Susan Sarandon e mais de 570 mulheres detidas em protesto contra Trump

John G. Mabanglo / EPA

Mais de 570 manifestantes foram detidas, na quinta-feira, em Washington, durante um protesto contra as políticas de tolerância zero de imigração do Presidente norte-americano.

Susan Sarandon foi uma das mais de 570 mulheres detidas durante um protesto, na quinta-feira, contra as políticas de “tolerância zero” de imigração do Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington.

Segundo o The Guardian, a atriz de 71 anos e o resto das manifestantes foram vestidas de branco – e algumas embrulhadas em mantas térmicas aluminizadas – em direção ao Senado Hart Senate Office, próximo do Capitólio.

No local do protesto, as mulheres entoaram cânticos como “O que queremos? Famílias livres!” e mostraram mensagens como “We Care” (“nós preocupamo-nos” em tradução para português), numa alusão ao casaco usado pela Primeira-Dama, Melania Trump, que usou um casaco com a mensagem “I really don’t care. Do u?” (“Eu não quero saber. E tu?”) durante uma visita aos centros de detenção de filhos de imigrantes.

De acordo com o Diário de Notícias, entre as manifestantes detidas está também a congressista democrata Pramila Jayapal, de 52 anos. A senadora do mesmo partido Kirsten Gillibrand também participou no protesto, mas não se sabe se foi presa.

Durante todo o dia, a atriz vencedora de um Óscar recorreu às redes sociais para documentar os protestos até que, num deles, anunciou a prisão, adianta o Expresso.

“Fui presa. Mantenham-se fortes. Continuem a luta. #AsMulheresDesobedecem”, escreveu a atriz norte-americana, que é também uma forte ativista, no Twitter.

As autoridades tinham avisado sobre a possibilidade de prender as manifestantes, caso não abandonassem o edifício, uma vez que se tratava de um protesto ilegal. A detenção massiva acabou mesmo por acontecer.

A polícia começou a dividir as manifestantes em grupos, encostando-as em linha contra a parede, identificando-as e confiscando as mantas e os cartazes. Pouco tempo depois, as mulheres que participaram nesta ação acabaram por ser libertadas.

Este sábado, estão previstas novas manifestações.

A pressão sobre a Casa Branca para voltar a reunir os milhares de crianças imigrantes que foram separadas dos pais na fronteira tem aumentado nos últimos dias, na sequência da política de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais.

Trump já anunciou que iria suspender esta medida, no entanto, parece ser apenas uma decisão temporária, tendo em conta as declarações do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, que esta semana reconheceu que as autoridades tinham abandonado, “por agora”, a medida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …