz norte-americana, que é também uma forte ativista, no Twitter.

As autoridades tinham avisado sobre a possibilidade de prender as manifestantes, caso não abandonassem o edifício, uma vez que se tratava de um protesto ilegal. A detenção massiva acabou mesmo por acontecer.

A polícia começou a dividir as manifestantes em grupos, encostando-as em linha contra a parede, identificando-as e confiscando as mantas e os cartazes. Pouco tempo depois, as mulheres que participaram nesta ação acabaram por ser libertadas.

Este sábado, estão previstas novas manifestações.

A pressão sobre a Casa Branca para voltar a reunir os milhares de crianças imigrantes que foram separadas dos pais na fronteira tem aumentado nos últimos dias, na sequência da política de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais.

Trump já anunciou que iria suspender esta medida, no entanto, parece ser apenas uma decisão temporária, tendo em conta as declarações do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, que esta semana reconheceu que as autoridades tinham abandonado, “por agora”, a medida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.