Susan Sarandon e mais de 570 mulheres detidas em protesto contra Trump

John G. Mabanglo / EPA

Mais de 570 manifestantes foram detidas, na quinta-feira, em Washington, durante um protesto contra as políticas de tolerância zero de imigração do Presidente norte-americano.

Susan Sarandon foi uma das mais de 570 mulheres detidas durante um protesto, na quinta-feira, contra as políticas de “tolerância zero” de imigração do Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington.

Segundo o The Guardian, a atriz de 71 anos e o resto das manifestantes foram vestidas de branco – e algumas embrulhadas em mantas térmicas aluminizadas – em direção ao Senado Hart Senate Office, próximo do Capitólio.

No local do protesto, as mulheres entoaram cânticos como “O que queremos? Famílias livres!” e mostraram mensagens como “We Care” (“nós preocupamo-nos” em tradução para português), numa alusão ao casaco usado pela Primeira-Dama, Melania Trump, que usou um casaco com a mensagem “I really don’t care. Do u?” (“Eu não quero saber. E tu?”) durante uma visita aos centros de detenção de filhos de imigrantes.

De acordo com o Diário de Notícias, entre as manifestantes detidas está também a congressista democrata Pramila Jayapal, de 52 anos. A senadora do mesmo partido Kirsten Gillibrand também participou no protesto, mas não se sabe se foi presa.

Durante todo o dia, a atriz vencedora de um Óscar recorreu às redes sociais para documentar os protestos até que, num deles, anunciou a prisão, adianta o Expresso.

“Fui presa. Mantenham-se fortes. Continuem a luta. #AsMulheresDesobedecem”, escreveu a atriz norte-americana, que é também uma forte ativista, no Twitter.

As autoridades tinham avisado sobre a possibilidade de prender as manifestantes, caso não abandonassem o edifício, uma vez que se tratava de um protesto ilegal. A detenção massiva acabou mesmo por acontecer.

A polícia começou a dividir as manifestantes em grupos, encostando-as em linha contra a parede, identificando-as e confiscando as mantas e os cartazes. Pouco tempo depois, as mulheres que participaram nesta ação acabaram por ser libertadas.

Este sábado, estão previstas novas manifestações.

A pressão sobre a Casa Branca para voltar a reunir os milhares de crianças imigrantes que foram separadas dos pais na fronteira tem aumentado nos últimos dias, na sequência da política de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais.

Trump já anunciou que iria suspender esta medida, no entanto, parece ser apenas uma decisão temporária, tendo em conta as declarações do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, que esta semana reconheceu que as autoridades tinham abandonado, “por agora”, a medida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …