Susan Sarandon e mais de 570 mulheres detidas em protesto contra Trump

John G. Mabanglo / EPA

Mais de 570 manifestantes foram detidas, na quinta-feira, em Washington, durante um protesto contra as políticas de tolerância zero de imigração do Presidente norte-americano.

Susan Sarandon foi uma das mais de 570 mulheres detidas durante um protesto, na quinta-feira, contra as políticas de “tolerância zero” de imigração do Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington.

Segundo o The Guardian, a atriz de 71 anos e o resto das manifestantes foram vestidas de branco – e algumas embrulhadas em mantas térmicas aluminizadas – em direção ao Senado Hart Senate Office, próximo do Capitólio.

No local do protesto, as mulheres entoaram cânticos como “O que queremos? Famílias livres!” e mostraram mensagens como “We Care” (“nós preocupamo-nos” em tradução para português), numa alusão ao casaco usado pela Primeira-Dama, Melania Trump, que usou um casaco com a mensagem “I really don’t care. Do u?” (“Eu não quero saber. E tu?”) durante uma visita aos centros de detenção de filhos de imigrantes.

De acordo com o Diário de Notícias, entre as manifestantes detidas está também a congressista democrata Pramila Jayapal, de 52 anos. A senadora do mesmo partido Kirsten Gillibrand também participou no protesto, mas não se sabe se foi presa.

Durante todo o dia, a atriz vencedora de um Óscar recorreu às redes sociais para documentar os protestos até que, num deles, anunciou a prisão, adianta o Expresso.

“Fui presa. Mantenham-se fortes. Continuem a luta. #AsMulheresDesobedecem”, escreveu a atriz norte-americana, que é também uma forte ativista, no Twitter.

As autoridades tinham avisado sobre a possibilidade de prender as manifestantes, caso não abandonassem o edifício, uma vez que se tratava de um protesto ilegal. A detenção massiva acabou mesmo por acontecer.

A polícia começou a dividir as manifestantes em grupos, encostando-as em linha contra a parede, identificando-as e confiscando as mantas e os cartazes. Pouco tempo depois, as mulheres que participaram nesta ação acabaram por ser libertadas.

Este sábado, estão previstas novas manifestações.

A pressão sobre a Casa Branca para voltar a reunir os milhares de crianças imigrantes que foram separadas dos pais na fronteira tem aumentado nos últimos dias, na sequência da política de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais.

Trump já anunciou que iria suspender esta medida, no entanto, parece ser apenas uma decisão temporária, tendo em conta as declarações do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, que esta semana reconheceu que as autoridades tinham abandonado, “por agora”, a medida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux

Um jovem esfaqueou esta terça-feira quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida, segundo a imprensa local, adiantando que a investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato …

Greve dos enfermeiros adia mil cirurgias no São José, Santa Maria e São João, avança sindicato

A greve dos enfermeiros, que cumpre esta terça-feira o segundo dia, vai obrigar ao adiamento de mil cirurgias nos hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, e no São João, no Porto, disse …

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande "vive numa espécie de bolha incontactável" e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017. A …

Jogadores do Sporting apontam o dedo a Bruno de Carvalho no incidente de Alcochete

Ouvidos no âmbito da investigação do incidente em Alcochete, Battaglia e Mathieu - ambos jogadores do Sporting presentes no dia das agressões - apontaram o dedo a Bruno de Carvalho, relembrando que o então presidente …

Jacarta está a afundar e pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. "A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é nenhuma brincadeira", adverte o investigador Heri …

Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo …

Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos. Inicialmente as autoridades não …

BE e DECO de mãos dadas nas críticas ao BdP sobre serviços mínimos bancários

O Bloco diz que o Banco de Portugal defendeu interesses dos bancos e não dos consumidores enquanto que a DECO defende que grande percentagem da população não sabe o que significa o valor do Indexante …

Carro rompe barreira de segurança do Parlamento em Londres. Suspeito detido

As autoridades britânicas estão a investigar um incidente ocorrido nesta manhã após um veículo ter batido contra as barreiras de segurança junto ao Parlamento, em Londres, no Reino Unido. O suspeito foi detido e não …

Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque. Segundo o The …