Surto de legionella no Grande Porto fez mais uma vítima. Já há dez mortos

O surto de legionella que afeta a região do Grande Porto causou mais uma morte, esta quinta-feira, elevando para 10 o número de óbitos registados, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Segundo a mesma fonte, o óbito verificou-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde continuam internadas cinco pessoas. Das 48 que deram entrada nesta unidade hospitalar desde o início do surto, a 29 de outubro, oito morreram.

No Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, onde segundo a ARS-Norte também não houve um aumento no número de casos diagnosticados, estão internadas duas pessoas. Das 29 ali assistidas, duas morreram.

Já no Hospital São João, no Porto, segundo a ARS-Norte, estão internadas quatro pessoas, das 10 que deram entrada nesta unidade de saúde.

Assim, no total, o surto de legionella, que afetou os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, já registou 87 casos, sendo que 11 pessoas continuam internadas e 10 acabaram por morrer devido a complicações associadas com a doença.

Na semana passada, as autoridades de saúde confirmaram que foi detetada a presença de legionella numa das torres de refrigeração do centro de distribuição da empresa de laticínios Longa Vida, em Perafita, no concelho de Matosinhos.

A empresa revelou, em comunicado, que tinha desligado “preventivamente” o equipamento, a 10 de novembro, informando que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto.

O Ministério Público já tinha antes anunciado a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.

A doença dos legionários, provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital S.João com taxas de ocupação de 85% a 95%. Profissionais tomam hoje a 2º dose da vacina

O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um “panorama exigente e complexo”, mas “estável” apesar …

Rússia planeia vacinar 20 milhões de pessoas até final de março

A Rússia planeia vacinar cerca de 20 milhões de pessoas contra a covid-19 durante o primeiro trimestre deste ano, adiantou hoje a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova. "Estimamos que, se tudo correr bem, iremos envolver neste processo …

Sem reis nem rainhas. Jovem holandesa inventa baralho de cartas neutro

Uma jovem holandesa de 23 anos, chamada Indy Mellink, inventou um baralho de cartas de género neutro, sem reis, rainhas nem valetes, com o qual quer resolver a suposta desigualdade dos baralhos de cartas tradicionais. Tudo …

Portugal com mais 274 mortes e 15.333 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 274 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 15.333 casos de infeção com o novo coronavirus, também um novo máximo …

Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito …

TikTok inspira jovens russos a protestar contra Putin (e a proteger Navalny)

O TikTok está a ser usado como uma ferramenta crucial num apelo à ação contra o Governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a prisão do crítico Alexei Navalny. De acordo com a Newsweek, as …

Silêncio no metro e máscaras artesanais proibidas. França dá tudo para evitar novo confinamento

Face à ameaça de novas variantes do coronavírus que serão mais contagiosas, o Governo francês está a tomar novas medidas para evitar a propagação do vírus, tudo com o intuito de evitar um terceiro confinamento …

Paulo Rangel afasta candidatura à Câmara do Porto (e deixa Rio com "batata quente" nas mãos)

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel não será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano. O Público avança que Paulo Rangel comunicou a sua decisão ao presidente do partido, Rui Rio, durante …

Morreu Larry King, o famoso apresentador de talk-shows

Larry King morreu este sábado. O famoso apresentador norte-americano estava infetado com covid-19. A informação foi avançada na conta oficial do célebre jornalista e apresentador de talk-shows. "Com profunda tristeza, a Ora Media divulga a morte …

Liga acusa processo de vacinação de ser anárquico e pretender dividir bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu hoje “transparência e rigor” ao Governo sobre a vacinação contra a covid-19 daquele setor, acusando o processo de ser anárquico e pretender “dividir os próprios bombeiros entre filhos …