EUA abandonam “por agora” política que separou milhares de famílias imigrantes

O principal dirigente da agência dos EUA para o controlo de fronteiras reconheceu na segunda-feira que as autoridades tinham abandonado, por agora, a política de “tolerância zero” para com as famílias de imigrantes.

Os comentários do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, surgem depois do Presidente dos EUA ter assinado uma ordem judicial que impedia temporariamente a separação de pais e filhos que atravessam ilegalmente a fronteira com o México, segundo noticia o Jornal de Notícias.

McAleenan falou pouco depois do secretário da Justiça, Jeff Sessions, defender a separação das famílias durante um discurso no Estado do Nevada, garantindo que muitas crianças foram trazidas para a fronteira por membros de gangues violentos.

Estas declarações somam-se à confusão nacional vivida nos EUA, na qual milhares de pais procuram reunir as suas famílias separadas pelo Governo de Trump, tendo alguns membros sido enviados para diferentes partes do EUA.

Uma mãe da Guatemala chorava enquanto contava aos repórteres, em El Paso, no Estado do Texas, que o seu filho de quatro anos lhe fora retirado depois de terem atravessado a fronteira. O menino acabou por ser localizado num abrigo em Nova Iorque.

Quando a mãe contactou um trabalhador social para falar com o filho, foi-lhe dito que a criança não queria falar com ela, porque estava zangada e pensava que a mãe a tinha abandonado. Esta mãe é um dos 32 pais libertados de custódia federal, enquanto prossegue a análise dos seus pedidos de asilo. Estes pais ainda não sabem quando poderão ver os seus filhos.

Em declarações a jornalistas no Texas, McAleenan disse que tinha deixado de enviar pais acusados de entrada ilegal nos EUA para os procuradores, após Donald Trump ter assinado uma ordem executiva na semana passada para acabar com as separações.

No entanto, o comissário e Jeff Sessions – que ocupa um cargo semelhante a ministro da Justiça – insistiram que a política do Governo mantém-se, mas que os casos não podem ser levados à justiça, porque os pais não podem ser separados dos filhos.

McAleenan avançou que está a procurar uma forma de retomar os processos. Já a assessora de imprensa da Casa Branca insistiu que a mudança de posição do governo era apenas temporária, porque os recursos estavam a escassear.

“Estamos a ficar sem espaço”, disse. “Estamos a ficar sem recursos para manter as pessoas juntas”, acrescentou.

O procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions já tinha anteriormente recorrido a citações da Bíblia para defender a política de “Tolerância Zero” à entrada ilegal de imigrantes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.